Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Existe determinada etapa da vida de todo mundo onde há um procedimento de inserção e permanência no mercado de trabalho. Quando esse momento chega, é comum conviver com diversas dúvidas, dentre elas, saber por onde começar, quais os melhores caminhos tomar e como atingir o sucesso são algumas das mais comuns. Para se dar bem nessa fase e chegar perto de conquistar os objetivos, contar com a ajuda e dicas de profissionais experientes tende a ser uma excelente opção. Faça isso agora e entenda como promover sua carreira!

 

O desemprego e desocupação atual no Brasil 

infográfico contendo os principais dados sobre o desemprego no Brasil

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) Trimestral, divulgada em agosto deste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil recuou em oito estados e, nos demais, permaneceu estável. Ela mede o percentual de pessoas em busca de emprego, mas não conseguem encontrar. Essa foi a melhor resposta desde 2014. 

Entre as mulheres, o índice permanecia consideravelmente mais elevado (9,6%) ante o resultado dos homens (6,9%). Na média nacional, a média de desocupação foi de 8,0%.. Por cor ou raça, o número ficou abaixo desse valor para os brancos, em 6,3%, muito aquém dos pretos (10,0%) e pardos (9,3%). Para as pessoas com ensino médio incompleto, a porcentagem foi de 13,6%, o triplo das com nível superior completo (3,8%).

Analisando esses dados, é interessante fazer uma reflexão sobre as discrepâncias entre os grupos sociais e a atual realidade da nação brasileira. Fica claro como ainda há uma parcela significativa da população sem ofício, apesar da melhora total. Quanto disso se deve a indagações sobre a carreira? Ou a más escolhas no universo laboral? Fazer esse tipo de observação tende a causar ainda mais interesse em formas de criar um rumo concreto na vida corporativa e Ana Tomazelli, psicanalista e idealizadora da Ipefem, ajuda nessa etapa, expressando suas opiniões de especialista. “Eu sempre gosto de sugerir ser um combinado de conhecimento com intuição. Então, você pesquisar sobre aquela empresa, vaga e setor, conversar com pessoas as quais já passaram por ali, com alguma experiência e também não deixar de lado a emoção forte dentro de si mesmo. O que você quer para sua carreira e vida? Assim, sentir se aquela decisão realmente traz conforto, sensação de apaziguamento e paz ou se cria mais angústia e ruído interno”, indica.

 

A modernização na forma de procurar talentos

A forte ligação entre desligamentos e comportamento, somada aos desafios de competitividade nos processos de recrutamento e seleção, tornam urgente a necessidade de novas soluções para ajudar companhias e candidatos a se entenderem bem. Para isso ser viável, é importante considerar três pilares, por parte dos interessados: marca empregadora, engajamento e assertividade. Hoje, por meio de testes desenvolvidos por psicometristas e neurocientistas, já é possível mapear as genialidades, potencialidades e o perfil de cada um. Da mesma maneira, as entidades também passam por uma metodologia parecida, de modo a clarear o esperado de seus contratados em termos de cultura e valores.

Atualmente, com as novidades tech cada vez mais avançadas, a inovação tende a ser constante. Assim, com Inteligência Artificial (IA) e ciência de dados, o uso da tecnologia é essencial para identificação de potenciais combinações. Todavia, o trabalho humano não pode ser descartado e, a partir dele, com o conhecimento necessário sobre gestão de pessoas, é possível uma taxa de assertividade alta. Assim, além de facilitar a busca por currículos, esses procedimentos de admissão, no futuro, devem ser baseados em conhecer os sujeitos.

 

Soft skills e as habilidades promissoras do momento

Desenvolver habilidades essenciais, como a capacidade de se expressar, identificar problemas e tomar decisões, são fundamentais para construir uma carreira de sucesso. No mundo profissional altamente competitivo de hoje, as firmas procuram por detentores de um conjunto de conhecimentos, sólidos e relevantes. Ter essas maestrias desenvolvidas não apenas aumenta as chances de obter empregos e chances promissoras, mas também garante a vantagem de progredir e se destacar na área de atuação. 

No geral, começar a carreira no Brasil é um trajeto extremamente desafiador. No ano passado, o concurso para as vagas de graduação no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) atingiu mais de 62 candidatos por vaga, se consolidando como o vestibular mais concorrido do território. No entanto, olhando apenas os dados dos processos seletivos de estágio e trainee realizados pelo Bettha, a concorrência média atinge o assustador patamar de mais de 620 pessoas por posição.

Durante a disputa, inúmeras vezes os candidatos são avaliados somente de acordo com a formação ou cursos técnicos, não sendo considerado as chamadas soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais. Não à toa, pesquisas apontam 87% das demissões ocorrendo porque os colaboradores não têm uma postura adequada, mesmo em circunstâncias onde conseguem entregar as atividades com precisão e excelência. 

Nesse sentido, é interessante levar em consideração uma análise da McKinsey, onde a proporção de companhias abordando pautas como empatia e maestrias interpessoais dobrou no primeiro período da pandemia. Entre 2019 e 2020, capacidades de liderança e gestão se tornaram prioridade para a maioria dos empreendimentos, saltando dez pontos percentuais a cada ano, de 40% a 50%. Dentre essas capacitações, a comunicação e o autoconhecimento são soft skills impactantes. “Então, com informação suficiente e sabendo se reconhecer, chega-se à fórmula certa para tomar melhores decisões profissionais”, finaliza a especialista.

 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Assista à TV Nube: Como fazer boas escolhas profissionais?

Por fim, se você chegou até aqui, é porque de fato se interessou por esse tema. Todavia, informação nunca é exagero e sempre acrescenta! Caso queira ampliar seu aprendizado e seus conhecimentos, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo exclusivo.

Enfim, é estudante e está procurando por vagas, seja de estágio ou de aprendizagem? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Compartilhe

Enquete