Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Diversos fatores são analisados durante um bate-papo de processo seletivo e, por isso, se preparar bem é fundamental. Contudo, essa é uma época de tensão para muitas pessoas, principalmente por se tratar aqui, muitas vezes, de um sonho profissional, um grande passo na carreira ou a primeira oportunidade no mercado de trabalho. Logo, sentimentos como nervosismo e ansiedade são comuns, fazendo surgir certas dúvidas. Como se comportar? Quais vestimentas são as mais adequadas? Como devem ser as minhas respostas? Entenda mais sobre o assunto agora e responda a todas essas indagações, neste Conexão Ilimitada.

 

Um contato próximo com a empresa pode apresentar desafios

Uma pesquisa do Nube perguntou a 22 mil (22.711) pessoas se elas se sentem preparadas para participar de uma entrevista de estágio ou emprego. Para a maior parte (56,09%)  isso não é um desafio, pois estudam o assunto. Todavia, alguns têm (5,09%) problemas devido ao nervosismo ou falta de conhecimento. Já outros (28,75%) têm dúvidas sobre como demonstrar sua capacidade e há ainda quem se julga capaz (7,09%), mas se perde na hora de mostrar isso. 

É relevante ter em mente como, a partir do momento onde você foi selecionado para aquele processo seletivo, algo chamou a atenção positivamente do estabelecimento. Assim, antes de tudo, é necessário ter calma e se lembrar de como é capacitado. Feito isso, fica mais fácil demonstrar essa sua faceta diante dos outros, com confiança, garra e determinação. 

Claro, para quem nunca foi convocado antes é compreensível desconhecer as formas indicadas para agir e se portar em uma seletiva, podendo, então, demonstrar nervosismo. Contudo, apesar de normal, esse é um comportamento prejudicial durante todas as etapas, exigindo do interessado calma, inteligência emocional e preparo, pois é uma característica simples de ser reparada por quem está avaliando. Esteja ciente: você está passando por um teste, tudo durante aquele período é pensado para analisar o seu porte frente à situações extremas. “Qual o objetivo da entrevista de emprego para um profissional ou para estágio? O intuito maior é nos conhecermos, tanto o entrevistador, quanto o candidato. Isso porque, o currículo tem todas as informações, mas quem vai contar a sua história de vida e experiências, é a pessoa”, reflete Margela Hopf Suliani, coordenadora de RH da InterCement.

 

Atenção e preparo são cruciais para se dar bem no processo

No geral, a companhia busca alguém com o propósito de agregar valor à marca, seja com ideias, competências, habilidades, conhecimento, criatividade ou conexão de ideais. Logo, estudar bem o ambiente o qual está se aproximando é uma excelente escolha para já chegar nesse contato mais próximo de forma preparada. “A gente aqui da InterCement busca conectar os nossos valores e princípios daqui, com os do candidato. Claro, além da questão comportamental e técnica. Além disso, observamos postura; horário, se chegou certinho como combinado; a organização tida para aquele momento”, explica Vanessa Silveira Borges, analista de RH na InterCement.

Dentre as diversas questões para se manter atento, a pontualidade é um fato primordial, juntamente com uma autoanálise. “Veja quais são as suas competências, os seus hobbies, aquilo feito no dia a dia, ações conectadas com o cotidiano da empresa, pois aí eles verão com bons olhos. Então, além de mostrar vontade, atitude e chegar, obviamente, antes do horário combinado, porque, novamente reforço, se você aparecer na hora, está atrasado, se for 5 minutos antes, aí sim está certo. Logo, apareça com antecedência para você ter tranquilidade e detenha postura, olhe no olho no entrevistador", indica Alexandre Slivnik, escritor e palestrante internacional.

 

Dicas para conquistar o entrevistador e garantir a oportunidade

Todavia, outros tópicos também devem ser levados em conta, como uma apresentação assertiva, educada e formal; comunicação firma e clara, sem gírias, erros de linguagem ou palavrões no diálogo; linguagem corporal, sem gesticular demais, falar muito ou evitar contato visual. Algo clichê, porém verdadeiro é não mentir, isso pode vir a tona a qualquer hora e destruir a sua imagem frente à corporação. 

Ademais, é interessante expressar ao máximo o interesse pela vaga, gosto e sabedoria sobre a entidade. Não entrar em discussões e desenvolver as respostas o máximo possível de forma efetiva também são atitudes a se considerar. Por fim, ser educado e agradecer ao final faz toda a diferença, assim como demonstrar flexibilidade e proatividade para demandas. “A principal dica dada por mim para quem está fazendo a sua primeira entrevista, é ficar calmo e estar sempre sorrindo. Fale suas ideias com clareza e demonstre estar à vontade. Isso é bastante importante e vai conquistar o aplicador”, aconselha Alexandre Silveira, engenheiro de processos jr. e ex-estagiário da InterCement Brasil.

Como um todo, circunstâncias como essa costumam ser desafiadoras. Porém, se planejando bem, seguindo os pilares de respeito e segurança em si própria, alcançar a notoriedade necessária para ser escolhido é bem mais tranquilo. Assim sendo, é crucial ir em busca do máximo de entendimento da área, vivências de experientes, os quais já passaram por isso e orientações de especialistas no âmbito de interesse.

O Nube confia no seu potencial de alcançar o sucesso com atualizações do mercado e informação constante!

 

Quer conseguir uma oportunidade? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras. Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e TikTok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete