O ano passou, mas ainda há muitas dúvidas sobre como será 2021. O cenário continua incerto, marcado pelo dinamismo e o surgimento de novos padrões e tecnologias. Essa realidade pode ser definida pelo conceito de mundo VUCA. Ideia utilizada para classificar o contexto de caos e de difícil previsão de situações, como é o ambiente corporativo.

Modernize-se!

Para o supervisor e coordenador acadêmico da HSM University, Paulo Lira, em 2008, por exemplo, o conceito VUCA - volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade - passou a ser aplicado também no espaço dos negócios. “Isso porque estamos falando de uma conjuntura de mudança muito rápida, exigindo uma nova postura dos profissionais. Fatores como transformação digital nas companhias, alto volume de dados e até o moderno comportamento e exigências do consumidor marcam essa era. Assim, obriga a adaptação das organizações para não ficarem para trás”, explica.

Com a agilidade dos acontecimentos e desdobramentos cada vez mais inesperados aliado à alta complexibilidade do mundo atual e à realidade de grupos diferentes, aumentam os desafios para as instituições e para os profissionais. Por isso, estar preparado para essa era é tão necessário.

Pensando nisso, a HSM University elencou as principais habilidades para os indivíduos se prepararem. Veja:

 

Liderança por propósitos: é importante saber como lidar com o propósito, ou seja, tomar decisões de acordo com as estratégias do negócio. É um modelo de gestão para envolver e motivar as equipes com clareza das metas e resultados esperados.

Resiliência: como as circunstâncias são complexas e mudam constantemente, é imperativo os colaboradores conseguirem trabalhar mesmo com as pressões e incertezas. Assim, a resiliência é necessária para se desenvolver uma postura otimista e enxergar as crises como oportunidade de crescimento.

Visão estratégia: os cooperadores devem estar prontos para os desafios desse universo analisando as possibilidades e riscos dos negócios para, a partir disso, traçar estratégias inovadoras e ganhar mercado. “Cada vez mais as pessoas precisarão utilizar ferramentas tecnológicas e estarem conectadas às transformações digitais, por exemplo. A Internet continuará impactando nossas vidas e não poderemos ignorar esse fato. Então, qualquer ocupação ou profissão precisa de aperfeiçoamento e atualização”, analisa a coordenadora da área educacional e de apoio psicopedagógico do Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro, Mariana Bortolazzo Prezutti.

Pensamento Crítico: essa ideia vai ajudar a tomar as melhores decisões. Logo, é importante questionar a realidade e analisar uma situação em diferentes perspectivas para saber o rumo mais adequado.

Trabalho em equipe: como estamos lidando com um universo em constante transformação, é preciso unir pessoas de diferentes áreas do conhecimento. Por isso, é indispensável conseguir trabalhar em equipe e se comunicar bem, expondo de modo claro as suas ideias e sabendo escutar o outro.

Portanto, “assim como o VUCA, 2021 trará novas oportunidades e desafios para os profissionais, por isso investir no aprendizado é essencial para quem quer se destacar”, finaliza Lira.

Para Mariana, o mercado precisa de indivíduos competentes, mas de nada adianta se elas não conseguirem ser flexíveis, não se adaptarem às mudanças e não terem empatia, pois dificilmente terão sucesso no mundo VUCA. “Vivemos um momento cada vez mais colaborativo e saber lidar com os outros, além dos processos e máquinas e ter empatia, tem se tornado essencial. Por isso é tão importante promover a educação para desenvolver essas habilidades e competências”, finaliza.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Conte com o Nube!

Você já conhecia o conceito VUCA?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe