Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
emprego-do-futuro-quais-habilidades-farao-a-diferenca

Emprego do futuro: quais habilidades farão a diferença? 

Notícia | 14/02/2020

Gabriela Vasconcelos

De acordo com análise divulgada no Fórum Econômico Mundial em Davos, até 2022 devem ser criados 6,1 milhões de empregos. O relatório Jobs of Tomorrow indica uma demanda maior de habilidades digitais e humanas trazida pela adoção de novas tecnologias para o futuro do trabalho.

As principais aptidões para se aprender estão ligadas à inovação, relações interpessoais praticamente impossíveis de se automatizar, engenhosidade, persuasão e colaboração. Também será indispensável ampliar a capacidade de identificar lacunas e, consequentemente, ocupações.

Investir em treinamento pode contribuir no preparo dos profissionais para exercer cada função. “Hoje a minha atividade é voltada para quem tem necessidade de desenvolver ou aprimorar esses talentos. O objetivo é mantê-los em posição de destaque e prestígio dentro do ambiente corporativo. A revolução de requalificação começa quando o indivíduo entende o seus pontos  de melhoria e a carência de se readaptar ao amanhã”, explica Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira. 

Dicas

Assim, Rebeca deixa dicas de como se qualificar e chegar mais perto das competências do porvir:

1 - Procure afazeres os quais possam estimular a criatividade, individuais ou em grupo; amplie o networking.

2 - Tenha autoconhecimento para lidar com as emoções, alterações de humor e o lado psicológico, fator inexistente nas máquinas. Fortaleça sua Inteligência Emocional.

3 - Esteja sempre atualizado. Leia artigos, pesquisas e reportagens de veículos de comunicação com credibilidade. Veja as principais descobertas da sua e outras áreas de atuação.

4 - Seja flexível e esteja pronto para mudanças. Tenha em mente: as profissões evoluem e, no futuro, existirão outras.

5 - Entenda mais sobre a economia do compartilhamento: repare nas startups e grandes companhias as quais compartilham propriedade, mobilidade e experiências de todo o tipo. Há oportunidades ali.

6 - As relações interpessoais não são acompanhadas pelas máquinas, embora elas possam, de fato, substituir muitas tarefas. Trabalhos com negociação, treinamento e especificidades baseadas nas habilidades humanas abrem uma janela de oportunidades.

Na visão de Ariane Semensato, psicóloga organizacional em Campinas (SP), é relevante buscar novos conhecimentos sempre. “Além de saberes específicos, é preciso ter resiliência e adaptabilidade, pois enfrentaremos ainda muitas mudanças e será necessário acompanhar tudo isso. Uma pessoa capaz de se adequar e estudar vai se sair bem!”, comenta.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete