Com os profissionais enfrentando vários desafios e experimentando novas formas de trabalho devido à pandemia da Covid-19, o foco na experiência do empregado (EX, na sigla em inglês), se tornou ainda mais essencial para as organizações. Se trata de uma estratégia baseada na composição de elementos-chave como propósito e recompensa para funcionários. Entenda!

Empresas são testadas constantemente no “novo normal”

Neste momento, companhias do mundo inteiro estão sendo testadas, como nunca foram antes, quanto a sua capacidade de manter uma boa vivência de trabalho para seus colaboradores. De acordo com Érika Graciotto, líder de employee insights da Willis Towers Watson no Brasil, as organizações estão se esforçando para garantir a capacidade de seus times se sentirem seguros e motivados.

O dia a dia do quadro pessoal não pode ser esquecido

Esses aspectos representam, sem dúvida, um desafio para os líderes. “É possível perceber como, durante a atual crise, muitas instituições estão agindo sob pressão e acabam deixando a experiência das equipes em segundo plano, perdendo a chance de identificar insights relevantes e colocá-los em prática nesse momento”, explica.
                
Benefícios para os dois lados

Durante uma gestão de adversidades, aplicar a estratégia de employee experience é importante para os dois lados. Afinal, ela traz clareza e conhecimento de questões relacionadas aos aspectos valorizados pelos talentos admitidos, além de ajudar a entender quais pontos devem ser priorizados para manter o equilíbrio corporativo. Isso é peça imprescindível para impulsionar o desempenho financeiro.

Primeira pesquisa relevante sobre o assunto

Até o momento, não havia uma definição robusta para esse tema, nem pesquisa confiável capaz de demonstrar como a EX se relaciona com resultados comerciais. Por isso, a Willis Towers Watson desenvolveu um modelo exclusivo, baseado em evidências, o qual identifica os valores mais relevantes e possibilita, de fato, determinar se esse tópico influencia nos resultados.

A principal constatação do estudo High-Performance Employee Experience (HPEX) é como, de fato, existe um vínculo entre essa ferramenta e a receita dos empreendimentos. Portanto, quem investiu na estratégia obteve um retorno três vezes maior em relação aos outros estabelecimentos. “A employee experience, certamente, vai trazer uma diferença positiva para quem já vinha adotando a tática, pois vai viabilizar decisões mais acertadas”, afirma.

O estudo também mostrou: entidades com lucros mais notáveis investem não apenas em pontos básicos como equidade salarial, mas se diferenciam por dar atenção à clareza de valores e cultura e oportunidade de crescer na carreira. Os funcionários quando experimentam um sentimento de pertencimento, conquistas de objetivo e vigor têm maior probabilidade de terem desempenhos em níveis mais altos, além de superarem as expectativas.

Quem já passou por isso

Lucas Oliveira, estagiário de administração em Ribeirão Preto, conta como em sua empresa existem vários cuidados e benefícios oferecidos a seus colegas e a ele para gerar maior motivação. “Até coisas simples fazem a diferença, nem sempre o importante é receber o salário mais alto, mas trabalhar ou estagiar com prazer”, conta.

Dentre os recursos adotados na companhia onde atua, estão o Happy Hour (agora virtual), sessão de jogos e reuniões descontraídas durante o dia a dia. “Esse tipo de ação une a gente e dá um gás para quando precisamos focar em nossas atividades e bater as metas”, compartilha.

Criatividade é fundamental

Segundo Erika, as empresas quando oferecem essa vantagem devem agir com criatividade ao lidar com a crise porque a partir disso o engajamento é gerado. “Se você já oferecia oportunidades de entretenimento no horário de trabalho, devem pensar em como fazer isso remotamente. Também é possível trazer um senso de relevância social para os empregados fazendo parceria com ONGs durante um período tão difícil”, afirma. Nesses tempos de incerteza, os gestores quando cuidam e preservam o desenvolvimento de seus funcionários colherão mais frutos e terão melhores ganhos.

Saiba como manter a motivação em tempos de crise! Você já pensou em investir nesse aspecto?

 

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