Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-nova-era-dos-processos-seletivos

A nova era dos processos seletivos 

Notícia | 26/07/2021

Rodrigo Barreto

Apesar das dificuldades enfrentadas nos anos de 2020 e 2021, podemos tirar coisas boas para o presente e o futuro. A pandemia obrigou todos a mudarem a maneira de viver e, assim, vieram novidades. Isso pode ser notado nos processos seletivos aplicados pelas corporações atualmente, com mais tecnologia e novos métodos para conhecer os pretendentes.
Até pouco tempo atrás, era comum nas entrevistas de emprego serem feitas as mesmas perguntas e a análise básica do currículo. Porém, isso não é o suficiente para conhecer a pessoa, saber suas principais características, qualidades, defeitos e seu potencial. Agora, novas técnicas são utilizadas na escolha de um candidato.
A coordenadora de recrutamento e seleção do Nube, Jéssica Quione, destaca algumas mudanças: “nos últimos anos a seleção está cada vez mais tecnológica, com o uso de novas ferramentas e técnicas de avaliação, possibilitando a execução de forma 100% on-line.”

As mudanças

A obrigação de continuar realizando os trabalhos durante o isolamento social transformou esses processos em totalmente digitais. Porém, isso trouxe condições não existentes anteriormente. A possibilidade de observar pessoas de qualquer parte do mundo reunidas em uma sala de vídeo chamada, por exemplo, abriu um leque de opções para os contratantes.

Além disso, o fato dessa abordagem ser realizada on-line, traz alternativas melhores para avaliar alguém postulante ao cargo. A gravação de voz e imagem contando sobre as experiências e uma vídeo-entrevista com um selecionador antes de chegar a etapa de conversar com o gestor pode facilitar o andamento.
A analista de RH do Expresso do Ocidente, de Brasília, Samara Silva, destaca algumas alterações: “tudo ocorrerá de forma remota. Tivemos um aumento considerável nos pedidos de apresentação por meio de vídeos.”
A Internet oferece também a chance de aplicar testes mais técnicos e práticos sobre a futura função do concorrente ou uma prova prévia para saber se a pessoa está apta a ocupar aquele cargo.

A adaptação

Com tantas mudanças, quem procura um emprego deve se adaptar ao novo modelo de entrevistas. Sendo assim, deve estar preparado para responder às avaliações, saber se portar na frente da câmera, se comunicar de maneira clara e se capacitar para estar sempre em vantagem.

Porém, as empresas também precisam de alguns ajustes para se adequar ao mercado. Para isso, necessita de bons profissionais especializados e com treinamentos atualizados. É necessário uma plataforma moderna para aplicação eficiente da triagem.

Uma ótima solução é a contratação de um agente de integração, como o Nube. Isso garante a excelência para a corporação. Eles fazem a divulgação das vagas, entram em contato com pessoas capacitadas, elaboram todo o processo seletivo personalizado, de acordo com os desejos do cliente e tudo realizado por colaboradores competentes para a função. 

A analista de recrutamento do Nube, Vitoria Ribeiro, reforça a importância de contratar esses serviços: “proporciona praticidade, otimização de tempo e segurança para todos os envolvidos. Isso ocorre por ele ficar responsável por todo o processo de captação e seleção.”

Dicas para se adequar

- Algumas dicas para quem quer se dar bem no processo seletivo são:
- Escolha um lugar silencioso e bem iluminado para gravar um vídeo ou realizar uma entrevista on-line;
- Fique de olho na sua aparência e na roupa utilizada;
- Se capacite para conseguir bom desempenho nos testes aplicados;
- Adquira conhecimento para poder largar na frente dos demais;
- Mantenha a calma, fale com tranquilidade e sem mentiras. Você não sabe qual resposta o entrevistador quer ouvir.

Para quem deseja contratar, existem pontos a serem observados:
- Aproveite a oportunidade para conversar com possíveis colaboradores de todo o país e até do mundo. Você tem uma gama de possibilidades;
- Aplique avaliações relacionadas à vaga, como: português, raciocínio lógico ou inglês;
- Tenha profissionais capacitados no seu time;
- Utilize ferramentas atuais para te proporcionar uma boa experiência.

Nas dificuldades surgem oportunidades e soluções. Para muitos, será assim daqui para frente. Por isso, é fundamental estar por dentro de tudo. Se está buscando uma vaga, procure em nosso site. Caso esteja procurando alguém para seu negócio, entre em contato conosco. Adoraremos te ajudar!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete