Prático e facilitador para uns, cansativo e monótono para outros, uma das expressões mais faladas nos últimos dois anos tem sido o trabalho da equipe no modelo híbrido. Entretanto, como manter altos níveis de rendimento na categoria? Confira essas e outras informações, ao longo desta matéria.

Esse é o principal modo de alternar as formas de execução do ofício, sendo presencial e on-line. Dessa forma, adotar esse estilo de trabalho tornou-se uma tendência no mundo corporativo e há, inclusive, empresas adotando-a de forma vitalícia.

Se antes era algo considerado moderno ou utilizado por poucas contratantes em nichos específicos, hoje esse formato já é considerado o “novo normal”. Conforme pesquisa de Clima Organizacional realizada pelo Runrun.it, dos 203 participantes, 75,2% apontaram sua preferência pelo trabalho “mesclado”, com idas menos frequentes ao escritório. 

Após a mudança, muitas organizações perceberam a possibilidade de assegurar a qualidade do resultado final mesmo com o time não atuando de forma 100% presencial no escritório. Por vezes, observando a prática até mesmo como um diferencial competitivo. A adesão ao modelo se deve a diferentes motivos, como:

  • Melhora a economia de custos, tanto para a instituição quanto para o colaborador;
  • Promove maior flexibilidade no trabalho, com liberdade das pessoas em escolher quando e onde, gerando um aumento da motivação e da participação em grupo;
  • Aperfeiçoamento na gestão do tempo ao criar escalar para distribuir os dias investidos no home office e no escritório com mais inteligência. 

Entretanto, uma má gestão de tempo, sobretudo sem supervisão adequada, pode comprometer os rendimentos. Por esse motivo, juntos a um especialista no assunto, reunimos algumas informações pertinentes para ajudá-lo.

Certo, mas como manter a produtividade em dia? 

Segundo Jorge Penillo, coach e mentor de liderança, essa tarefa é muito simples. Para isso, é necessário ter bem definido horário para acordar, fazer refeições e finalizar o seu dia. Focando em encerrar o seu expediente no horário acordado em contrato. 

Nas palavras do especialista: “o mais importante é se afastar do celular durante essa jornada, por exemplo, das 8h até as 17h”. Isso porque, essa é a principal ferramenta comprometedora de eficiência da atualidade”. Em uma pesquisa realizada pelo CareerBuider, mais de 55% dos líderes acusam o celular como o maior culpado pela falta de produtividade, isto porque 82% dos funcionários ficam olhando o aparelho o tempo inteiro durante o horário comercial.

Sendo assim, é ideal afastar-se das redes sociais, pois, além de consumir tempo, ao adentrar uma mídia social, o seu cérebro gera dopamina, substância conhecida como um dos hormônios da felicidade. Com isso, gera-se a tendência de ficar “arrastando para cima” e vendo a tela o tempo todo. Quando se dá conta, já passaram-se horas e você nem notou. 

Como deixar o vício do celular no horário de trabalho?

Nomofobia é um termo criado no Reino Unido para descrever a angústia de estar sem telefone. Uma abreviação, do inglês, para no-mobile phobia (fobia de ficar sem celular). Resulta nessa mistura de medo com ansiedade e agonia por estar longe do aparelho celular, isto é, estar incomunicável ou não conectado ao mundo por meio dos smartphones

No Brasil, a nomofobia ainda é um tema relativamente novo, mas Coreia do Sul, Japão e China já consideram essa dependência um problema de saúde pública e têm centros de reabilitação. Por outro lado, segundo relatório da ONU sobre economia da informação, o Brasil é o quarto país do mundo em número de usuários na Internet.

Ou seja, independentemente da política adotada, é importante ao funcionário entender como o acesso constante às redes compromete o foco e a realização das tarefas. Assim, são necessários comprometimento e disciplina para com as responsabilidades. Algumas dicas também podem ajudar nesse sentido, como:

  • Utilize o celular antes de começar a laborar, checando tudo e avisando aos seus contatos sobre o início das suas atividades;
  • Mantenha-o por perto, pois as vezes é uma questão de necessidade ou pode surgir uma urgência, mas coloque metas e só responda realmente o inadiável;
  • Se necessário, desative as notificações ou coloque no modo “não perturbe”;
  • Viva o mundo real!;
  • Não perca o sono por causa de mensagens, pois os seus proveitos serão comprometidos pelo cansaço;
  • Tenha responsabilidade pelo seu vício, reconheça a necessidade de mudança. Caso não possua autocontrole, procure orientação psicológica.

O papel da gestão no impulsionamento dos resultados

Em relação à gestão das pessoas, ter cuidado redobrado é imprescindível para permitir aos líderes motivar a equipe. Nesse sentido, o uso das ferramentas digitais disponíveis ajuda muito.

Caso os gestores não participem ativamente no on-line, por exemplo, as chances de não engajar os colaboradores e até haver rejeição ao uso dos canais escolhidos são enormes. Logo, é necessário influenciar as pessoas mesmo à distância.

Algumas organizações optam por usar softwares de controle de ponto digital e até mesmo, mensurar quantas horas deve-se destinar a cada tarefa. Uma prática popular é deixar os próprios empregados decidirem quando querem trabalhar presencialmente e se realmente querem fazê-lo, de forma a escolher ficar em casa se tiverem um melhor desempenho com o sistema remoto.

O mais importante é manter uma consonância entre a comunicação de ambas as partes. Garantindo uma supervisão sem anular a autonomia de cada membro. Seguindo essas dicas, certamente a equipe ficará mais motivada.

O Nube te ajuda a encontrar as melhores vagas! 

Quer conseguir uma oportunidade? Sendo ela presencial, remota ou híbrida, para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter te ajudado a ter um cotidiano mais leve e descomplicado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Leitor, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe