Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O mundo vem sofrendo grandes mudanças em diversos aspectos e um deles foi no ambiente de trabalho. Nesse sentido, muito se fala sobre a importância da diversidade, inclusão e a cultura organizacional alinhada ao fit cultural do colaborador. Portanto, estagiário e aprendiz, continue lendo e entenda melhor sobre esse assunto.

As empresas precisam acompanhar as tendências

Ter a maturidade de se reinventar, de acordo com as exigências de um mercado em constante evolução, é um objetivo comum das organizações. Por isso, um dos primeiros passos a se considerar é o valor da cultura organizacional e o comportamento dos profissionais, principalmente de quem está chegando.

Por outro ponto de vista, quando um candidato busca uma oportunidade, é muito significativo conhecer a essência da entidade. “Ou seja, a missão - qual a atuação da marca e a finalidade; a visão - onde ela quer chegar; e os valores - como ela constrói o seu dia a dia. Afinal, o aspirante trás os seus princípios, a sua história e objetivos pessoais. Logo, fazer essa avaliação vai te ajudar a entender se aquela entidade tem a ver com o seu momento, propósito e crenças”, afirma a mentora em carreira e liderança, Gisele Miranda.

Nesse sentido, as corporações com essa preocupação tem muitos resultados. “A sinergia contribui para os processos acontecerem de maneira mais efetiva e a melhora do clima interno, porque as pessoas certas, nas posições melhor alinhadas, entregam mais e com a intenção justa”, diz o facilitador de treinamentos da Crescer, Valdemir da Silva Romualdo.

Afinal, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais em comparação com outros. Ou seja, a identificação entre as deliberações pessoais com os da companhia é significativa para ambos os envolvidos, pois mantém-se o engajamento e motivação.

Os candidatos também estão com um novo olhar

Sendo assim, é preciso analisar quais fatores brilham os olhos quando se fala em uma companhia. Segundo pesquisa do Nube com mais de 34 mil participantes a aspiração por cargos de liderança (39,86%) vem tomando o lugar das grandes remunerações (9,44%).

Então, a partir do autoconhecimento você já sabe de seus pontos fortes e de melhoria. Ou seja, como contribuir para o crescimento da instituição. Afinal, um futuro líder precisa estar sempre atento às tendências e buscar conhecimento constantemente por meio de aperfeiçoamento, relacionamento interpessoal e cooperação em equipe.

Já para 23,05% dos entrevistados, a flexibilidade de horários é o fator determinante. Isso vem ganhando destaque durante a pandemia e pode aumentar a produtividade e a qualidade de vida do colaborador. Ou seja, para as companhias, vale a pena considerar também.

Outros 16,82% priorizam os benefícios na hora de optar pela posição. Isso impulsiona a motivação e reconhecimento do time, logo, ficam mais engajados em suas funções e com a organização. Então, considerar mudanças nesse contexto também pode trazer inúmeros resultados para ambas as partes.

Organize seu recrutamento

Logo, as vantagens de um processo seletivo com embasado no fit cultural são para todos. “Isso porque não existe uma conduta errada nesse sentido, a bagagem pessoal do concorrente jamais pode ser julgada como ruim, mas como diferente, na pior das hipóteses. Sendo assim, se for muito divergente dos ideais da liderança e corporação, isso poderá gerar dificuldades na relação com a instituição. Ou seja, conflitos, dilemas éticos e outros problemas”, ressalta o diretor e professor da Universidade Positivo, Fábio Vizeu.

Pensando nisso, elencamos algumas dicas para ajudar nesse recrutamento.Veja:

Conheça as habilidades de cada um - fatores como agilidade, proatividade, comunicação e foco são determinantes na hora de aprovar um novo contratado. Muito além de ter uma vivência, o talento precisa de determinadas qualidades.

Avalie o comportamento - a reação do indivíduo diante de situações de crise, pressão, estresse, entre outros, pode ser observada. Dessa forma, se conhece mais sobre a rotina e as relações do colaborador com os veteranos.

As lideranças têm um papel fundamental - tais influenciadores internos podem auxiliar na integração dos ingressantes, principalmente no onboarding. Isso tornará mais fácil o processo de comunicação do novo trabalhador com os demais. Logo, potencializa o engajamento já no início da jornada.

Acolha quem chega - como falamos, a recepção é muito significativa e pode trazer frutos, pois motiva e fortalece conexões agradáveis entre todos. Não se esqueça de apresentar ao ingressante os espaços da corporação, é mais um passo fundamental. Assim, incentive-o a participar dos canais horizontais de comunicação interna, descentralizando a função normalmente atribuída ao departamento de RH e horizontaliza as integrações.

Ao seguir essas sugestões, a entidade está pronta para abrir as portas para os talentos do mercado, 100% disponíveis a aprender e contribuir com o sucesso do grupo, principalmente quando falamos de estagiários. Por isso, é uma via de mão-dupla: o estagiário aprende, traz conhecimentos inovadores e ganha experiência. Já a entidade fortifica as metas, objetivos e lucros.

Já, se você é um jovem estudante, é fundamental analisar essa compatibilidade com as morais institucionais, pesquisar sobre o espaço laboral e chefia, crescimento e aprendizagem. Tudo isso pode passar despercebido caso a candidatura ocorra exclusivamente por conta do alto rendimento financeiro. Então, fique ligado!

Mudança de dentro para fora

Vale lembrar: a socialização organizacional deve ser ajustada às modalidades existentes, pois todo o sistema sofre ajustes, tais como a entrega e assinatura de documentos, exames, inclusão, local de ofício, etc. Nesse contexto, 55% das corporações ainda precisaram fazer mudanças significativas, segundo o levantamento da Spring Professional.

Nem tudo se resume a retorno financeiro, cumprimento de metas e afins, isso ficou bem claro durante a Covid-19, concorda? As pessoas precisam de cuidados e de quem preza pelo seu bem estar mental e físico. Por isso, esses são os pontos mais valorizados pelos candidatos.

Grandes interesses apontam novos caminhos a seguir, então, mantenha-se informado. Para isso, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você se destaca em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!

Compartilhe

Enquete