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O recrutamento humanizado é a chave para assertividade 

Notícia | 27/01/2023

Ana Clara Lima

Os últimos anos foram caracterizados pelas intensas mudanças no mercado de trabalho. Com a chegada da Internet, muitos assuntos foram colocados em pauta e debatidos, algo responsável por trazer certa conscientização para os indivíduos. Nesse meio tempo, certos preceitos tornaram-se obsoletos e novos pensamentos e costumes têm sido consolidados. Sempre acompanhando o comportamento da sociedade, o meio corporativo sente os efeitos das tendências e dos atuais candidatos em busca de vagas. Tendo consciência disso, toda a recepção e convivência com um integrante do time deve ser adaptada a conjuntura na qual estamos inseridos. Sendo assim, fique por dentro das perspectivas e interesses profissionais hoje em dia. 

Garanta a assertividade nos recrutamentos

Acabou de começar 2023 e como sabemos, início de ano é um momento no qual inúmeras empresas passam por renovações internas e externas. Na tentativa de formar um novo quadro, os objetivos daquela temporada devem estar alinhados com todos os membros.A grande dificuldade nessas horas não é apenas encontrar as qualificações desejadas, como também se deparar com um fit cultural compatível. Esse quesito pode fazer uma diferença significativa no convívio e até mesmo nos resultados. 

Nesse contexto, é primordial a realização de uma autoavaliação de seus comportamentos e possíveis evolução, pois isso esclarece as expectativas e define qual o perfil a ser procurado. “Pode ser difícil, porque às vezes nem o próprio recrutador entende qual a real necessidade da empresa naquele momento. Entretanto, é importante os líderes, ao conduzirem as entrevistas, buscarem formas de captar se há uma razoável comunhão de valores entre a organização e os candidatos apresentados”, comenta Uranio Bonoldi, especialista em tomada de decisão, carreira e negócios. 

Toda seleção varia de acordo com o tamanho da instituição, setor, colocação e quantidade de candidatos inscritos. Por isso, tudo deve ser muito bem apresentado para a avaliação do aspirante acerca da conformidade dos princípios do local. “Quando temos uma visão clara de nossos valores, metas e objetivos, conseguimos comunicar melhor aquilo esperado por quem trabalhará conosco, e isso facilita na contratação de novos colaboradores. Assim, no processo seletivo, será mais perceptível visualizar aqueles desalinhados com os propósitos da entidade”, complementa Bonoldi.

O acolhimento deve existir desde o primeiro contato!

Ultimamente, o mercado tech tem crescido expressivamente no Brasil. Com isso, a falta de funcionários qualificados é um grande desafio para as instituições. De acordo com um levantamento da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), é estimada uma carência de aproximadamente 400 mil profissionais no setor para as vagas existentes no Brasil. Logo, a tentativa das companhias tem sido a prática do recrutamento humanizado com a finalidade de deixar o procedimento mais leve e atrativo para todos.  

Nesse sentido, focar nas pessoas desde o início é uma conduta extremamente frutífera para o coletivo. Afinal, essa é a prioridade da vez nesse cenário de valorização dos relacionamentos interpessoais e qualidade de vida. “Os processos seletivos tradicionais já não se adequam às necessidades de especialistas e times de tecnologia. Atualmente, as relações de serviço saudáveis e consequentemente produtivas acontecem a partir do cuidado genuíno com os envolvidos, e isso deve começar desde o primeiro contato”, pontua Karine Silveira, COO e Head de Cultura, Pessoas & Pets da Impulso.

Ao olhar para o funcionamento do estabelecimento no dia a dia, é crucial entender o seu padrão comportamental para poder traçar as concepções éticas e morais na qual almeja atingir. “A partir daí, começa-se a questionar: quais formas o novo membro poderá auxiliar no alcance de tais objetivos? Qual a personalidade esperada de um integrante, para se adequar aos princípios e cultura da organização? Conhecendo melhor o próprio negócio, é possível desenhar o tipo de funcionário no qual deseja-se realmente”, complementa o especialista em tomada de decisão, carreira e negócios.

A comunicação deve ser mantida

Como nunca, se mostrar ativo acerca dos assuntos em alta é fundamental para prosperar no mundo dos negócios. Isso garante um posicionamento da marca como atualizada e consciente sobre as causas sociais. Hoje em dia, algo muito prezado pelos indivíduos é o diálogo sincero e aberto sobre os mais variados assuntos. Por essa razão, ir direto ao ponto de forma respeitosa e empática, conquista a confiança de qualquer um. 

Segundo a Pesquisa de Tendência em Comunicação Interna, publicada pela Ação Integrada Agência de Comunicação, dentre as 285 firmas levantadas, 70% apontaram como principal desafio o engajamento dos gestores como comunicólogos. Além disso, 58% relataram dificuldades em melhorar a Employeer Experience. Grande parcela dos executivos dedicam o seu tempo com as tendências mercadológicas e seus possíveis investimentos, principalmente quando falamos sobre aqueles voltados para as áreas mais exatas. No entanto, é indispensável saber se relacionar bem com todos, levando em consideração o fato de 47%  das entidades acreditarem no líder como o principal canal entre os membros da equipe. 

Torna-se evidente, portanto, como a maneira de se comunicar não pode ser deixada de lado pelos gestores e recrutadores, haja visto os impactos positivos de abordar os indivíduos educadamente. “Após o esclarecimento do processo e das expectativas da empresa, é essencial a utilização de uma linguagem empática e dispor de uma comunicação clara e objetiva, principalmente sobre o detalhamento e atualização das etapas do processo. É relevante manter a prática do feedback transparente para as pessoas não terem a sensação de perda de tempo ou dúvidas quanto à decisão da corporação”, ressalta Karine. 

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