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O marketing digital está com tudo! 

Notícia | 06/01/2023

Ana Clara Lima

O Marketing Digital dentro das organizações não é novidade para ninguém. Embora já seja algo comum no meio corporativo, grande parcela das instituições ainda não são adeptas a essa prática ou continuam com medidas obsoletas. Longe de ser feito de qualquer maneira, é indispensável acompanhar todas as campanhas para manter a Internet como uma aliada do empreendimento. Uma postura como essa é crucial para não passar despercebido frente à concorrência e, consequentemente, alcançar métodos mais assertivos e inovadores. Sendo assim, aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto nesta matéria!

A Internet nos dias atuais

De acordo com a IAB Brasil, órgão regulador da publicidade, 74% dos consumidores pesquisam na Internet quais produtos pretendem comprar. Assim como as vitrines nas ruas ou corredores dos shoppings, as redes sociais atuam da mesma maneira na virtualidade. Nesse cenário, fica nítido como estar por dentro das novidades é essencial para triunfar. 

De forma geral, o objetivo é alcançar uma melhora na experiência tanto dos internautas quanto dos colaboradores. Na era tech, quem não se atenta às demandas tanto internas quanto externas acaba ficando de lado. “Várias instituições ainda não perceberam como, para fazer o Marketing Digital, é necessário conhecer o seu público e saber sua procura, para essa não ser uma estratégia fracassada”, ressalta Paulo Damasceno, CEO da Taruman.

O Marketing Digital pode ser um aliado!

Segundo a Pesquisa Maturidade Digital e Vendas no Brasil, 94% das companhias escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Isso demonstra como o campo está se disseminando pelo território nacional e ganhando espaço a cada ano. Dentre as entrevistadas, apenas 5,5% delas assumem divulgar suas marcas unicamente mediante a publicidade tradicional e eventos. Nesse sentido, elencamos alguns fatos sobre essa funcionalidade. Confira!

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Não significa apenas ter um site: definitivamente, possuir um portal e perfil nas redes é relevante na hora de confirmar a existência da marca e ganhar ainda mais destaque. No entanto, a sua atualização deve ser constante juntamente do direcionamento cada vez maior das preferências do público-alvo. Nesses casos, a frequência pode ser a peça-chave. 

O conteúdo produzido funciona muito bem: nos últimos anos, essa estratégia digital tem sido altamente propagada nos mais variados setores. A partir de um funil de vendas, tudo fica mais rápido e eficiente. Com isso, o processo é percorrido em menos tempo por meio de um ciclo encurtado e número de conversões inferiores. Assim, os consumidores estabelecem  uma maior confiança na instituição, bem como gestão e comércios on-line

Marcar presença em todas as redes sociais não é sinônimo de sucesso: esse é um equívoco cometido por muitos. A busca pela visibilidade a qualquer custo pode ser extremamente negativa, haja visto a impossibilidade de agradar a todos igualmente. Quando se tem em mente a demanda dos internautas por postagens realmente interessantes, fica mais fácil entender o porquê de não poder fazer publicações genéricas. Esse seria um esforço praticamente em vão, considerando a grande possibilidade de resultados ruins. 

As campanhas necessitam de um direcionamento de público: independentemente da relevância da marca no mercado, o seu produto ou serviço não é desejado por todos os nichos. Por essa razão, sair adotando novas tendências ao acaso não é o melhor caminho a ser seguido. Antes de tudo, é preciso estudar o comportamento dos clientes e as suas respectivas possibilidades. Somente assim é viável estabelecer estratégias frutíferas. “Experimente aplicar todo o conhecimento sobre seu público-alvo na hora de criar qualquer ação, especialmente na produção de anúncios pagos”, complementa Caio Damasceno, COO da Taruman. 

Os conteúdos diversificados fortalecem o engajamento: essa era na qual todos os estabelecimentos querem se mostrar modernos e interconectados culmina em uma massiva produção de materiais repetitivos e sem criatividade. Logo, é indispensável pensar fora da caixa e personalizar ao máximo os trabalhos. “Com a busca do público por conteúdos diferenciados além do comum, as chances de uma proposta diferente ter um retorno melhor é maior”, pontua o COO da Taruman. 

Os vídeos curtos são a febre do momento: nessa sociedade imediatista, principalmente quando nos referimos à Geração Z, as obras longas e detalhistas são deixadas de lado. Em meio ao alto fluxo informacional, a mensagem deve ser passada de forma rápida e dinâmica. “Basta abrir o Instagram e ver a diferença entre os conteúdos do reels e do feed convencional. O primeiro têm um engajamento muito maior em comparação a uma arte ou carrossel, por exemplo, além de atingir um público além dos seus seguidores”, ressalta o especialista. 

A quantidade de seguidores não denota qualidade: dispor de um grupo grande acompanhando os posts é algo bom, claro. Entretanto, não adianta exibir um número elevado de followers se eles não interagem comentando, curtindo, reagindo ou compartilhando. Às vezes, um montante reduzido, mas participativo, pode alcançar entregas significativamente mais valiosas. Portanto, investir em leads repletos de identificação é fundamental para o negócio.  

O Marketing digital não é necessariamente caro e abrange todos os portes de empresa: contar com um bom planejamento é essencial para identificar as movimentações de melhor impacto naquela organização. Seja qual for o setor em questão, analisar cautelosamente as oportunidades e calcular os custos pode tornar todo o procedimento mais acessível. Desse modo, a organização faz toda a diferença.

O E-mail Marketing é uma ferramenta útil: esse é um canal comunicativo direto da entidade com os seus contatos. No seu interior, estão contidos produtos, promoções e informações em geral. Em um único disparo, os clientes e/ou parceiros recebem o comunicado, sendo extremamente relevantes o uso de frases e imagens chamativas para fisgar a atenção do leitor. A iniciativa é perfeita para a interação entre todas as partes envolvidas em meio às listas de e-mail segmentadas, nas quais cada grupo é classificado com seu respectivo interesse ou característica. 

Gera mais reconhecimento: a alta performance nesse âmbito gera um semblante ativo e certeiro, garantindo a identificação da instituição como especialista no assunto. Hoje em dia, é muito comum nos depararmos com elas abusando das trends e viralizando com seu conteúdo. “Conseguir um resultado imediato pode ser difícil, mas não é impossível. Se bem feito e com membros capacitados, pode ser mais fácil do cogitado. Obviamente, nem todas as estratégias funcionam, mas é super importante estar antenado com essas mudanças”, finaliza Damasceno.

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