Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A felicidade é um fator de motivação para qualquer situação da vida e quando adentramos o mercado de trabalho, não é diferente. A produtividade está altamente relacionada à satisfação com as tarefas e toda a atmosfera proporcionada pela organização.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou isso ainda mais claro. De acordo com a pesquisa, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.

Nesse cenário, o departamento de recursos humanos, responsável pela gestão estratégica de talentos, está cada vez mais aprimorado. Uma ferramenta usada pelo setor para levantar métricas é o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), uma escala capaz de mensurar a satisfação dos colaboradores com sua vida ocupacional e ambiente organizacional.

Para calculá-lo, os funcionários respondem a um questionário com perguntas relacionadas ao engajamento com a companhia, o quanto se identificam com ela, a percepção sobre a gestão de pessoas, carreira e suporte organizacional às atividades.

Visto o quão importante é o prazer para o dia a dia das pessoas, desde 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU, reconhecendo a relevância da alegria e do bem-estar como metas universais e inspirações para políticas públicas em todo o mundo.

Impacto corporativo

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, instituição referência em recrutamento especializado, apontou em uma escala de 0 a 100, a pontuação média de 70 na  satisfação no trabalho. Os empreendimentos com mais de 10 mil membros na equipe marcaram abaixo dessa média. Enquanto as pequenas e médias ficaram acima.

O cenário não é dos mais terríveis, mas evidencia a necessidade das grandes entidades estarem sempre atentas e incentivando o bem estar do time. Por isso, o relatório apontou seis fatores influentes na felicidade do colaborador:

  1. A combinação certa para o cargo e a empresa;
  2. A sensação de empoderamento;
  3. Se sentir valorizado;
  4. Trabalho interessante e significativo;
  5. Igualdade;
  6. Relações de trabalho positivas.

Na voz da especialista

Para Alexandre Slivnik, palestrante internacional e especialista em encantamento de clientes, levanta uma questão importante para o assunto: "é crucial levar em consideração a vida pessoal do contratado e não somente a profissional. Se o indivíduo tem um problema em casa, acaba se estendendo para o ambiente corporativo."

Por essa razão, o expert orienta os gestores a disponibilizarem um tempo do dia a dia para a equipe cuidar de adversidades pessoais com potencial de atrapalhar as tarefas. Assim: "quando o colaborador estiver infeliz pensará nos empecilhos exteriores. Portanto, para ele ter foco na ação precisa estar bem resolvido com as coisas do lado de fora", finaliza Slivnik.

Dicas para carreira

Vimos diversos aspectos de como as firmas lidam com o assunto. Porém, quais são as dicas para os trabalhadores? Existe alguma atitude para melhorar a própria satisfação?  Nataly Kogan, a co-fundadora da startup Happier preparou um pequeno guia com 10 dicas sobre como enxergar seu local de trabalho de uma perspectiva diferente e mais bem humorada.

O artigo foi traduzido pela revista Exame, mas originalmente está publicado em um site sobre moda e estilo de vida feminino, Refinery29, com um adendo: se você está em uma situação realmente miserável no trabalho, é preciso procurar outras opções. Entretanto, se a circunstância é apenas um dia difícil ou muito atarefado, o manual pode ajudar. Vamos lá:

Faça uma fuga de 60 segundos

Escolha um momento no meio do dia e configure o alarme de seu telefone. Quando o despertador tocar, levante-se da mesa e deixe o celular e computador de lado por um tempo. Respire fundo, dê uma caminhada pelo escritório, coma um pedaço de seu chocolate favorito ou tome um café. Depois, volte para seu espaço e retome as atividades de onde parou. Segundo Nataly, depois de tomar uma pausa o profissional se sentirá renovado e mais calmo.

Faça alguma outra coisa antes de checar seu e-mail

Os e-mails podem tomar muito do seu tempo. Se antes de abrir a caixa de entrada você já cumprir alguma outra tarefa, terá a sensação de um dia mais produtivo e consequentemente com mais energia e disposição para encarar as próximas demandas.

Bloco de anotações

Parece meio bobo, mas funciona! – diz a executiva – os vários estudos a respeito dos benefícios em expressar gratidão não estão errados: por no papel os momentos positivos sobre seu dia te fazem gostar e apreciar mais o tempo de serviço, além de se sentir mais animado para o dia seguinte.

Faça de seu espaço um lugar menos chato

Coloque fotos especiais para deixar sua mesa aconchegante. Desperte mais energias positivas com canetas coloridas, cadernos, posters do seu filme favorito, livros, revistas e outros acessórios. Esses elementos despertam lembranças e ajudam a relaxar.

Faça uma gentileza para um colega todos os dias

Leve o aperitivo favorito de seu colega de trabalho e deixe-o na mesa para surpreendê-lo. Elogie alguma característica de um amigo, deixe recados engraçados ou chame alguém para um chá. Demonstrar gentileza traz benefícios para a própria pessoa, tornando-a mais agradável.

Faça reunião durante uma caminhada

Ao invés de ficar sentado na sala de conferências, faça uma reunião enquanto caminha fora do ambiente de trabalho. 20 minutos de ar fresco durante o dia desperta uma sensação de bem estar! Assim, a conversa pode ser ainda mais produtiva.

Procrastine com qualidade

Parece estranho, mas parar de vez com a procrastinação pode te deixar mau humorado. Obviamente, a dica não é te fazer passar horas navegando na web ou nas redes sociais. Pelo contrário: defina uma meta e tire um tempo para descobrir algo novo durante o expediente – procure novas receitas, sites ou leia algo em seu blog predileto.

Agende uma hora para cada tarefa

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode te deixar até 25% menos eficiente – e ainda te faz sentir sobrecarregado. Organize uma coisa para fazer e dedique-se àquilo. Se for preciso, deixe o celular de lado e desligue-o da Internet para não se desconcentrar.

Sente-se direito ou levante-se!

Sentar-se corretamente pode te dar mais ânimo. Levantar e se movimentar de vez em quando também ajuda a alongar o corpo. Defina uma regra para se levantar quando for tomar alguma coisa, por exemplo, use uma garrafa pequena para beber água e obrigue-se a buscar algumas vezes ao dia.

Agora, você já entendeu o impacto da felicidade na produtividade das equipes. Seja você líder ou liderado é essencial reconhecer os aspectos capazes de aumentar a sua satisfação e também a dos demais. Afinal, todos podem contribuir para um ambiente cada vez mais saudável e próspero.

Gostou do assunto? Continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhuma novidade sobre o tema e o mercado de trabalho. Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas de estágio e aprendizagem do mercado!

Compartilhe

Enquete