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A influência do marketing digital! 

Notícia | 14/02/2023

Ana Clara Lima

De acordo com o relatório Stackla 2022, 79% dos consumidores assumem o impacto dos influenciadores digitais nas decisões de suas compras. Enquanto isso, a pesquisa de ROI e Influência da YOUPIX, constatou um aumento de 71% dos gastos com marketing de influência em 2021. Inclusive, projeções indicam o investimento de aproximadamente US$ 20 bilhões nesse setor por todo o globo. Nesse contexto, fica nítido como o mercado está em constante transformação e como é preciso aproveitar as oportunidades em crescimento para realizar ações de uma marca. Sendo assim, entenda como essa tendência veio para ficar e contribuir com os mais variados negócios!

O Marketing de Influência está em alta!

Na hora de comprar um sapato, roupa, comida, passeio, ingresso ou qualquer outro tipo de produto e serviço, as pessoas se baseiam nos feedbacks presentes nas redes sociais. Dentre os mais variados nichos, os internautas sempre encontram alguém em quem confia para validar suas opiniões e pontos de vista sobre algo. Não obstante, as empresas apostam nessa nova forma de conquistar o público. 

Desse modo, os empreendedores estão atentos a essa novidade e buscam potencializar a escalabilidade de seus negócios. “O influencer digital funciona para o negócio como um marketing e uma validação social. Ao recomendar uma marca ou produto, seu alcance pode ser bem maior se comparado a clientela da empresa, por exemplo. Eles se tornaram peças relevantes nas mídias sociais e essas têm tido um papel decisivo nas decisões de compra do consumidor. É o antigo boca-a-boca, agora com alcance escalável”, pontua Janaína Camilo, analista de competitividade do Sebrae. 

Nesse sentido, é necessária toda uma análise da imagem da organização com a do influenciador, prezando sempre pela coerência e conexão da marca com o público. “A estratégia digital de um negócio pode englobar diferentes canais para o posicionamento de sua presença virtual. Conta no Instagram e no Tik Tok, inserção em um marketplace adequado, uso do Whatsapp Business para divulgar portifólio de produtos e prospectar vendas, adoção de app de delivery eficiente. Tudo isso são alternativas a serem consideradas, a partir do modelo de negócio e da estratégia de atuação adotados pela empresa”, analisa a especialista. 

O caminho de um negócio moderno

Hoje em dia, seguir o ritmo das inovações é fundamental. Em um mundo cada vez mais interconectado, adaptar- se à era da virtualidade é um pré-requisito para se destacar frente à concorrência. Independentemente da área de atuação, entender o comportamento do público-alvo é uma estratégia inteligente na hora de conquistá-lo. Pensando nisso, elencamos alguns pontos de atenção para as companhias em busca de uma boa colocação na sua esfera. Então, fique por dentro de como triunfar na era tech!

O conteúdo direcionado é a peça-chave: antes de tudo, é preciso conhecer o público-alvo a ser atingido. Assim, entende-se os seus consumos e interesses, peças fundamentais para a construção de uma dinâmica personalizada. Essa atenção direcionada consegue capturar o olhar da pessoa, aumentando as possibilidades de alcançar os resultados desejados. Afinal, potencializa-se as chances de adquirir um produto ou serviço, haja visto o contato realizado de acordo com suas preferências. “Com o uso intensivo da Internet e das mídias sociais entre a população, investir em conteúdo direcionado é uma estratégia inteligente para a conquista de novos clientes”, comenta Flávia de Paula, Diretora de Social Media na agência e-nova. 

Adote o Mobile First: a onipresença proporcionada pela Internet é resultado do uso massivo dos smartphones pelo globo. Nesse sentido, desenvolver planos para conquistar os indivíduos por meio do celular é fundamental, podendo ser implementadas inúmeras particularidades para tornar toda a experiência nesse meio inconfundível. Logo, explorar o formato e as ferramentas disponíveis nos dispositivos é um sinal de bom usufruto da tecnologia em prol de melhores entregas.  

Expansão da inteligência artificial: o advento desse fenômeno artificial passou por um verdadeiro boom nos últimos tempos. Agora, a tendência é esse recurso ganhar ainda mais espaço no mercado, em busca de aprimorar a relação com o usuário. Com as novidades, além de incrementar, também é possível potencializar antigas metodologias.

O papel dos chatbots: essa é uma ferramenta para conversar com os internautas por meio de uma linguagem natural. Em um aplicativo de mensagens, site ou plataforma digital, as respostas programadas são responsáveis por aumentar a rapidez do atendimento e a interação com a pessoa do outro lado da tela. A partir de dinamicidade e eficiência, a automatização de processos chega para suavizar todo o suporte. Quem conta com esse tipo de solução, garante  a praticidade e sofisticação das relações.  

A produção de vídeos está em alta: embora essa já fosse uma prática importante, ela conquistou ainda mais força nos últimos anos. Com a ascensão do TikTok e Reels, os criadores de conteúdo precisam aderir e ir fundo nessa nova era. Devido ao atributo sensorial, a conjunção entre imagem e som é poderosa para alavancar o número de espectadores. “Utilizar essa via de maneira criativa e estratégica é uma ação imprescindível no mundo enfaticamente visual no qual estamos inseridos”, complementa Flávia. 

A hibridização dos eventos é tendência: a organização de encontros necessita da concretização de várias etapas, cabendo aos idealizadores o respectivo esforço e ponderação. Com a migração para o digital, as conferências podem ser realizadas simultaneamente tanto no formato presencial quanto remoto. “Dessa forma, além de resolver a questão de limitação geográfica na qual poderia impedir a participação de muitas pessoas, a hibridização de eventos também aumenta a possibilidade de acomodação de mais participantes. Investir nesse tipo de experiência é uma opção indicada para aumentar o engajamento do público”, finaliza a Diretora de Social Media na agência e-nova. 

 

Torna-se evidente, portanto, como cada comprador é um potencial influenciador. Após serem inspirados por uma figura pública, os compradores também passam a divulgar aquela marca. Caso se agradem ou desgostem muito da aquisição podem dar feedbacks na Internet. “É preciso ter em mente o quanto a qualidade e o diferencial encantam o povo. Seja cuidadoso com embalagens, prazos de entrega, apresentação do produto criativo para inovar nos possíveis diferenciais da concorrência para agradar seu público”, finaliza Janaína.

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