O autoconhecimento é a capacidade de aprender sobre si mesmo. Essa competência tem grande relevância no contexto de vida pessoal e profissional, pois nossas atitudes, escolhas, comportamentos e até mesmo a trajetória de vida estão intimamente conectados a ela.

A frase “conhece-te a ti mesmo” atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.), é, na verdade, a inscrição exposta na entrada do Oráculo de Delfos. Neste local, dedicado a Apolo (o deus da luz e do sol, da verdade e da profecia), buscava-se o conhecimento do presente e do futuro por intermédio de sacerdotes.

Na filosofia socrática a expressão se tornou uma espécie de referência na busca não só do autoconhecimento, mas do saber universal. Para o pensador, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.

Na voz da especialista

Rubiana Ferreira, Psicóloga e Sócia da Insight Consultoria, explica as razões do autoconhecimento ser tão importante para a carreira: "Ele nos dá a oportunidade de entender nossos pontos fortes e quais podemos melhorar". Sabendo disso, é possível planejar o crescimento.

Para a especialista, o plano de desenvolvimento individual (um roteiro para sair de onde está e chegar onde gostaria) precisa dos recursos advindos da própria capacidade de reflexão interna do trabalhador. Em outras palavras, é imprescindível ter em mente um objetivo claro e trabalhar em prol dele com base em seus gostos.

Impacto do autoconhecimento na carreira

Desde pequenos, somos direcionados a encontrar um rumo no mercado de trabalho. Essa ideia nos rodeia logo na pré-escola, quando você escutou pela primeira vez a frase: o que você quer ser quando crescer? Desse momento em diante, começa uma reflexão em diversos níveis sobre qual ocupação seguir.

Porém, é essencial criar um lugar confortável e sem pressões externas para essa escolha. Muitos cidadãos definem seus ofícios com base na família ou nos ganhos financeiros e isso resulta em milhares de pessoas buscando uma transição de carreira para sentirem-se realizadas.

Segundo estudo da Kaspersky no relatório Protegendo o Futuro do Trabalho, 53% dos brasileiros querem trocar de atividade em 2022 por causa de diferentes motivações: desejo de renovação e equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), anseio de um salário mais alto (49%). Além disso, também aparecem a busca por uma função mais significativa (31%), por menor quantidade de tempo trabalhado (31%) e a idealização de trabalhar por prazer (14%).

Independentemente das razões para mudar de emprego ou para fazer qualquer alteração em sua vida, o principal catalisador é o autoconhecimento. Ele está ditando seu passo a passo mesmo sem você notar, mas é fundamental reconhecê-lo para ser mais assertivo nas mais variadas frentes.

Por fim, existem práticas para ajudar nessa reflexão? O blog Solides listou algumas dicas para adotar no dia a dia e promover o autoconhecimento. Veja:

1. Questione-se

É primordial se questionar sobre alguns pontos e tentar entender quais sentimentos e emoções elas despertam. Então, pegue papel, caneta e responda às perguntas de forma sincera: como eu ajo? Qual imagem eu transmito para as pessoas? Quais os meus pontos fortes e fracos? Quais hábitos prejudicam o meu crescimento? Quais são os meus sonhos?

2. Não tenha medo de mudar de opinião

Ter a mente aberta é parte crucial do processo. Diversas vezes, variar de opinião e implementar novos hábitos é inevitável. Portanto, não tenha medo de desconstruir ideias e antigos conceitos, pois o ser humano é mutável e, com novos aprendizados e reflexões, isso acontece naturalmente.

3. Defina seu propósito de vida

Afinal, qual é o seu propósito? Essa palavra, cada dia mais atual, tem grande protagonismo ao traçar sua trajetória, descobrir motivações, inspirações e como você deixará sua marca no mundo. Para isso, vale a pena fazer algumas reflexões: quais são os seus valores? O que você faria se não precisasse de dinheiro? Quais são as suas motivações? Quem você admira e por quê?

4. Aprenda a dizer não

Parte do processo de desenvolvimento pessoal envolve saber se impor e não ter medo de dizer não para situações contrárias aos seus valores. Assim, além de refletir sobre seu propósito e ideais, é preciso ter confiança suficiente para entender quais escolhas serão benéficas para o seu bem-estar.

Além disso, algumas ferramentas, como a roda da vida, o mapeamento comportamental e outros exames podem auxiliar muito no processo, fazendo você ter uma visão mais sistêmica de suas habilidades e competências. Por isso, a Fundação Estudar oferece gratuitamente três testes para quem quer se conhecer melhor.

O objetivo das avaliações é oferecer insumos sobre seus valores, seu estilo de trabalho e personalidade. Assim, fica mais fácil ter uma carreira de alto impacto e em harmonia com quem você é de verdade – e quanto mais gente satisfeita profissionalmente, melhor para o país! Veja:

Teste de valores

Valores são um conjunto de crenças pessoais responsáveis por guiar nossas escolhas e influenciar a satisfação profissional no médio e longo prazo. Quando trabalhamos em uma empresa alinhada conosco nesse aspecto, ficamos engajados – e vice-versa.

Faça o teste de valores aqui!

Teste de estilo de trabalho

Estilos e culturas de trabalho podem mudar muito entre uma empresa e outra. Ao compreender o seu próprio jeito de trabalhar você também pode entender em quais ambientes estará facilmente alinhado e isso se traduz em uma adaptação mais rápida e uma menor rotatividade.

Faça o teste de estilo de trabalho aqui!

Teste de personalidade

Este modelo levanta cinco atributos razoavelmente estáveis no longo prazo: extroversão, agradabilidade, diligência, estabilidade emocional e curiosidade intelectual. É uma medida muito útil na hora de perceber seu alinhamento com funções e tarefas, pois você consegue entender melhor se prefere trabalhar em grupo, sozinho, com pressão, entre outros insights.

Faça o teste de personalidade aqui!

Agora você já entendeu a importância do autoconhecimento para carreira e pode tomar atitudes para desenvolver ainda mais esse aspecto! Continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum material sobre o tema. Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas de estágio e aprendizagem do Brasil!

Compartilhe