Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Ser aprovado na vaga ideal é o sonho de muitas pessoas, entre elas inúmeros estagiários e aprendizes. Para alcançar essa conquista, é preciso mandar bem em todas as etapas avaliadas em uma seleção, demonstrando suas capacidades de maneira clara e coesa. Entretanto, como se comportar em processos seletivos? Quanto devo falar? Ouvir mais? Quais características evidenciar para ser destaque? Tem algum segredo? Descubra dicas valiosas agora, neste Conexão Ilimitada! 

Afinal, o que é o processo seletivo? 

Consoante a Ana Minuto, consultora empresarial e de carreiras, “consiste em um conjunto de técnicas para auxiliar na escolha dos candidatos mais adequados para uma determinada vaga. Esse procedimento acontece em várias empresas, de formas totalmente diferentes. Por meio dele, é possível identificar as hard skills e soft skills, e muito mais: quem também atende o fit cultural. Assim, essa pessoa vai se sentir mais pertencente e também vai entregar o seu melhor para essa ocupação”, afirma. 

Além disso, ela ressalta sobre a ideia de apresentar o curriculum vitae (CV) para inúmeras organizações. “Por isso, às vezes você encaminha muitos CVs e não consegue ser escolhido. Isso acontece não porque é ruim ou bom, mas não atende a esse precedente interno”. Ou seja, pesquisar sobre a companhia e entender seus princípios, valores e missão é essencial para perceber se realmente se encaixa naquela oportunidade. Afinal, atuará ali todos os dias, é crucial ter essa identificação. 

Quais motivos são mais responsáveis por reprovar os candidatos? 

Segundo uma pesquisa do Nube, realizada em 2020 com mais de 23 mil usuários, sobre qual a maior dificuldade de ser aprovado em um recrutamento, 40% dos entrevistados acreditam ter muita concorrência para poucas chances. Já 23% afirmaram ter muitas exigências por parte do empreendimento. Outros 22% disseram não existir problemas, basta apenas um bom preparo do participante.

Para Vitor Caique Santos, selecionador do Nube, existem alguns erros por parte de quem está pleiteando essa conquista. “Vemos muito aqui no Nube quem se candidata a diversas vagas, mas não define um foco. Esse momento do estágio é sim para experienciar, para adquirir vivência profissional e conhecer novas áreas”, ressalta. 

“Porém, é muito importante ter em mente uma compreensão por parte da organização, ela precisa entender se a pessoa está disposta a se doar, a aprender sobre aquele segmento, se realmente está interessada em se desenvolver dentro da estrutura oferecida para ela. Assim, ao concorrer a posições muito distintas, isso pode se tornar um pouco confuso. Portanto, é fundamental fazer essa autoavaliação”, explica Santos.

Dicas para conseguir um estágio

Nesse sentido, uma coisa se tornou fato: estar atento às funções dispostas na descrição, no instante de almejá-la, faz toda a diferença. Um exemplo é Juliana de Alcântara, ela conquistou o cargo de estagiária do Nube e foi se adaptando mediante as demandas e a essa nova fase. Com isso, ela elenca algumas dicas para quem quer obter êxito em uma possibilidade como essa. 

Para ela, é essencial ser fidedigno. “Seja autêntico e transparente, mostre como veio, as coisas das quais mais gosta e seus maiores desejos. Tenha honestidade com seus recrutadores, porque eles estão fazendo uma análise e avaliando todos os seus comportamentos, gestos e falas. Então, quando demonstra isso, é possível absorver suas competências e, com certeza, vai ser um grande diferencial”, aconselha Juliana. 

Por fim, é vital realmente mostrar o quanto você tem vontade pela oportunidade, bem como suas principais habilidades. Além disso, investir na comunicação é certeza de um retorno positivo, pois ela é necessária para tudo, não só na dimensão corporativa. Portanto, continue acompanhando os vídeos do Conexão Ilimitada, da TV Nube, para ter acesso a outras indicações de experts, de diversos nichos e com opiniões distintas, de modo a te encaminhar para estar cada vez mais perto do sucesso! 

Compartilhe

Enquete