Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quanto-um-feedback-pode-fazer-diferenca-em-sua-empresa

Quanto um feedback pode fazer diferença em sua empresa? 

Notícia | 15/08/2022

Larissa Almeida

O feedback pode ser uma palavra em inglês para resumir o momento de crítica construtiva entre duas ou mais pessoas. Esse conceito parece se tratar de uma conversa tensa, mas não é bem assim. Criticar não significa apontar um erro, e sim, a capacidade de julgar algo de forma favorável ou não. Então, esperar sempre o pior desse instante não é aconselhável, pelo contrário, reveja a sua trajetória e dessa forma é possível prever o teor da avaliação. Você se sente preparado para tirar proveito desse recurso? Descubra como dar e receber apontamentos, pois no estágio, aprendizagem ou até mesmo CLT, ele é recorrente.

Quando devo aplicar o feedback?

Manter uma periodicidade fixa, em função de atualizar o colaborador sobre o seu desempenho na empresa, é crucial para a sua manutenção. “A cada três ou seis meses, é ideal o líder reservar uma hora de seu tempo para discutir o futuro de cada membro do seu time. Algumas organizações têm políticas muito bem definidas de crescimento e orientação, outras não, mas é importante a liderança empresarial atuar diretamente neste processo”, sugere Marcelo Murilo, vice-presidente de inovação e tecnologia do grupo Benner.

Além desse, existem outros instantes essenciais para realizar essa troca. Quando um prestador comete um erro drástico ou atitudes desagradáveis em seu dia a dia não é possível fazer vista grossa, afinal, isso pode impactar no restante da equipe. “Não gerar constrangimento para o funcionário é fundamental. Logo, um diálogo mais abrangente pode prevenir essa situação. Dessa forma, quem errou consegue assimilar sua responsabilidade e assim, se autocorrigir. No entanto, existem exceções, em casos preocupantes ou recorrentes, é necessário tratar do equívoco pontualmente”, pensa Cauan Torres, estudante de Jornalismo.

Olhar só para o viés ruim das ações vai contra os princípios da motivação. Isso reverbera diretamente nos quesitos como a produtividade daquele indivíduo ou grupo. Segundo um levantamento realizado pela Pulse, em 2021, com 120 mil colaboradores de diferentes corporações brasileiras, apontou como a justiça e desenvolvimento são os fatores mais relevantes para o incentivo. Sendo assim, reverenciar os aspectos positivos possui um grande peso: profissionais satisfeitos com a frequência e a qualidade do reconhecimento são de duas a quatro vezes mais engajados. Além disso, quando há clareza sobre a política de remuneração, premiação e promoção, o número é duas a três vezes maior.

Prezar pelo desenvolvimento do seu colaborador pode transformá-lo

Essa assistência gera conexão entre os gestores e seu pessoal, assim é possível cultivar uma relação de proximidade e melhorar a comunicação por completo. “Eu considero as avaliações como parte fundamental do relacionamento entre estagiário e supervisor”, completa Torres. A partir disso, ele tirou diversos ensinamentos, hoje, essas características compõem o seu perfil corporativo. “Sou muito inseguro, outros nessa mesma situação podem se identificar. Diante disso, quando recebi um retorno além das minhas expectativas comecei a acreditar em mim mesmo e ter orgulho dos meus feitos. Nesse dia, chorei e meus comportamentos diante do trabalho mudaram, assim fiquei mais confiante”, expõe o universitário.

Murilo ainda afirma e usando da simples significação do termo, explica a sua finalidade.”A palavra da língua inglesa, representa a junção de feed (alimentar) e back (de volta), ou seja, a tradução livre é compreendida como o ato de realimentar: dar resposta a uma atitude ou comportamento e sua efetividade pode surpreender. Isso é desenvolver os aspirantes na realização do ofício e no constante processo de evolução. Ele pode ser técnico ou comportamental, mas deve ser feito por meio de dados, não de percepções”, esclarece.


Existe uma postura ideal para lidar com esse momento avaliativo?

A resposta é sim, tanto para quem aplica quanto para o ouvinte. Pensando no primeiro sujeito, ter certo nível de sensibilidade e a famosa empatia é indispensável para desempenhar bem essa atribuição. “Já fiquei com certa mágoa após ser alvo de grosserias, mas no geral eu ouço, entendo e reforço o compromisso como maneira de evitar outros problemas”, indaga Torres, também estagiário de atendimento.

Como exceção não é regra, existe um padrão a ser seguido para ministrar a ocasião e ela não fomentar um clima desfavorável no ambiente de trabalho. “O empregado precisa sair dessa conversa com total compreensão sobre a sua aclamação ou ganhar a capacidade de se aprimorar. Assim, o primeiro passo é fazer uma avaliação de como o método está sendo executado, se as informações estão de acordo com proposto e nada está além das expectativas alcançáveis", instrui o vice-presidente.

Para compilar o tema, ser assertivo, prezar a transmissão de lições e levar em conta outras visões, põe seu negócio em potencial de expansão. “Uma equipe confiante e autônoma influencia o crescimento. A parceria e convicção com a liderança e a corporação, impactam nos resultados”, conclui Murilo.

Quer saber mais maneiras de ser reconhecido em seu estágio ou aprendizagem? O Nube te ajuda! Diariamente matérias são publicadas aqui no blog para orientar você e seu gestor de todas as novidades e inovações do mundo empresarial. Para quem prefere um conteúdo em vídeo também pode ficar atento aos programas da TV Nube, além de dicas de carreira, você entende como se comportar nesse meio.

Outra forma de aproveitar as disposições do Nube é se inscrevendo na Feira de Estágios Nube 2022! Está logo aí, do dia 30 de agosto a 1° de setembro acontece o maior evento on-line de estágios do Brasil! Com convidados especiais determinados a te preparar para as mais diversas situações no caminho da profissionalização. Além da chance de conquistar uma vaga com um nome de referência, você pode concorrer a diversos prêmios incríveis pensados para colaborar com a sua formação estudantil ou te acompanhar no instante de lazer.

Quer ficar ainda mais perto da gente? Então, seja um seguidor em nossas redes sociais! O @nubevagas espera você no Twitter, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e Linkedin. Outra forma de estar do nosso lado é instalando em seu smartphone o nosso aplicativo (Nube Vagas) e habilitando as notificações.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete