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Explore o marketing a seu favor 

Notícia | 30/05/2022

Laura Pereira

Com a pandemia, a tecnologia deixou de ser um aparato exclusivo e se tornou indispensável para suprir as necessidades das pessoas, seja em âmbito profissional ou pessoal. Cada vez mais o mundo se conecta por intermédio da Internet e para as empresas isso não é diferente, tendo em vista a necessidade gradativa de estar on-line. De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das corporações escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Sendo assim, descubra quais as principais tendências para esse setor e qual a melhor estratégia para o seu negócio. 

Saber se posicionar na Internet é essencial para ser destaque 

Com a transformação digital, toda companhia precisa estar presente nas mídias para ter visibilidade e receber mais credibilidade. Para Erivam Bandini, sócio diretor da Box Ideias, isso é evidente. “Sabemos o quanto as redes sociais influenciam a percepção de um cliente para com uma marca. Não basta apenas divulgá-la, mas ter um plano de ação bem estratégico para criar ações de marketing de acordo com um estudo de dados sólido”, afirma.

 Ainda, os processos tecnológicos se desenvolveram de forma contínua e transformaram a realidade de muitos escritórios. Mesmo com a vacinação em massa e a economia reaquecida, inúmeros não deixaram de atuar no formato remoto. Todavia, a elevação não foi só no teletrabalho. Com o isolamento social, as vendas pela web aumentaram 27% e atingiram 161 bilhões de dólares em 2021, de acordo com um levantamento da Neotrust. 

Consoante a Bandini, “a tendência do marketing digital para este ano de 2022 é saber explorar da melhor forma possível todos os recursos, tanto de endomarketing, de performances e do e-commerce”, ressalta. Com base nessas funcionalidades, se tornou possível a coleta de dados seletiva, podendo ser especificada de acordo com os interesses de cada negócio. 

Sendo assim, facilita a tomada de decisões por meio de táticas bem definidas, de modo a alcançar em um curto período de tempo o maior número possível de pessoas interessadas no produto ou serviço. Logo, essa técnica tem sido uma grande aliada para organizações em busca de captar novos leads (potenciais consumidores) e propagar suas campanhas, independentemente do assunto. 

Os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes

Uma coisa é certa: os internautas estão cada vez mais conectados digitalmente e o metaverso, inclusive, vem para reforçar essa predisposição. Segundo o estudo Digital 2022: Global Overview Report, o número de usuários acessantes regulares das redes sociais, no mundo, se aproximou da marca de cinco bilhões de pessoas, em janeiro. Em uma escala de comparação, esse volume representa cerca de 63% da população mundial. 

Ainda, de acordo com dados do App Annie, em 2021, os brasileiros passaram, em média, quase cinco horas e meia por dia em seus celulares. Trata-se, ao lado da Indonésia, do maior volume de uso dos aparelhos se comparado com os 17 países analisados.  Para corroborar, a expectativa é de crescimento do comércio eletrônico entre os brasileiros para os próximos anos. 

Conforme a pesquisa Future of Retail, realizada pela Euromonitor International em parceria com o Google, trouxe uma projeção de elevação de 42%, de 2021 a 2025. O levantamento também apontou: 25% dos novos consumidores são provenientes da Geração Z. Para a publicitária Tatiana Garcia, fundadora e CEO (chief executive officer) da agência Lille Comunicação, é preciso estar atento para traçar ações eficientes e condizentes ao empreendimento. 

“No momento mercadológico atual, onde tudo precisa ser rápido, o marketing digital tem se destacado por conseguir chegar ao público de forma mais ágil e assertiva. Porém, aquelas empresas apenas em busca pelo digital, sem uma base sólida do chamado marketing tradicional, ou seja, uma construção de marca, posicionamento efetivo e uma minuciosa pesquisa de mercado, não conseguem se sustentar no mercado por muito tempo e suportar as mudanças, reestruturações e atualizações”, explica a empreendedora.

Afinal, com investimentos para todos os bolsos, o digital é a tática mais procurada atualmente. Dos microempreendedores, influencers até grandes nomes, a presença nas mídias sociais é a peça fundamental de diálogo das organizações para com o seu alvo. “O marketing digital vem sendo uma forma eficaz e prática de comunicação. Além de ser considerado a forma mais acessível financeiramente de divulgar produtos e serviços, com ele é possível testar anúncios sem grandes investimentos, bem como mensurar resultados em tempo real”, explica Tatiana. 

Com maior alcance de pessoas e potenciais usuários, ele permite segmentar campanhas para determinados públicos e regiões. “Com repercussão rápida e, muitas vezes, instantânea, é possível avaliar interações, facilitando e aproximando o relacionamento da marca com o cliente”, completa a CEO da Lille Comunicação. 

Conheça quatro das tendências do marketing digital para explorar neste ano

Pensando na possibilidade de utilizar esses métodos virtuais a seu favor, Bandini listou as quatro principais tendências do marketing digital para esse ano. Confira:

infográfico elencando quatro tendências de marketing digital

1) Aparelhos celulares: 

Os internautas estão gradativamente mais logados em um móbile e as companhias precisam estar presentes nesse nicho virtual. De acordo com o relatório anual Global Mobile Marketing Report 2020, da Newzoo, o Brasil se encontra em 5º lugar no ranking de país com maior número de usuários de smartphones.

2) Social media e relação humanizada: 

Não basta apenas oferecer um feed agradável e com uma cartela de cores atraente, tendo em vista sua utilização como uma vitrine para expor suas mercadorias, também é necessário estabelecer um vínculo interativo com o usuário, priorizando um bom relacionamento.

3) Podcast:

Quanto mais prática uma informação for transmitida para um grupo específico, geralmente, mais rápida será a sua absorção pelo mesmo. Com o aumento dos podcasts e sua facilidade em compartilhamento, utilizar esse recurso pode ser um diferencial para o seu negócio. 

4) E-commerce: 

Manter a praticidade durante todo o processo de compra é ideal para fidelizar o consumidor. Portanto, invista na melhor experiência possível para alcançar o sucesso e crescimento da companhia. 

Por fim, para estar por dentro das predisposições do mercado, bem como ter acesso a todas as novidades, o Nube é seu aliado! Continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais, pois diariamente compartilhamos conteúdos com a opinião de diversos especialistas. Enfim, não se esqueça: conte sempre conosco!

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