Devido à grande competitividade do mercado de trabalho, um dos aspectos mais cobrados é a produtividade, muito relacionado ao seu rendimento. Ou seja, para se desenvolver no mundo corporativo, é necessária disposição. Por isso, é preciso pensar nos fatores responsáveis por prejudicar seu desempenho e o excesso de atividades paralelas é um deles. Quer saber como evitá-lo? Então leia esta matéria!

Um dos prazeres da vida é poder interagir em um círculo social sobre assuntos com os quais nos identificamos. A comunicação faz parte da natureza humana e, por muitas vezes, se faz essencial. Porém, como tudo em excesso faz mal, esse também pode ser um motivo de descontamento ou insatisfação.

Permanecer atento é uma qualidade analisada com frequência em processos seletivos, justamente para diagnosticar a capacidade do candidato a se adaptar ao ambiente empresarial. Muitas carreiras possuem alto nível de importância e, portanto, demandam bastante concentração para não haver erros ou falhas desnecessárias.

Gabrielle Rodrigues é estudante de psicologia na UERJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e já estagia na área. Para ela, “as discussões fazem parte de qualquer relação interpessoal e traz benefícios para um ambiente saudável”. Entretanto, a universitária adverte: “é preciso focar nas atividades, tarefas e prazos”.

Para Gabrielle, é comum debater sobre temas do cotidiano sem atrapalhar em nada a execução de suas funções, mas nem sempre foi assim. “Na minha primeira experiência, acabei sendo levada com as conversas dos meus colegas e acabei perdendo um pouco de atenção”, diz.

De acordo com a universitária, é importante desenvolver o networking e interagir com seu grupo. “Isso torna o ambiente mais amistoso e fortalece os laços, além de facilitar a execução de tarefas e favorecer o trabalho em equipe”. Entretanto, “essas interações, quando não se referem ao ambiente organizacional, devem ser deixadas para depois do expediente ou nos momentos de descanso”, aponta.

Para Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, “as dificuldades para um profissional se adequar à demanda do mercado é muito grande”. Portanto, “saber utilizar o tempo a seu favor é um grande diferencial”. Para ele, manter-se organizado traz benefícios para o desenvolvimento em sua trajetória: “são grandes os resultados obtidos com a capacidade de organizar bem o tempo de serviço”, conclui.

É essencial, sim, manter o silêncio em alguns momentos. Assim como em outros, é válido tecer um comentário e interagir com quem convive com você. Entre um e outro, há uma linha de equilíbrio: o bom senso. Preste atenção a isso, pois, dessa maneira, você ganhará destaque na frente de seus gestores!

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