Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aumente-o-desempenho-de-sua-equipe

Aumente o desempenho de sua equipe!  

Notícia | 28/03/2018

Layane Bittencourt

O termômetro para saber se sua atuação como líder está no caminho certo, é analisar como está o desempenho de sua equipe. Contudo, conseguir potencializar o rendimento do grupo não é tarefa fácil, exige-se muitas estratégias, mas sobretudo, algumas competências indispensáveis. Não se preocupe, elas podem ser adquiridas com o tempo e, até mesmo, aprimoradas. Descubra em nossa matéria.

Em posto de chefia há muitas responsabilidades. Essa figura faz a diferença por ser peça chave para a execução das atividades dos colaboradores, tanto no cumprimento de metas, como na relação intrapessoal no âmbito corporativo.

Para Erika Vannuccini, coach pessoal e profissional na Alcance Coaching e Desenvolvimento, de Campinas, ter um gestor, o qual: “entende o comportamento humano como ferramenta de trabalho e de relacionamento, contribui tanto para os resultados, quanto para a qualidade de vida das pessoas”.

Além disso, se destaca quem traz o seu potencial para função e aproveita todos os recursos dos membros do seu grupo, como diferenças e talentos. Quando isso acontece, ele assume o papel de motivar o time, promover seu desenvolvimento e criar um ambiente repleto de respeito. Portanto, em primeiro lugar, para a especialista, é imprescindível o líder se conhecer e compreender suas próprias aptidões.

O diretor executivo da Innovia Training & Consulting e consultor em Gestão de Projetos, Ricardo Barbosa, lista as cinco principais habilidades para estimular agora:

Ter empatia: é capacidade de se colocar no lugar do outro, reconhecer e validar seus problemas e dificuldades. Permite uma comunicação melhor e gera mais confiança, estreitando o relacionamento.

Bom poder de comunicação: procure informar claramente quais são as expectativas em relação a cada um, assim como, resultados ou ações a serem tomadas. Assim, se reduz a chance de haver ruídos e mal entendidos.

Conseguir reconhecer: observe os esforços. Você deve ser capaz de saber quando é necessário cobrar, mas também quando é preciso reconhecer esforços.

Ser capaz de liderar pelo exemplo: atitudes e exemplos funcionam como motivadores e transformadores de paradigmas.

Saber priorizar: identifique quais são as ações mais urgentes e relevantes no momento e estimular a resolução. Com priorização dificilmente acontece a sensação de sobrecarga ou impotência, fatores de desmotivação.

Liderando uma grande equipe, Renata Massuia, gerente de Administração de Contratos do Nube, utiliza campanhas de incentivo e premiações para reconhecer a dedicação de cada um pelo trabalho bem feito. Além disso, alguns recursos de acompanhamento, como monitoria lado a lado, monitoria console, feedbacks e treinamentos técnicos ajudam a sanar dúvidas e a desenvolvê-los. “É muito importante o investimento em cada colaborador, pois assim auxiliamos no seu crescimento e consequentemente, no da empresa!”, comenta.

Gostou das dicas? Comece agora a potencializar suas habilidades, para assim, formar um time de sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe