Atualmente, grande parte dos brasileiros deparam-se com as portas do mercado de trabalho fechadas. Nesse contexto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego atinge uma média de 12,7 milhões de pessoas. Diante desse panorama, é importante realizar a autoavaliação profissional.

De acordo com José Roberto Marques, fundador do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o ser humano tende a construir barreiras psicológicas em momentos de crise devido ao contato com experiências negativas. Isso o impede de enxergar a realidade com clareza e consequentemente prestar atenção nas possibilidades. Por esse motivo, a autoanálise é fundamental no enfrentamento de crenças limitantes.

Com essa estratégia é possível ter uma visão integrada sobre si mesmo permitindo enxergar acertos e erros, comportamentos a serem trabalhados e pontos fortes a serem impulsionados na jornada em busca do sucesso na carreira. “Afinal, ao atingir um objetivo final, é necessário compreender onde se está para reconhecer aonde se quer chegar”, afirma.

Para o especialista, a grande eficácia está no fato de representar um caminho alternativo para a ausência de motivação. “Ao se conhecer, a pessoa está apta a entender o funcionamento da própria mente. Ou seja, é possibilitado encontrar quais questões a impulsiona e a faz feliz, a fim de focar os esforços em desenvolver uma carreira sólida”, explica. Portanto, algumas reflexões fazem diferença no processo. Veja as sugestões do coach:

1. Descubra os seus talentos.
2. Qual é a sua melhor característica?
3. Conheça seus defeitos.
4. Identifique seus bloqueios.
5. Quais são os seus anseios na vida profissional?

Juliana Bittencourt, designer em Curitiba, confessa gostar de praticar o autoconhecimento. Para ela, os efeitos são positivos, pois possibilitam entender seus limites em relação a si mesma e aos outros, a se adaptar em diversas situações e lidar melhor com diferentes personalidades. “Respeitar minhas limitações e criar uma ponte entre meus interesses e crenças, ajuda a selecionar bem o ambiente no qual desejo trabalho e com quais pessoas quero compartilhar conhecimento. Assim, escolho lugares os quais me permitam crescer”, conta.

Portanto, o alinhamento do propósito pessoal com os passos a serem tomados no futuro é o combustível correto para persistir na missão de alcançar o sucesso. Só assim, encontrará sua motivação diária.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe