Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conheca-tendencias-de-marketing-para-empresas

Conheça tendências de marketing para empresas 

Notícia | 19/10/2023

Laura Pereira

Seja gestor, estagiário, aprendiz ou efetivo, todos da empresa precisam focar em trazer uma boa reputação para a marca. Afinal, as estratégias internas, como o marketing digital, também devem funcionar no “boca a boca”. Dessa forma, veja algumas dicas e tendências para melhorar os resultados do negócio e alcançar cada vez mais pessoas. 

É preciso se atualizar para ser destaque no mercado

Falar do futuro ainda é muito complexo. Principalmente, quando colocamos à tona a realidade atual, na qual tudo se altera tão rapidamente e os especialistas apontam o modo VUCA. Ou seja, é uma sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras: volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade). 

Com a crise sanitária, isso ficou ainda mais evidente. “Desde 2020, nos deparamos com desafios e conquistas inéditas. O crescimento não foi refletido apenas em números; a própria filosofia da empresa mudou, trazendo novos valores e atitudes”, afirmou Camila Fumaco, gerente de marketing da BTW Operadora. 

Nesse cenário, é possível traçar tendências e especulações para o amanhã, trazendo táticas mais efetivas para os empreendimentos tomarem decisões gradativamente mais assertivas. “É inegável como vemos muitas inovações quando falamos de marketing, assim é imprescindível a companhia com desejo de crescer estar preparada”, aponta Rogério Passos, especialista em marketing digital e redes sociais, CEO (Chief Executive Officer) da Agência Link3 e formado em publicidade e propaganda.

Fique por dentro: prepare-se para enfrentar um mundo VUCA. 

Confira cinco tendências de marketing para as empresas turbinarem seus resultados

Pensando em turbinar os resultados das corporações de sucesso, Passos separou algumas perspectivas e conselhos. Veja: 

infográfico contendo cinco tendências para empresas alavancarem seus resultados

1) Esteja por dentro do data marketing: 

Essa é uma das mais importantes, pois hoje não se faz mais marketing sem investigar os números. “Um bom profissional precisa ser analítico, saber entender como os dados te apresentam insights para uma boa tomada de decisão. Por isso, esperamos um aumento de 75% no total de fontes usadas nesse sentido”, explicou. Logo, a coleta, assim como a observação das informações, é um forte diferencial. 

Entenda mais: explore o marketing digital a seu favor! 

2) Foque na experiência do cliente: 

Com as novas tecnologias e com o marketing 4.0, além do surgimento do metaverso, grandes entidades devem ficar atentas, pensando em estratégias e tendências para seu cliente ter uma vivência positiva em relação ao produto ou serviço. “É importante apostar em experts capacitados em UX (Experiência do Usuário), os quais entendem a experiência gerada com as interações de um usuário com a marca”, comentou. 

Além disso, considerando a transformação digital pela qual as organizações estão passando nos últimos tempos, esse conceito passou a ser bastante aplicado nas soluções digitais, como uso de sites, aplicativos móveis, entre outras. Sendo assim, é esperado um crescimento maior nessa expressão, bem como no cuidado vindo desses internautas para se relacionar. 

Quer saber mais? Leia: marketing digital: tendências para 2023!

3) Conheça os nano influenciadores:

Uma coisa é certa: a tecnologia possibilita novas formas de se fazer marketing e alcançar o público-alvo. Entre esses métodos, os influenciadores digitais têm ganhado a atenção das corporações, principalmente aqueles considerados “nano”. De modo geral, são pessoas com um determinado público os acompanhando de forma on-line, seja no YouTube, Instagram ou Facebook, entre outras. 

Ademais, a relevância desses cidadãos está no fato de possuírem um público pequeno, mas altamente engajado. Sendo assim, Passos complementa: “contratar um deles pode ajudar a divulgar as mercadorias para quem é muito apaixonado por um determinado assunto”.  

Curtiu o tema? Veja também: a influência do marketing digital! 

4) Entenda mais de TikTok For Business

Assim como outras grandes redes sociais, muita gente se questiona: o TikTok também conta com a sua própria plataforma de anúncios pagos? Sim, é o TikTok Ads, também conhecido como TikTok for Business. Sua veloz expansão e o surgimento dessa nova necessidade de produzir vídeos rápidos criou uma demanda muito clara para o marketing.

Dessa forma, o TikTok tem um grande poder de influência na decisão de compra dos usuários. Logo, pode ser extremamente estratégico para uma marca estar presente nesse meio de comunicação, seja produzindo conteúdos orgânicos ou investindo em anúncios patrocinados.

Se qualifique para entender mais sobre a temática: cursos gratuitos para profissionais de marketing. 

5) Estimule o marketing interativo: 

Enfim, os novos consumidores tendem a preferir aquelas lojas humanizadas e personalizadas, as quais não os tratam como meros números em uma planilha. Por meio do marketing interativo, é possível colher valiosos resultados de seus clientes, estreitar o relacionamento e aumentar a receita de vendas. 

Essa estratégia vem sendo cada vez mais usada por intermédio de enquetes, por exemplo. Isso traz diferenciação perante os concorrentes e é uma ótima maneira de melhorar o engajamento, enquanto, paralelamente, cria uma jornada qualificada.

Nós recomendamos: o marketing digital está com tudo!

Como usar o marketing digital para um reposicionamento da marca?

Outro ponto no qual essa técnica é de grande ajuda é no reposicionamento da marca. Depois de entender todos os indícios, conversar com o público e analisar os atributos internos, o conceito “nós reservamos o melhor pra você” traz o rebranding para fechar todo esse processo. “Agora, começa a fase de apresentar ao mercado as mudanças na marca, identidade visual, culminando com a apresentação da campanha com a nova ‘cara’”, explica Camila.

Em suma, um procedimento bem-sucedido requer pesquisa, planejamento minucioso, envolvimento interno, comunicação clara e consistente, além de um acompanhamento cuidadoso das reações dos consumidores durante e após a implementação das alterações. “O resultado é uma marca multifacetada, capaz de impactar positivamente diversos aspectos da empresa”, define a especialista. 

Ficou interessado e quer entender mais? Leia também: por que o marketing digital é tão importante? 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete