Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você montou o currículo com suas experiências, enviou para a empresa dos sonhos e foi escolhido para um processo seletivo. Agora, precisa focar na sua primeira impressão e evidenciar suas habilidades de forma assertiva. Contudo, como mandar bem em uma entrevista de emprego? Descubra dicas agora, neste Conexão Ilimitada! 

Como montar um bom currículo para ser convidado para uma entrevista? 

Primeiramente, é preciso montar um currículo de excelência para ser destaque entre os outros concorrentes e então ser convidado para a entrevista com o expert da instituição desejada. Sendo assim, existem algumas boas dicas para elaborar um CV de sucesso. Verifique: 

1) Mantenha sempre atualizado: 

Dados pessoais colocados no início facilitam a identificação do candidato. É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa. Também crie um e-mail profissional e mantenha todas as referências sempre atualizadas. Afinal, essa é a primeira impressão para a companhia e isso mostra seu interesse em estar antenado. 

2) Tenha atenção ao conteúdo:

O documento deve ser objetivo e conciso, evidenciando suas habilidades, conquistas e experiências. Mencione apenas o necessário para demonstrar como você tem o perfil desejado. A proposta é desenvolver um material claro para despertar o interesse do entrevistador em conhecê-lo. Por isso, tenha muito cuidado ao português, se precisar, use um corretor ortográfico. 

Uma pesquisa do Nube questionou cerca de 40 mil jovens: “qual o maior erro em um currículo?”. Como resposta, 49% ressaltaram as falhas na gramática, 30% pontuaram como não valorizar suas qualidades e competências é um grande problema e, por fim, 17% se atentaram a manter seus contatos pessoais sempre certos. Por isso, fique ligado! 

Curtiu o assunto e quer saber mais para melhorar o seu CV? Veja o Conexão Ilimitada da TV Nube com Carol Ribeiro, fundadora da POP RH, Barbara Nogueira, diretora e carreer advisor da Prime Talent, e Vitor Santos, analista de seleção do Nube. Clique aqui e descubra como fazer um currículo! 

Por que a entrevista é crucial para o processo seletivo? 

Segundo Constanza Hummel, CEO (Chief Executive Officer) da Building 8, a conversa com o entrevistador é fundamental para o andamento do recrutamento. “Um currículo ou uma inscrição para vaga, mesmo feita da melhor forma, reduz nossas características. Por isso, é muito importante ter a chance de 'olho no olho’ com a empresa escolhida para trabalhar, para conseguirmos mostrar quem somos”, comentou. 

Contudo, esse não é o único motivo para querermos mandar bem em uma entrevista. “Quando acaba essa conversa e sentimos o quanto tivemos uma boa performance, melhora a autoestima, confiança e credibilidade. Mesmo se não passar, você aumenta seu networking, descobre uma companhia, um novo profissional, o qual também vai passar a conhecê-lo”, afirmou Constanza. Para te preparar para esse momento tão delicado, separamos algumas das entrevistas mais utilizadas. Veja:

  • Comportamental;
  • Técnica;
  • Em grupo;
  • De painel;
  • Feitas na universidade;
  • Estruturada;
  • Desafio.

Ficou curioso e quer mais indicações para ser destaque? Assista a TV Nube, Minuto Carreira com Lilian Vieira, especialista em comunicação: como ter sucesso em uma entrevista? 

Como mostrar meu potencial em uma entrevista de emprego? 

Conforme um levantamento do Nube, 59% dos respondentes se sentiam preparados para uma entrevista. Já 28% ficaram em dúvida sobre como demonstrar suas capacidades. Por fim, 7% se julgaram capazes, mas se perdem na hora. Por isso, é essencial ter uma organização antes de iniciar o bate papo. Assim, você consegue refletir sobre si mesmo e suas aptidões mediante as exigências da posição.

“Para mostrar todo o seu potencial ao recrutador, você deve, primeiro, se apropriar das atribuições do cargo no qual fará o processo seletivo. Saber como a empresa funciona, sua missão, valores e princípios. Além disso, também precisa entender o ramo e sua estrutura organizacional”, aconselhou Ana Paula Morais Lima, coordenadora do Unit Carreiras. Portanto, pesquise tudo sobre a vaga e esteja ciente das principais informações. 

Todavia, também foque em você! “Depois disso, você vai buscar o autoconhecimento, procure avaliar suas habilidades técnicas e comportamentais, aquelas essenciais para a posição pleiteada”, pontuou Ana Paula. Por isso, é fundamental pesquisar sobre a firma. Desse modo, é possível traçar uma estratégia para a sua apresentação. 

Nós recomendamos a TV Nube: como se dar bem em uma entrevista on-line? 

Quais as dicas para mandar bem em uma entrevista de emprego ou estágio? 

De acordo com Fernanda Stacy, people experience leader da MOTIM, os selecionadores já vão preparados para conhecer os candidatos. “Na área de RH (Recursos Humanos) nós temos a seguinte frase: “os primeiros três segundos ficam”. Então, tome muito cuidado com a sua postura, preste atenção na iluminação se a entrevista for on-line. Na nossa empresa, 100% das conversas são virtuais, essa tendência só cresce”, comentou. 

Além disso, é preciso olhar o entorno. “Foque em suas vestimentas, mesmo estando em casa, também observe o local onde você terá o bate papo. Tudo isso conta muito!”, ressaltou Fernanda. 

Enfim, confira algumas dicas rápidas para esse momento tão especial: 

  • seja pontual;
  • mantenha o celular desligado;
  • use trajes sociais;
  • evite exageros nas roupas, como cores fortes e decotes, no caso das mulheres;
  • pesquise sobre a empresa interessada antes;
  • não chegue muito antes do horário marcado;
  • jogue fora chicletes e balas;
  • fale sobre seus resultados positivos em estágios, trabalhos acadêmicos ou voluntários;
  • teste os equipamentos antes de iniciar a reunião. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Assista à TV Nube: como se vestir adequadamente na entrevista? 

Por fim, se você chegou até aqui, é porque de fato se interessou por esse tema. Todavia, informação nunca é exagero e sempre acrescenta! Caso queira ampliar seu aprendizado e seus conhecimentos, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo exclusivo. Enfim, é estudante e está procurando por vagas, seja de estágio ou de aprendizagem? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Compartilhe

Enquete