Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
e-possivel-ser-genuinamente-feliz-no-trabalho

É possível ser genuinamente feliz no trabalho? 

Notícia | 04/02/2022

Laura Pereira

Uma coisa é certa: a busca pela felicidade é tão antiga quanto a humanidade. Inclusive, um dos maiores objetivos de muitos estudantes, estagiários, aprendizes e CLTs é ser genuinamente contente com seu trabalho. Entretanto, ser um profissional de alta performance, satisfeito com suas demandas e motivado a buscar melhores resultados é o desafio da modernidade. Isso nos traz um questionamento: quais medidas tomar para estar cada vez mais perto desse estado de espírito? 

O que é necessário para alcançar a felicidade no trabalho?

Segundo Cláudia Danienne, psicóloga organizacional e empresária da Degoothi Consulting, conquistar esse prazer “pode parecer utópico, mas não é”. Para ela, esse é um grande objetivo tanto para o empregador quanto para o colaborador. Afinal, é um ganho para ambas as partes, pois resulta em consequências positivas em todos os aspectos. 

De acordo com uma pesquisa, realizada em 21 estados pelo consultor de carreiras Fredy Machado, para o seu livro “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional”, cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus ofícios. Desse percentual, 36% estão lamentosos e 64% gostariam de fazer algo diferente para atingirem o regozijo. Para o autor, os principais motivos para isso é a definição da carreira muito cedo e por intermédio da imposição dos pais. 

Consoante à Rhayssa Souza, jornalista e social media na VX Comunicação, para alcançar esse sentimento positivo é preciso estar atento a alguns pontos. “Em primeiro lugar um ambiente protegido, onde respeite quem você é e todas as suas particularidades. Também é importante se sentir seguro para errar, sem temer uma demissão na hora, um local confortável para aprender. Por fim, é imprescindível se identificar com a empresa/produto, mesmo sendo só um pouco”, afirma. 

Dicas para ser mais feliz no trabalho

Pensando nessa busca incansável, Cláudia elencou três dicas cruciais para conquistar a alegria no ambiente corporativo, bem como desempenhar suas atividades de maneira mais engajada e com repercussões satisfatórias para todos. Confira:

- Encontre seu propósito: 

Este tópico trata da relevância em entender os seus desejos, de modo a descobrir onde você quer incidir e como colaborar verdadeiramente para isso, amando aquilo proposto. Não atue no “modo zumbi”, ou seja, mecanicamente, sem vontade de aprender. Pense no resultado final e relembre a autoria, seu nome estará exposto juntamente com seu feito. Encontre pontos de conexão e procure fazer o seu melhor. 

Caso não se sinta contente, combine algo com você, pode ser um hobbie para se tornar sua principal ocupação. Por exemplo, transforme seu artesanato em fonte de renda ou mude de função em um job rotation. Valorize-se, coloque alma em suas tarefas e acolha-se para compreender como você pode ser feliz. Toda oportunidade tem algo de positivo a oferecer, por isso, extraia essa experiência. 

- Aposte em inclusão e diversidade: 

Invista em times diversificados, inclua as pessoas em desafios, ouça e valorize opiniões diferentes. Independentemente da atividade, acredite na força da pluralidade. Isso porque há maiores chances de encontrar soluções assertivas, afinal, a ideia contemplará diversas mentes, formações, culturas, idades, gêneros, entre outros, assim como o seu público de consumidores. 

- Revele sua gratidão:

Esse fluxo é contagiante! Afinal, ele é cíclico e estimula atitudes de externar felicidade em todos os envolvidos. Ainda, incentiva o cérebro a reconhecer as pequenas conquistas, movimentando-o sempre para querer sempre mais, consequentemente, para ir adiante. Outro ponto: quem recebe palavras de agradecimento ganha o dia e isso repercute internamente, como uma generosidade incrível. Não é à toa a existência de exposições com “gentileza gera gentileza”, porque isso é um fato. Não guarde para si bons momentos, inspire outras pessoas. No escritório isso gera uma cultura de feedback, senso de pertencimento, empatia e outros aspectos. 

Por fim, a psicóloga finaliza com duas frases: “quando uma mente se abre a uma nova ideia, jamais voltará para seu estado original”, do físico Albert Einstein, e “uma vida sem propósito é uma morte prematura”, do romancista Goethe. O Nube reconhece a preciosidade de se sentir completo com seu trabalho, por isso, diariamente compartilhamos dicas e sugestões para você estar cada vez mais próximo desse sentimento. Continue nos acompanhando e lembre-se: conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete