Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-de-como-manter-o-foco-antes-do-recesso

5 dicas de como manter o foco antes do recesso 

Notícia | 16/12/2020

Gabriela Vasconcelos

Estamos próximos das festividades de fim de ano e o mundo está na expectativa da vacina contra a Covid-19. O período de 2020 foi desafiador e impôs o distanciamento. Isso fez o desejo de conhecer lugares, até mesmo dentro do próprio país, crescer.

Desejo de viajar

De acordo com uma pesquisa promovida pela plataforma hotéis.com, 70% dos brasileiros passaram a valorizar mais o ato de viajar e cerca de 50% afirmaram: pretendem fazer isso com mais frequência após o afrouxamento das restrições impostas em cada cidade/estado.

Uma parte dos brasileiros está no regime de home office e muitas empresas têm o chamado recesso em dezembro - período compreendido entre o natal e ano novo. Nele, colaboradores e gestores tiram folga das suas atividades rotineiras e/ou há uma diminuição da carga de trabalho. "Unindo essa vontade de conhecer novos lugares com uma nova forma de labor, os brasileiros estão na expectativa da virada", diz a CEO da Queissada Comunicação, Juliana Queissada. 

Segundo o estudo, cerca de 47% dos profissionais do Brasil optam por um deslocamento doméstico em detrimento de ir ao exterior. As cidades litorâneas são as mais cobiçadas. Vencer a ansiedade nesse momento e manter a rotina profissional exige o foco no presente. Pensando nisso, Juliana separou cinco dicas de como praticar a atenção no hoje (mindfulness) e conseguir desfrutar a ocasião da melhor forma:

1) Rotina sim: para o corpo e para a mente

O nosso corpo e cérebro são programados para seguir agendas, mas demoram para habituar-se a elas. Com a ansiedade pré folga, tendemos a despender horas na busca pelo destino da viagem durante o expediente e/ou antes de descansar. Acabamos dormindo menos e isso impacta no rendimento pela manhã, e tudo vira um ciclo. 

Tendemos a não nos exercitarmos, deixarmos de ir a academia, enfim "boicotamos" o dia a dia. Não siga este caminho. Mantenha a sua rotina: estude, trabalhe as horas estipuladas, se exercite. Quando menos esperar, já estará no momento de pegar as malas e não ter hora para acordar!

2) Organize o seu trabalho pré e pós férias

Essa dica vale tanto para poder ter os dias off com tranquilidade quanto para ter um retorno tranquilo. Estudos apontam: quando retornamos de um descanso tendemos a apresentar uma tristeza mental em retomar as atividades. Isso porque o nosso corpo e mente precisam se acostumar novamente à realidade. 

Por isso, faça as suas atividades vigentes e já deixe programadas as tarefas da primeira semana de volta. Se possível, adiante algo da semana na qual retornará. Isso trará conforto e segurança para sair com tranquilidade. Peça um feedback antes de sair, entenda quais os planos seu gestor tem para você no ano novo, isso trará paz no momento de fazer as malas e desfrutar desse período tão merecido.

3) Concentre-se em uma tarefa de cada vez

Como estamos ansiosos tendemos a ficar olhando as horas e raciocinamos não ter tempo de colocar tudo em ordem antes do recesso da corporação. O primeiro passo é aceitar a sensação de estar perdido(a) e partir para ação. Concentre-se em uma tarefa por vez e, se puder, comece pelas mais difíceis. Retirar isso da frente trará conforto para a sua mente.

4) Vire o celular de cabeça para baixo

Sim! Retire os fatores os quais desviam a sua atenção, tais como redes sociais ou e-mails não urgentes. Para cumprir com as suas atividades no trabalho, dentro do prazo, elimine as distrações. Lembre-se: o descanso está chegando! Haverá muito tempo para mexer no Instagram e contar a todos como está indo as suas férias!

5) Pense a longo prazo

Anote as suas metas e objetivos para o novo ano antes mesmo da virada de 2020. Olhar para esse planejamento proporcionará energia para concluir este período tão desafiador!

Quais são seus planos?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete