Caixa de entrada lotada, mensagens para responder e mil tarefas para entregar até o final do dia: a vida corporativa pode ser intensa e um dos maiores desafios do profissional é manter a concentração em meio ao constante fluxo de cobranças e informações.

A falta de atenção pode ser uma consequência de rotinas muito desgastantes. De acordo com pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população. Para Natasha Bontempi, pós graduada em Psicologia Transpessoal e consultora de Desenvolvimento Humano, esse cenário se dá tanto por parte dos gestores quanto dos colaboradores. “A todo momento é cobrado concentração dos funcionários, mas, por outro lado, eles são super estimulados: e mails, redes sociais, agenda cheia de reuniões, etc. Sem contar, os objetivos de negócio mudam a toda hora”, afirma.

A ausência de foco é uma das principais vilãs da produtividade e do alto desempenho: “Pense em um computador cheio, um browser com muitas abas. A capacidade de processamento diminui. Agora se imagine, com janelas e coisas incompletas rondando a sua cabeça. Você não faz nada direito! E não importa se é na esfera do trabalho ou pessoal. Estar concentrado vai te ajudar a encerrar um assunto para começar outro. Afinal, sabemos, aquela história de multitarefas é balela! Nem as máquinas fazem isso com toda potência!”, afirma Natasha.

Para evitar a improdutividade e o esgotamento, descubra algumas dicas:

Administre o tempo

Procure reconhecer e extrair o melhor das suas rotinas, Natasha explica: “precisamos aprender a gerir nossos prazos, entendendo quais são as prioridades, pedindo ajuda, sabendo dizer não, e reconhecendo nossos grandes ladrões de tempo. Pensar naquela conversa difícil também nos tira o foco, então investir em um ambiente onde se pode falar abertamente os assuntos, é fundamental. Ou seja, precisa de autoconhecimento!”

Com o intuito de auxiliar em sua organização, o Nube oferece um curso gratuito de administração do tempo. É uma boa dica para quem tem vontade de aproveitar melhor as horas do dia. O programa está organizado em quatro módulos, de modo a apresentar um novo conceito a cada etapa. Clique aqui e confira!

Atenção plena

Existem diversas técnicas para melhorar a concentração. Uma delas é a prática do Mindfulness, definido por Natasha como: “quando se escolhe viver o presente, sem julgamentos e lembrando de ter gentileza nesse processo. O ato em si se faz de maneira formal, por meio de meditações específicas, e por intermédio das informais e secundárias com exercícios eficazes de garantir a plena consciência.”

Um dos métodos mais conhecidos é ficar atento à respiração. Orienta-se sentir a passagem do ar. Nas primeiras tentativas pode parecer algo estranho ou mecânico, mas depois você passa a observar o seu ritmo respiratório, as diferenças de temperaturas do ar e os efeitos no corpo. É possível realizar em qualquer situação e lugar. Comece com poucos segundos e sentirá resultados conforme pratica.

Adeus à procrastinação

O hábito de postergar atividades pode te deixar mais ansioso e despreparado. Natasha sugere: “vale diminuir distratores: tirar as notificações do celular, deixá-lo em outro cômodo, criar rituais capazes de tornar situações chatas, mais agradáveis - uma música, um cheirinho, um café -, e o mais importante: lembre de respirar!”

A Coach Executiva, Luciana Carreteiro, alerta sobre os obstáculos da produtividade: “os principais problemas são as distrações. A conectividade nos faz estar ‘on-line’ 24 horas. Para não se deixar devorar pelas tarefas, planeje-as. Assim, se tornará um hábito.”

Como orientação para cuidar da agenda e cumprir metas, Luciana sugere: “coloque tudo em listas, conhecidas como To Do (Lista de Afazeres): data de entrega e para quem irá enviar. Seja específico. Por exemplo, ‘renovar a carteira de motorista’, não é uma tarefa e sim uma meta.”

Acompanhe os conteúdos do Nube e fique por dentro das principais dicas para sua carreira.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe