Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-usar-as-midias-sociais-com-responsabilidade

Como usar as mídias sociais com responsabilidade 

Notícia | 15/11/2019

Layane Bittencourt

Cada usuário é totalmente responsável por todos seus posts, curtidas e comentários nas mídias sociais. Contudo, certos comportamentos também não são bem vistos pelos recrutadores. Além disso, dependendo da ação, desobedecer às políticas das plataformas de mídia social implica em ter a conta suspensa ou banida.
 
Quando se trata de usar as redes sociais com responsabilidade, a coisa mais importante é não negligenciar. “O conteúdo, as palavras e as ações exibidas na web podem afetar a sociedade, tanto on-line quanto off-line. Comportamento negativo pode facilmente influenciar o usuário e seus seguidores”, explica Fernando Azevedo, sócio da Silicon Minds.

Se formos parar para refletir o impacto no meio profissional, essa questão também é agravante. Afinal, uma postura ruim não atrai as empresas, as quais estão cada vez mais atentas aos comportamentos digitais de seus colaboradores e candidatos. Jaqueline Alves, cursa ciências contábeis pela Wyden Educacional, em Salvador, por exemplo, não gosta de se envolver em polêmicas e utiliza as redes para adquirir novos conhecimentos. “O ideal é fugir de assuntos sobre política, religião etc, pois é muito fácil ter um julgamento pré-definido sobre os pontos de vista”, alega a estudante.

Por isso, o especialista separou algumas regras básicas para evitar correr riscos nas plataformas.
 
Não inclua hashtags

Você precisa pesquisar antes de usá-las, pois a grande maioria parece inofensiva. Usando o senso comum, é possível impedir o compartilhamento de quem as utiliza para promover crimes de ódio, terrorismo e coisas do tipo.
 
Pense antes de curtir e seguir

Segundo a jornalista Elaine Raquel: “já é sabido, o mundo virtual é monitorado. Desde órgãos públicos e privados até por seus colegas de trabalho, familiares e  amigos. Parece óbvio, mas para muitos não é. Um simples ‘like' em determinado post, já é o suficiente para colocar sua imagem em evidência, afinal se ‘curtiu' é porque aprovou o respectivo conteúdo. Sua reputação é um reflexo do seu caráter, portanto, nas redes sociais toda cautela é pouca.
 
Não se torne um “troll

Caso tenha sofrido alguma injustiça na Internet, não cometa outro crime fazendo calúnia, difamação, injúria, perfil falso e uso impróprio de imagem. Tome as devidas providências da forma adequada. Não aproveite a distância e o anonimato para ofender e faltar com respeito.

Construa uma Internet melhor

Está nas suas mãos compartilhar bondade. Torne o espaço como uma oportunidade de espalhar boas informações, conscientize e aproveite ao máximo.

No meio digital, construa a sua imagem, mas tenha cautela com os seus comportamentos. Atenção. Para saber mais sobre o assunto, veja esta matéria: Carreira e Internet: os cuidados nas redes sociais.


Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete