Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Tratando-se de quaisquer projetos, ter dedicação e esforço são atitudes básicas para chegar à conclusão deles. Além do esperado, existe também o destaque. Esse pode vir de diferentes maneiras e uma delas é por meio de seu desempenho. Ao levá-lo à excelência, sua notabilidade na profissão e no ambiente de trabalho aumenta, possibilitando assim maiores chances de ser efetivado e promovido.

A ascensão de cargos é conquistada, principalmente, pela alta performance realizada. Nesse sentido, o planejamento, aprimoramento constante, organização e foco são fortes aliados para essa jornada. Tudo isso exige muito empenho e os resultados são de longo prazo. Para ajudar nisso, o CEO da FM2S - Educação e Consultoria, Virgílio Santos, compartilha métodos e orientações. Leia a seguir quais são eles.

Na voz do especialista

Segundo Santos, para desenvolver e obter notoriedade, o PDSA é fortemente indicado. Criado na década de 1950, por Willian Deming, ele visa organizar os processos de uma resolução. Porém, esse método não é o primeiro. Anteriormente, nos anos de 1930, foi formulado o PDCA e, até hoje, ambas as táticas são utilizadas.

Histórico dos dois processos

Baseado no processo científico de Francis Bacon, o ciclo de Shewhart foi elaborado nas primeiras décadas do século XXI. A partir dele, surgiu o diagrama dividido nas seguintes partes: Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar) e Action (agir). Com a premissa de entregar melhorias nos processos de produção e respostas aos  problemas, ele foi fortemente divulgado por Deming, conhecido como guru da qualidade.

Com a propagação dessa técnica, o expert percebeu a necessidade de fazer uma alteração nas siglas. Reforçando o processo de análise, aprendizagem e conhecimento, ao invés do Check, foi introduzido o Study (estudar). Assim, valores como o do amadurecimento são postos em prática. Na atualidade, há quem defenda a quase inexistência de diferenças e, já outros, o contrário. 

Etapas do PDSA

Planeje: ao perceber uma adversidade, examine-a para entender o contexto. A partir disso, reflita sobre as possíveis origens e comece a organizar esboços para solucionar esses transtornos. Para exemplificar esse decorrer, é percebido por você um problema de procrastinação. Esse contratempo pode vir por más noites de sono, autoestima, laborais e entre outras fontes. Nessa etapa, imagine então como cessar esses atrasos.

Faça: com os planos traçados, comece a colocá-los em execução. Com esses testes serão obtidos os resultados para compreender melhor as causas. Resgatando o modelo citado, tentar melhorar as noites de descanso, procurar por terapia ou reavaliar a carreira são experiências para seguir com a próxima parte.

Estude: agora, as respostas concebidas devem ser examinadas e estudadas. Pense em quais dos ensaios anteriores trouxeram melhores efeitos. Dessa forma, considere como aprimorar essas abordagens. 

Ação: todas essas avaliações são reunidas e, baseada nelas, retorne a primeira fase em caso de produtos não satisfatórios. Caso haja ações promissoras, elabore-as e crie uma padronização.

Supere erros

Uma das formas de elevar ainda mais sua performance é aprendendo com as falhas. Trazendo de volta os ensinamentos do ciclo apresentado acima, a partir desses erros é percebido onde está o descuido. Aqui, ser resiliente é primordial e, dessa forma, encare e foque em como contornar a situação. Todas essas experiências irão agregar no seu repertório e te capacitarão além do básico, pois você conhecerá as nuances do segmento e de suas tarefas.

Conhecimento tácito

Ainda fundado nas vivências, esse tipo de compreensão é sinônimo para o assunto abordado. Vindo do latim tacitus, refere-se a uma ideia expressa sem palavras. Nesse modo, esse saber não é escrito ou ilustrado. Ele está relacionado ao vivido pelo sujeito, fundado nas práticas realizadas ao longo da profissão, por exemplo.

Em razão das diferenças, essas noções são difíceis de serem compartilhadas. Por não ser um conhecimento explícito, ou seja, aquele de um manual ou tutorial, a transmissão é bem subjetiva. Portanto, para continuar performando de forma exemplar, atente-se às sugestões dos seus colegas de sala e escritório, palestrantes, supervisores e outros ao seu redor. Todos eles têm contribuições diversas, seja no ofício ou no pessoal, para agregar no seu currículo.

Marketing pessoal

Para conquistar o prestígio da sua equipe e na área, outra abordagem é pela auto propaganda. Ela consiste na divulgação das suas competências e qualidades no mercado. Apesar do nome, essa prática não significa em você dizer o quão bom é às pessoas. O reconhecimento vem através de suas atitudes.

Os atos de entregar as demandas dentro do prazo e se atentar às tarefas são esperadas por qualquer cliente ou gestor. O destaque está em o quão produtivo, eficiente, versátil e empenhado você será. Ao demonstrar essas virtudes, suas aptidões serão comprovadas e vistas pelos demais. Ademais, compartilhe com quem trabalha seus feitos, como projetos e cases de sucesso. Dessa maneira, seu esforço é triunfado.

Assuma responsabilidades

Com projeções de crescer dentro da área, o profissional deve assumir responsabilidades em demandas e serviços. Ao estar na frente de uma atividade, você deve ter o compromisso de executá-la da melhor forma possível. Isso se deve, principalmente, por conta de todos os encargos estarem dependentes de você. 

Entretanto, apesar de ser o representante, isso não define você como autor de todo o processo. Importante ressaltar a formação de equipes para grandes atividades. Delegue as atribuições devidas para cada integrante e as ordene, visando criar uma atmosfera harmônica. Esse processo todo é digno de um líder e é um gesto de excelência.

Conclusão

Finalmente, para erguer sua performance ao valorizado, é preciso estar sempre se aperfeiçoando. Por meio de tentativas, erros e aprendizados, seu desempenho evolui e te capacita mais aos futuros serviços. Combinando essas experiências às aprendidas com aqueles do nicho, estará disposto a entregar com qualidade e mérito suas atribuições. Não se esqueça de comentar com os outros seu portfólio, auxiliando assim para seu brilho.

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

 

Compartilhe

Enquete