Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Em um país como o Brasil, muitas pessoas sofrem com a falta de oportunidades. No entanto, o mercado de estágios está bem aquecido e muitas vagas surgiram. Porém, para conquistá-las, algumas pessoas decidem mentir no currículo. Você sabe quais os riscos dessa atitude? Veja mais sobre o assunto nesta matéria.

Os efeitos das informações falsas no currículo

De acordo com a coach de carreira, Bruna Rodrigues, é comum os recrutadores se depararem com situações desse tipo. “Em primeiro lugar, a gente acredita ter uma relação com uma insegurança do candidato ou com a impressão sobre a vaga. No entanto, pode simplesmente ser por conta do caráter do indivíduo”, comenta.

Durante o processo de entrevista, essas mentiras podem criar casos constrangedores. Segundo pesquisa realizada pela Robert Half, por conta das inconsistências no currículo, 33% dos líderes desistem de uma contratação logo na primeira conversa. As maiores contradições são ligadas ao conhecimento técnico sobre determinado tema ou domínio de outro idioma.

Porém, esse hábito só tem pontos negativos. “Os entrevistadores facilmente podem identificar essas falsas informações e, imediatamente, descartam a pessoa sem gerar grandes consequências para ela ou para a empresa. Se a corporação sofrer prejuízos, ela pode pleitear uma indenização para restituir os danos”, comenta a advogada trabalhista, Adriana Nogueira.

No entanto, existem oportunidades para todos e é desnecessário inserir informações falsas no documento. “Primeira coisa: se capacite! Hoje em dia, existem diversos cursos gratuitos na Internet e eles podem agregar bastante valor ao seu perfil. Outro ponto interessante é buscar evoluir a parte comportamental e fortalecer a autoconfiança. Busque oportunidades condizentes com seus valores e sua realidade. Você crescerá com o passar do tempo”, destaca a fundadora do Instituto Guskuma de Desenvolvimento Humano, Priscila Guskuma.

Para não chegar ao ponto de precisar inventar competências para ter a possibilidade de concorrer a uma vaga, o melhor é estudar e aprimorar habilidades e conhecimentos. No site do Nube existem opções gratuitas para você se atualizar com os temas em alta no mercado.

Além disso, todo sábado, em nosso blog, é publicada uma matéria com cursos de graça e concursos culturais. Ou seja, você pode conquistar prêmios, ter seu talento reconhecido, receber certificado de horas complementares, concorrer a bolsas de estudos e muito mais. Então, fique de olho e esteja sempre preparado para as demandas do universo empresarial.

O poder da sinceridade no processo seletivo

Ser capaz de contar sua trajetória pessoal e profissional em uma narrativa coesa pode fazer a diferença entre conseguir ou não aquela oportunidade no universo empresarial. De acordo com o executivo de vendas do Facebook, Luciano Santos, a maneira como falamos sobre nosso passado diz muito sobre nós mesmos, além de ser uma ferramenta poderosa para nos conectarmos com o selecionador. “Nós somos programados para contar e ouvir bons relatos e isso vale também na hora de uma entrevista”, diz.

Para Santos, todo nosso investimento em energia e tempo nos ensina algo. Desse modo, conforme ele, devemos dar uma conotação boa a essas lições. “Precisamos valorizar nossa caminhada”, afirma. Uma troca de faculdade no meio do percurso e anos fazendo algo distante de nossos sonhos precisam ser sentidos e destacados na hora da seleção. “Procure ressaltar seus aprendizados com essas experiências e como elas te fizeram amadurecer e reunir forças para dar o próximo passo”, comenta.

Da mesma maneira, atividades extracurriculares aparentemente não relacionadas à posição em questão não precisam ser apagadas, podendo ser contadas com orgulho e de maneira positiva. “Fez um curso de dois anos bem intenso de teatro? Conte como ajudou a se comunicar e se expressar melhor. Organizava a banda da igreja? Conte dos seus maiores desafios e vitórias enquanto participou disso”, recomenda o executivo.

Como detectar essas mentiras?

Na sua corporação, você conhece realmente com quem trabalha? É possível questionar se as áreas responsáveis pelo recrutamento e seleção fazem, de fato, uma análise profunda sobre os contratados. Levando em consideração o fato de muitas organizações deixarem de revelar as fraudes cometidas por seus colaboradores para blindarem suas marcas, é essencial realizar um estudo minucioso de quem vai compor seu time.

Nesse sentido, o diretor da Aliant, Thacio Chaves, deixa orientações sobre como evitar situações desse tipo. “Uma primeira medida é realizar o background check, ou seja, levantamento de dados por meio de pesquisa a fontes públicas e abertas para conhecer vivências pregressas do candidato e confirmar se existe a compatibilidade com o currículo ou apresenta novos elementos relevantes”.

Essa metodologia funciona como se fosse um retrovisor, para ajudar a enxergar todo o histórico do aspirante, ajudando a entender a trilha do passado e o risco reputacional representado por ela. “Como exemplo, é interessante analisar os processos anteriores, assim como seu posicionamento em redes sociais para checar se possui um perfil diferente do almejado. Milhares de fontes podem e devem ser consultadas”, destaca Chaves.

Outro passo é analisar a flexibilidade moral do indivíduo e entender como ele se comporta diante de dilemas éticos do dia a dia e se esses são coerentes com o propagado pela instituição. Nesse caso, envolve uma entrevista especializada, mas não para entender o passado e, sim, o futuro, visando avaliar como ele agiria em uma determinada situação.

Cabe a atenção para não investir na admissão, treinamento e desenvolvimento com quem não se encaixa em seu negócio. Portanto, é importante ficar ligado e tentar tirar o máximo de cada um durante o processo seletivo. Afinal, ninguém quer manchar a imagem do empreendimento por conta de um fraudador.

Como você pôde ver, a honestidade é bastante valorizada no mundo corporativo. Além disso, mentir no currículo implicará em problemas para o candidato. Portanto, o ideal é realmente se capacitar e ser verdadeiro na busca por uma vaga. Aproveite o momento e se inscreva na Feira de Estágios Nube 2022. Serão diversos painéis com executivos de grandes corporações, workshops e vagas exclusivas para os participantes. Também acontecerão sorteios ao vivo de prêmios incríveis. Não fique de fora!

Compartilhe

Enquete