Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
meditacao-para-equipes-empresariais

Meditação para equipes empresariais 

Notícia | 04/11/2020

Gabriela Vasconcelos

Muito vem se falando sobre a meditação, especialmente em um momento de pandemia e quarentena no qual tudo aquilo atividades visando o bem-estar são bem-vindas. Porém, alguns ainda se questionam: quais são de fato os benefícios gerados por ela?

Para ajudar a responder, um estudo com praticantes foi realizado e mostrou, a partir da experiência deles: os efeitos são reais e relevantes em diversos setores da vida. Com base nesse conhecimento, a monja Tatiana Isler, há mais de 16 anos no mercado de turismo representando no Brasil a África do Sul como destino, fundou a Ti Transforma. A corporação se dedica a ensinar pessoas a viajar para dentro delas mesmas e acessar o silêncio existente em todos nós, o qual é fonte de paz e tranquilidade mesmo em época de vendavais.

“A companhia nasceu como experiência antes de nascer como conceito. Eu implantei a atividade como hábito diário nas minhas empresas e os resultados foram surpreendentes. Nem precisaria de uma pesquisa para me provar, mas poder se basear em dados é sempre melhor”, explica Tatiana. A professora quer agora levar a ação para corporações no Brasil e, com isso impactar, a forma como nos relacionamos no espaço corporativo. 

“Já sabíamos: o afazer tinha impacto direto na saúde e até no sistema imunológico. Contudo, ter um conhecimento mais amplo de como ele influi diretamente no ofício, na produtividade e no bem-estar da equipe foi muito importante”, diz Diogo Caldeira, sócio de Isler na Ti Transforma.

Dados

O levantamento foi realizado com 1.984 pessoas de mais de 30 países, sendo 144 brasileiros, todos adeptos da Meditação Ishaya do The Bright Path,  a qual é baseada em técnicas fáceis e gentis, propondo a experimentação da vida além das limitações da mente. Foram apresentadas afirmações como “A partir do início da meditação regular, senti um aumento de paz, alegria e amor na vida”, e entre as respostas havia as opções “concordo totalmente”, “concordo”, “neutro”, “discordo” e “discordo fortemente”.

No caso dessa primeira afirmação, 93% das pessoas responderam “concordo totalmente” ou “concordo” em relação ao aumento de alegria, paz e amor em suas vidas. Outro resultado chamativo é: 85% concordam ter havido uma melhora em sua “comunicação, relações e conexões”.

Também passam de 80% os participantes os quais identificaram uma melhora em aspectos como confiança, produtividade e tomada de decisões, e também em questões ainda mais profundas, como o aumento de significado e propósito na vida. 

Nenhuma das afirmações indicando melhoras na vida após a tarefa teve menos de 70% de concordância. Dormir melhor e sentir menos cansaço vem se mostrando um desafio para muitos. Entretanto, foi um efeito atestado por 75% dos respondentes. Criatividade e vitalidade também são aspectos presentes na investigação.

Aumento do bem-estar

Fica fácil perceber como o ensino de uma prática fácil, amorosa, gentil e acessível influi no bem-estar e rendimento de toda equipe, incluindo lideranças. "A ferramenta também desenvolve intuição e paixão na sua forma mais ampla”, diz Julia Casali, professora da Ti Transforma.

Segundo ela, são técnicas simples, porém extremamente eficazes para estabelecer uma re conexão profunda com a essência de cada um de nós, estimulando o autoconhecimento, o senso de propósito, o foco, o entusiasmo e uma visão mais clara das situações. “Além de KPIs como turnover, absenteísmo, retenção de talentos, tempo médio na organização, entre outros buscados pelas corporações, passam a ser consequência natural da profunda transformação interna”, diz Casali.

Tatiana ainda relata sua experiência pessoal com o método. “Eu faço há seis  anos e senti um incremento em todos os aspectos desta análise. Para isso, a principal coisa a fazer é meditar 20 minutos, três vezes ao dia. Eu não preciso acreditar, entender, só fazer. A única coisa requerida, além de aprender a técnica, é ter a disciplina de incluir a prática no seu dia a dia. A mesma de comer, dormir ou escovar os dentes todos os dias”, indica.

Você já meditou alguma vez?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe