Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A felicidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o completo bem-estar físico, mental e social em um indivíduo. Nesse sentido, esses três segmentos devem estar em dia no seu cotidiano, inclusive no trabalho. Essa relevância ocorre pelo impacto feito dessas virtudes na saúde e na produtividade. Portanto, leia a seguir como se sentir em harmonia com o local de atuação.

Na voz da especialista

Esse estado de espírito é definido a partir do estilo de vida, questões químicas e hormonais e até por projeções sobre o futuro. Para falar mais sobre o assunto, a coach e sócia diretora da Pratique Instituto, Rosi Moraes, compartilha atividades relacionadas e explica o impacto delas na rotina. 

Segundo Rosi, ter o contentamento durante a jornada é totalmente viável. "Encarar a vida profissional de uma forma otimista é possível sim, além de considerá-la menos como uma obrigação", indica a especialista. "O bom relacionamento entre sua pessoa e as práticas de cuidados mentais e físicos devem vir de você", sinaliza ela. 

Os hábitos benéficos são definidores de um expediente com menos cansaço e estresse. A coach orienta a prática de esportes, descansos proveitosos  e alimentações nutritivas e inteiras. "Realize esses exercícios com calma, para o cérebro entender a importância dessas atividades", adiciona Rosi. Com a regularidade dessas ações, elas começam a fazer companhias diárias a você, criando assim ótimos costumes.

Ademais, quando as tarefas saem do controle, elas geram muita dor de cabeça a qualquer funcionário. Para evitar essa agitação, a mentora destaca a necessidade de um planejamento das demandas: "defina prioridades para essas atividades e as ordene em um cronograma". Assim, essas obrigações são enfrentadas de uma forma mais leve e organizada.

Produtividade e sua parcela na felicidade

Muitas vezes, o desânimo no ofício vem pela falta de motivação e até pela decepção consigo. Para tanto, a eficiência está estritamente conectada com essas duas percepções. Com base em uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasieliro de Estágios (Nube), para 53% dos entrevistados, a satisfação pessoal com seu desempenho é o fator determinante para ser alegre durante a atuação no mercado. 

Corroborando os dados anteriores, uma análise da Warwick University, do Reino Unido, explicita: funcionários felizes são 20% mais empenhados em relação aos insatisfeitos. Em suma, a performance gerada pelo bom rendimento no serviço traz, principalmente, o contentamento e admiração pela realização. Dessa forma, Rosi destaca: "o foco e comprometimento durante a ocupação se faz fundamental para manter a mente disciplinada e tranquila". 

Atenção ao home-office

A vinda e permanência do home-office como uma modalidade mudou bastante a jornada. A inclusão do espaço de trabalho no mesmo lugar da residência quebrou paradigmas impensáveis no passado. Com essa nova forma, a mescla entre as normas de casa e do empresarial passou a ser um problema para ser resolvido.

Apesar do maior conforto, é preciso separar o emprego do comodismo. Rosi ressalta a dimensão da ordem no espaço, pois "mesmo estando remotamente, manter a organização faz parte de uma rotina saudável". Dessa forma, separe um espaço para ser seu escritório, pois assim é possível ter uma maior atenção às tarefas pendentes. 

Adicione pausas

Diferentemente da imagem errônea sobre as pausas não serem produtivas, elas são essenciais para manter a paz de espírito e não te sobrecarregar. Vale ressaltar a diferença desses descansos para os intervalos obrigatórios pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O assunto aqui trata-se sobre os micro intervalos, denominado assim pelo especialista no tema Sooyeol Kim, Ph.D. na Universidade de Illinois. 

Para Kim, esses momentos contribuem para manter uma concentração maior, diminuem níveis de estresse e até evitam lesões físicas oriundas do sedentarismo no teletrabalho. O expert enfatiza duas características necessárias para esses períodos serem favoráveis: eles devem ser curtos e voluntários. A partir dessas medidas, com base nas pesquisas do doutor, a produtividade aumenta e a ocupação torna-se mais prazerosa.

Importância do alongamento e atividades física 

Independentemente do local de trabalho, a falta de exercícios físicos durante o expediente é um grande vilão para sua saúde, tanto corporal como emocionalmente. A permanência desse estado pode levar a complicações clínicas, como a síndrome de Lesão por Esforço Repetitivo (LER). O Brasil, nesse aspecto, encontra-se em uma situação preocupante: mais de dois milhões de casos são diagnosticados por ano, segundo o Hospital Albert Einstein. 

A LER é um conjunto de doenças relacionadas com movimentos repetitivos, postura inadequada, esforço físico abundante e outras causas resultantes de diversos problemas. Entre as consequências, estão a tendinite, bursite, dedo em gatilho e outras condições diretamente ligadas aos músculos, nervos e tendões do corpo. Todos esses resultados pioram o bem-estar no trabalho e prejudicam a sua disposição e satisfação.

Visando evitar esses problemas, vale pôr em ação as recomendações para prevenir o agravante:

  •  Mantenha os ombros relaxados e as costas eretas, apoiadas em conforto na cadeira no caso de estar sentado. Evite os punhos dobrados e apoie os pés em uma superfície.
  • De tempos em tempos, em intervalos de 30 minutos ou uma hora, faça alongamentos e ande por alguns instantes. Dessa forma, você mantém os músculos e articulações ativos.

Entenda seus objetivos

A insatisfação laboral pode vir também da falta do autoconhecimento. Nesse caso específico, a não compreensão do futuro ocupacional traz descontentamento e falta de vontade no dia-a-dia. Conhecer novas carreiras e transformar gostos e hobbies em renda são alguns caminhos possíveis de se seguir. Se deseja saber mais sobre, leia a matéria do nosso blog “É possível ser genuinamente feliz no trabalho?”.

Concluindo

Por fim, é primordial se sentir bem e contente no trabalho. Além de trazer uma performance melhor, ter esses cuidados são formas de zelar por sua saúde. Atente-se, portanto, aos hábitos, organização, postura e disciplina. Além disso, faça alongamentos, pausas e reflexões sobre planos e metas. Dessa forma, é provável atingir o bem-estar durante o ofício.

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete