Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Atualmente, o mercado de trabalho tem um ritmo extremamente acelerado. São mudanças constantes, tecnologias inovadoras a cada dia, novas carreiras surgindo e outras entrando em extinção. Diante desse cenário, como as pessoas devem se comportar?

A melhoria contínua é aquela ideia de evolução e aprendizado constante para se manter em alta no meio corporativo. Essa atitude pode acontecer por meio de cursos, workshops, palestras, etc. Grande parte dos trabalhadores tem essa essência interior. Afinal, é o melhor caminho popularmente conhecido para crescer.

Entretanto, essa atitude pode levar os cidadãos a grandes cobranças e um esforço desgastante para suas vidas pessoais, por isso, é fundamental ter equilíbrio. Um grande exemplo, é o crescimento dos casos de ansiedade, estresse, síndrome de burnout e outros problemas advindos da pressão causada pela sociedade e por nós mesmos.

Na voz da especialista

Verônica Lavazzo é psicóloga clínica e levanta a questão das demandas do mercado: "Hoje, nos deparamos com um número bem maior de profissionais capacitados em relação a quantidade de vagas. Isso leva as pessoas a um caminho de procura do aprimoramento".

De acordo com a especialista, esse anseio pode guiar a população a deixar de lado a preocupação com a qualidade de vida. Ela expõe a o conceito dos humanos serem Biopsicossociais, ou seja, nosso potencial é determinado por características biológicas (físicas), mas influenciada por aspectos psicológicos (como desejos, motivações e inibições) e pelo ambiente social (pressão exercida por outras pessoas, restrições legais, etc.).

Esses três aspectos (bio, psico e social) não podem ser divididos, mas constituem um todo e devem ser entendidos como unidade. Sendo assim, Verônica finaliza: "Precisamos cuidar de cada área de nossa vida igualmente, para alcançar o tão esperado sucesso."

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O blog da Universidade Estácio de Sá, fez um levantamento com 6 dicas para conciliar vida profissional e pessoal. Veja:



1. Desligue-se dos problemas do trabalho nos finais de semana

A primeira dica é deixar as preocupações no escritório (mesmo em home office), especialmente aos finais de semana. Tire esse período para relaxar e evite ficar olhando seu e-mail ou conversando sobre os problemas da empresa. Aproveite para ficar com a família, amigos, dormir mais ou fazer qualquer outra atividade prazerosa.

2. Afaste-se de pessoas pessimistas e negativas

O mercado é concorrido e, muitas vezes, somos pressionados a realizar atividades e ser valorizados. Essa preocupação é válida, mas não deve custar sua saúde. Então, fique longe de pessoas pessimistas e negativas, aquelas instigadoras de crises ou problemas. Esses colegas podem comprometer seu bem-estar ou ainda criar uma competitividade inexistente.

3. Reserve um tempo para suas relações pessoais

A rotina diária é corrida, mas separe um tempo para as relações pessoais. Se possível, tenha um momento com o companheiro(a), filhos, pais, amigos ou os amados pets. É uma forma saudável de se desligar, pois ao tirar o foco das demandas você até ganha mais criatividade.

4. Delegue tarefas no trabalho

Estar sobrecarregado dificulta muito a constância. Então, procure rever suas atividades e delegar algumas tarefas. Em muitos casos, até mesmo por dificuldade em dividir as atribuições ou por não saber fazer a gestão do tempo, os deveres ficam acumulados. Isso pode, a médio e longo prazo, causar estresse.

5. Aprenda a dizer não

Você é aquele colega sempre disposto a ajudar todo mundo? Tenha cuidado, isso pode afetar a sua rotina, deixando a sua carga de trabalho maior. Pondere, pois muitas vezes é preciso dizer não. Claro, você não precisa negar ajuda sempre, mas é importante avaliar quando pode dar apoio a alguém.

6. Tenha um hobby

Por último, mas não menos importante, tenha um hobby. Reflita sobre seus gostos! Ler livros, jogar videogame, maratonar séries, praticar algum esporte, fazer artesanato ou dançar. Essa é uma forma de manter a cabeça focada em algo fora do dia a dia.

Gostou do assunto? Assista ao Minuto Carreira da TV Nube e continue acompanhando o nosso blog e demais vídeos para não perder nenhum conteúdo. Nossas matérias são atualizadas semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete