Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Ler é extremamente importante para o desenvolvimento humano. Desde criança, somos incentivados a consumir esse tipo de conteúdo, mas em nosso país o número de leitores ainda é muito baixo. Na pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, feita pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com o Itaú Cultural, 52% da população possui o costume, representando pouco mais da metade dos habitantes.

Grandes nomes brilhantes no mundo consideram esse hábito um aliado ao salto na escada do sucesso. Para Barack Obama, os livros o ajudaram durante seu tempo na presidência. A renomada atriz brasileira, Fernanda Montenegro, é apaixonada pela literatura e já confessou ser fã de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Bill Gates, fundador da Microsoft, declarou: "um bom livro é a minha maneira favorita de desconectar no final do dia. Muitas pessoas também fazem isso, logo não estou sozinho." Oprah Winfrey, famosa apresentadora, possui seu próprio Clube do Livro e faz indicações, conversa com autores e divide com os fãs quais títulos está consumindo.

Além da infinidade de possibilidades presentes nesse universo literário, há ainda os benefícios de torná-lo uma prática do dia a dia. O psicólogo social, David Kidd, estudou esse impacto. “Sendo um leitor ao longo da vida, vejo a ficção como um lugar onde regularmente conseguimos encontrar suporte, interagindo com as experiências únicas de outras pessoas.” Em um levantamento feito com a The New School for Social Research de Nova York, David chegou à conclusão: "além de reduzir o estresse, impulsiona o funcionamento do cérebro e ainda desperta empatia.”

Rafael Jaworski, diretor de RH da Pormade Portas, declara: “é super importante ler para ser um funcionário mais instruído sobre os temas estudados. Quem tem uma comunicação melhor em relação às suas ideias, é capaz de convencer as pessoas sobre suas crenças e, com certeza, terá mais sucesso.”

Buscando te ajudar a adquirir esse estilo de vida, trouxemos oito dicas para você se tornar um profissional ainda mais competente e um leitor voraz:

1 - Leia porque você quer: não torne esse processo doloroso, respeite suas vontades e não se compare com outras pessoas.

2 - Encontre um gênero do seu agrado: há muitas possibilidades e nem todas farão sentido para você, por isso, tente encontrar um formato interessante.

3 - Estipule metas alcançáveis: ter objetivos é essencial, isso vai te ajudar e manter motivado, não prometa o impossível.

4 - Se estiver com dificuldades, tente a regra das 50 páginas: a ideia é ler essa quantidade e então decidir se o livro vale ou não a pena, caso não, desista e tente outra obra.

5 - Peça indicações: fale com os seus amigos ou até mesmo desconhecidos na Internet, busque fóruns sobre o tema. Veja se os exemplares são bons para você.

6 - Procure um ambiente agradável: muitas vezes a experiência é ruim por não estarmos confortáveis, dessa forma, opte por um local onde você se sinta bem e evite distrações.

7 - Torne a leitura um hábito: tente inserir essa atividade aos poucos na sua agenda e priorize seu conhecimento. O processo de consumir mil páginas não ocorrerá do dia para a noite, vá aos poucos.

8 - Comece com livros fáceis: inicialmente, tente obras menores e de vocabulário menos rebuscado, isso pode te motivar mais e despertar o seu interesse.

Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação. Aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete