Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Administrar, cuidar e desenvolver um time são ações de grande responsabilidade. Com base nesses preceitos, é determinado o quão produtivo e harmônico serão os colaboradores. Por isso, é de suma importância uma boa liderança. Para tanto, ter determinados saberes e qualidades se fazem necessários.

Com o desenvolvimento de certas aptidões voltadas para a gestão, a coordenação da equipe se dá de uma maneira fácil e humanizada. Conseguir influenciar os demais é a skill com maior valor para essa posição. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 77% dos participantes atestam o poder do ensinamento e motivação para ser um chefe inspirador. Essas capacidades, ao serem aperfeiçoadas, enriquecem seu espírito de dirigente. Logo, leia a seguir como devolvê-las.

Tenha desejo de aprender

Em todas as áreas, o mercado está em constante mudança, com novas ferramentas e tendências. Se manter a par dessas atualizações é vital para qualquer profissional e, em especial, a quem está à frente de um setor. Segundo Rosi Moraes, coach e sócia diretora da Pratique Instituto, "buscar conhecimento tem total relação com a curiosidade e a vontade de aprender sempre".

Outros meios de seguir pelo aprimoramento está na realização de cursos, workshops, palestras, graduações e outras vias de formação. Além disso, estar atento às notícias e trends do mundo corporativo é outro modo de complementar seu aprendizado e, assim, ganhar credibilidade pelos funcionários e clientes. Uma ótima dica para começar a saber mais sobre a atualidade é acompanhar a TV Nube, com matérias novas a cada semana. Clique aqui e assista!

Use sua criatividade

Para empregar novidades no ambiente de serviço, cativar possíveis consumidores e manter um espaço com bem-estar e motivação, abusar de sua criatividade são as melhores vias. Defendido por Rosi como outra maneira de instrução, uma imaginação fértil traz novas ideias potenciais para a resolução de problemas e conquista diferentes caminhos para promoções.

Aguçar essa virtude depende, primordialmente, da sua abertura às opiniões e experiência dos demais. Conversar e trocar vivências, experimentos, leituras, vídeos e outros veículos de informação permite uma maior compreensão da realidade e semea possibilidades futuras. Assim sendo, formulações já ultrapassadas e desgastadas deixam espaço para recursos originais e bem aceitos, caso esses sejam elaborados em conjunto com o time. 

Empatia é primordial

Regir de modo mais próximo da sua equipe requer uma boa empatia. Essa habilidade prioriza o relacionamento e torna a ocupação menos cansativa e automática. Ao se colocar no lugar do outro, existe maior compreensão das dificuldades e desafios dos seus colaboradores. Por conta desses cenários, possivelmente, estarem longe de seu cotidiano, sua ótica pode estar mal acostumada.

Criar conexões pessoais é a síntese dessa aptidão. Para você sair da mecanização, procure conversar com os empregados sobre como está sendo o decorrer do dia, ou se está tudo bem. Ademais, não deixe de se interessar por conquistas, situações e projetos pessoais. Em nossa matéria "o que é empatia?" você encontra mais explicações e sugestões sobre esse assunto.

Impacto da autoconfiança 

Segundo Rosi, para um líder ter controle e poder de persuasão, confiar em si mesmo deve ser o primeiro passo. Passar uma imagem firme determina uma impressão positiva aos demais. A ausência dessa postura prejudica a sua reputação e perde a credibilidade dentro do espaço de trabalho.

A insegurança com a própria pessoa vem em peso em tempos de imensa exposição. As redes sociais contribuíram para a disseminação de inverdades e para a comparação extrema com os outros usuários. Nesse sentido, as sensações de incapacidade e fracasso devem ser superadas e a busca pelo bem e evolução própria deve entrar em ação. 

Complementando, possuir autoestima está diretamente ligada a esse aspecto. Cultivar o amor próprio, cuidar bem da sua saúde e ter seus valores definidos e exercidos são meios de alcançar esse bem estar. Dessa maneira, além de passar uma imagem consistente, estará também cuidando de si.

Seja resiliente

Atualmente, a resiliência, uma das competências de maior destaque, remete a como você lidará com os erros. Encará-los com desespero e sem buscar por soluções são respostas focadas no problema e não fazem seus funcionários seguirem para a resolução. Enfatizar em como irão contornar a questão é, de fato, o caminho correto. O tempo e a abordagem são fatores cruciais nessas situações e, por isso, superar esses desafios deve ocorrer de forma madura e firme.

Com base no relatório do Fórum Econômico Mundial (FEM), a tolerância ao estresse e flexibilidade estão entre as 15 habilidades em alta. Essa projeção, ainda na mesma resenha da FEM, deve permanecer até 2025. Somado às adversidades vindas com a pandemia e incertezas mundiais, saber se adequar a elas é sinal de esperança dado por você ao restante.

Cuide da inteligência emocional

Os princípios da psicoterapia a definem como a capacidade de encarar as sensações individuais e das outras pessoas. Ou seja, existe uma maior compreensão dos sentimentos e suas operações. Na jornada de trabalho, haverá diversas situações ruins envolvendo-os e conseguir lidar com eles é preciso. 

A autoconsciência das emoções, bem como o controle e entendimento das origens delas, são os primeiros passos nessa jornada. Visando realizar com sucesso e responsabilidade essas etapas, procure um especialista da área para te guiar e ajudar. Estar com a mente saudável é crucial para manter a postura com os empregados e não se expor erroneamente.

Concluindo

Portanto, para desenvolver os aspectos precisos de um bom gestor, é necessário pensar em como você se demonstra no espaço e com cada indivíduo. Prezar pela progressão nos estudos, juntamente com o autoconhecimento e aprimoramento dos saberes necessários, são as chaves para continuar com êxito essa evolução. Não deixe também de treinar a empatia e criatividade, alcançando assim mais conquistas.

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete