Temos o hábito de condicionar diretamente nosso ofício a quem somos. O aspecto profissional sem dúvidas é muito relevante. Contudo, e se ficamos sem a contratação formal? Afinal, segundo o IBGE, 12,7% dos brasileiros estão desempregados e cerca de 54% das ocupações poderão ser substituídas por tecnologias já existentes até 2026 (Universidade de Brasília).

Na visão de Vanise Perez, consultora do DeRose Life Consulting, esse é o momento decisivo de se conhecer plenamente. “Precisamos descobrir nosso valores, reais habilidades e, principalmente, escrever nosso manifesto. Dentro disso teremos um leque de possibilidades para atuação profissional”, afirma.

A declaração seria uma frase resumo do desejo de expressão da pessoa no mundo. Para a consultora, essa estratégia funciona como uma desconstrução do ‘eu sou determinada profissão’ a fim de chegar à definição da essência do indivíduo. “É um excelente norte, pois dessa forma não precisamos nos prender a um único rótulo como médico, advogado, engenheiro, mas sim somar conhecimentos para realizar nossas metas”, explica Vanise.

Mariane Firmino, estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ), já procura se enxergar além da carreira. “Sou completamente apaixonada pelo meu curso de psicologia, mas esse não é o único aspecto da minha vida. A minha substância é composta pelos meus gostos, opiniões, ideais e desejos. Tento manter isso em mente para conseguir me enxergar no mundo”, explica.

Viva intensamente! Conte com o Nube e boa sorte.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe