Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estrategias-para-rhs-terem-sucesso-com-carreiras-digitais

Estratégias para RHs terem sucesso com carreiras digitais 

Notícia | 09/09/2020

Gabriela Vasconcelos

As táticas para atração e retenção de profissionais na área digital têm sido um dos maiores desafios para corporações nas quais as habilidades de high tech são mais requeridas. As táticas têm como objetivo garantir a continuidade e resiliência dos negócios em um quadro de incerteza e distanciamento social.

Até 2024, a demanda por pessoas com competências de tecnologia será de 70 mil por ano no Brasil, enquanto o número de formados nesse setor deve chegar a 46 mil. É o resultado de estudo recente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). 

Necessidade de adaptação

Segundo o consultor sênior de gestão de talentos da Willis Towers Watson, Guilherme Vieira, nem todas as corporações têm se adaptado com facilidade a este novo contexto. Enquanto as organizações as quais já possuíam um plano bem definido nesse sentido apenas aceleraram a sua implementação, outras  ainda não possuem clareza do caminho a seguir e seu consequente impacto nas políticas de carreira. 

Segundo pesquisa da Willis Towers Watson, apenas 16% das instituições têm estratégias de inovação e de negócios integradas, e embora as organizações. Além disso, os negócios até podem criar capacitação tecnológica de diversas maneiras. Entretanto, normalmente elas começam com uma combinação de desenvolvimento orgânico, estabelecimento de parcerias com outras instituições ou contrato de prestação de serviço. 

Transformação digital

Para Vieira, a terceirização de profissionais e recursos externos pode resolver uma necessidade de curto prazo. Contudo, estas contratações não são suficientes para promover a transformação digital de forma mais focada em resultados. “A evolução do profissional existente – seja em regimes formais de contratação ou de prestação de serviços – é uma responsabilidade da companhia e de seus líderes, o quais ainda devem se atentar para a preservação do capital intelectual da companhia e um razoável nível de risco trabalhista”, explica. 

A expansão de métodos ágeis e a valorização das chamadas “hot skills”, aptidões do high tech com oferta limitada, teve amplo impacto no mercado. Atualmente, há uma maior valorização da experiência do empregado e de sua recompensa total. Assim, há ações focadas em fidelizar mais estes trabalhadores, os quais geralmente têm em seu histórico mais atenção às ações da sua marca empregadora e períodos curtos de passagem pelas organizações. 

Ferramentas para o RH

No mundo corporativo já existem ferramentas para auxiliar os RHs a realizar a gestão de carreiras na área. A Willis Towers Watson, por exemplo, criou uma plataforma voltada para o setor de tecnologia, denominada SkillsVue. “Utilizando-se de inteligência artificial, esse sistema de remuneração e carreira foi elaborado com base em metodologias consolidadas e informações salariais vinculadas às maestrias do ramo, permitindo às empresas maior nível de competitividade na atração e retenção do capital humano digital”, explica Vieira. 

Com uma interface simples, é possível customizar quais são os conhecimentos requeridos de determinada função para obter informações salariais alinhadas com o pagamento das pessoas e as habilidades listadas, além de obter o perfil de responsabilidades esperado. Este processo facilita a definição de um planejamento mais dinâmico para a remuneração focada na atração e retenção de talentos, acompanhando a velocidade das mudanças. 

Estabelecer uma estratégia de gestão de trajetória permite às empresas se prepararem melhor para atrair os profissionais necessários e enfrentar o assédio aos seus profissionais. Em um setor em no qual a agilidade é vital para a continuidade do negócio, é preciso abrir mão de antigas práticas para atender de forma consistente uma nova realidade de trabalho.

Quais são as táticas do seu setor de pessoas?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete