Decidir sobre o melhor caminho a seguir é um dever presente em todos os aspectos de nossa vida. No mundo organizacional, não poderia ser diferente. Muitas vezes, tomamos partido de maneira automática no inconsciente, mas a principal dificuldade é se responsabilizar quando o grau de importância de sua ação aumenta.

Para Leila Arruda, coach de alta performance, o medo de optar nesses momentos varia quando são considerados os possíveis ganhos e perdas relacionados à ação. “Todos as direções a serem seguidas geram consequências positivas e negativas. A questão principal é pesar qual vale mais a pena e lidar com o resultado”, diz.

Portanto, a especialista explica: para analisar as possibilidades com clareza, existe uma ferramenta chamada “Perdas e Ganhos”. “É excelente para auxiliar a analisar cenários, ponderar melhor as implicações e conseguir escolher um caminho mais assertivo de acordo com suas intenções”, explica.

Para Leila, “ao se decidir, é importante manter em mente: fazendo ou não o pretendido, terá, em cada um dos lados determinados, ganhos e perdas”, expõe. Portanto, a coach separou a análise em quatro perguntas antes de escolher. São eles:

1. Quais são seus ganhos ao tomar uma atitude?
2. Quais serão suas perdas ao agir?
3. Quais os benefícios se não fizer algo?
4. Quais serão os danos se não se pronunciar?

Com isso em mente, ficará mais fácil de deliberar sobre as diversas ocasionalidades do cotidiano. Esse aspecto é vital para entender, inclusive, sobre qual profissão seguir em seu futuro. Sendo assim, a prática do autoconhecimento também é necessária para garantir maior clareza nesse momento.

Regiane Amaro sabe bem disso. A estudante cursa administração na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estagia na área. Ela quer chegar a uma boa colocação na sua trajetória e, por isso, sabe dos seus desafios. “Com esforço, responsabilidade, vontade de crescer, posso ser capaz de trilhar um caminho promissor”, constata.

Por isso, entender esses pontos é crucial para ser um profissional de respeito no mercado. Se atente a isso e promova uma mudança em sua carreira. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe