Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Inúmeros aspectos da nossa época foram repaginados nos últimos anos, da mesma forma, novas metas foram traçadas. Nesse contexto, atingir uma harmonia entre as responsabilidades e os lazeres é um sonho para muita gente. Afinal, você sabe como fazer isso? Confira algumas dicas para tal ao longo desta matéria.

A falta de tempo tem sido o principal argumento para explicar a razão de se levar tarefas para casa ou fazer intermináveis horários de expediente. Práticas dessa natureza invadem a privacidade do colaborador e trazem resultados negativos para ele e para a empresa.

Somos levados, por vezes, a pensar no dinheiro como capaz de resolver todos os nossos problemas. Assim, muitos se sujeitam a jornadas muito extensas na tentativa de aumentar suas chances de sucesso, impondo sacrifícios à família, relacionamentos, ao bem-estar e ao próprio futuro.

Conforme a pesquisa Work-Life Balance Stats in 2022, realizada pela RescueTime, 66% dos funcionários em regime integral não têm um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Além disso, de acordo com os dados, passar mais de 55 horas por semana no escritório aumenta o risco de ansiedade e depressão. Portanto, urge a necessidade de ponderar corretamente esses aspectos do cotidiano.

Na voz da especialista

Para Rosi Moraes, coach e sócia diretora da Pratique Instituto, quando se está no mercado, manter a moderação é amplamente desafiador. Em suas palavras, “ter clareza sobre as suas insuficiências parece complexo, pois cada pessoa possui limites diferentes em relação a exaustão, cansaço e energia”.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ipsos, 20% dos trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos com essa moderação. Outros 26% têm pouca disposição e energia para desempenhar as obrigações diárias.

Por sua vez, a origem pode não estar na empresa ou nos horários, mas na forma como se conduz a vivência. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar uma situação de desequilíbrio. Por isso, enunciaremos algumas dicas da especialista a seguir:

  • Tenha dois celulares. 

De fato, muitas particularidades da nossa realidade foram transmutadas pela tecnologia. Sem perceber, os aparelhos telefônicos, antes exclusivos para comunicação, hoje são também fonte de renda. Para quem depende da ferramenta para laborar, por exemplo, ter dois dispositivos pode facilitar sua separação.

  • Reserve seus fins de semana

Viver uma experiência incrível faz toda a diferença para você e para sua família. Além de estimular o interesse pela natureza ou outros costumes, por exemplo. Também há associação entre a redução do nervosismo e o desenvolvimento da capacidade de reter informações.

Dedique momentos de qualidade ao seu círculo particular, interaja com os amigos, colegas, vizinhos e familiares. Os envolvimentos saudáveis são a base da autoestima elevada, da felicidade e da autorrealização. 

Separe os mundos duplos da sua rotina, pois sem organização tudo acaba sendo uma coisa só. Delegar tarefas pode ser um primeiro passo para se alcançar uma boa gestão de prazos e um melhor aproveitamento. Transforme seus objetivos e prioridades em ações do dia a dia. Para isso, planeje sua rotina e faça bom uso da sua agenda para manter esse controle.

  • Tenha um hobby

Ter um hobby é ter um escape. Em um mundo no qual os ambientes estão cada vez mais caóticos e os relacionamentos complicados, repletos de cobranças e ciúmes, ter um momento para relaxar e esquecer-se dos problemas é substancial.

Uma pessoa emocionalmente abalada se engaja menos nas suas atividades, tem a comunicação prejudicada e até mesmo a resistência física abalada. Logo, tem ligação direta com a qualidade de vida.

Dados do Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) trazem um retrato mais concreto do impacto de doenças mentais no trabalho. A depressão prejudica a capacidade física em 20% dos casos e reduz o desempenho cognitivo em 35% desses.

Ainda, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as principais causas de afastamento em ofício são:

infográfico mostrando as principais doenças que causam o afastamento no trabalho

  1. Depressão (59%);
  2. Transtorno de ansiedade (63%);
  3. Estresse (37%);
  4. Burnout (44%).

Logo, essa prática de autocuidado é um requisito mínimo para manter a ordem em todos os âmbitos da existência. Frequentar sessões de psicoterapia regularmente prova-se o método mais eficaz para tal.

Uma coisa é certa, nada funciona sem a vitalidade em dia. Portanto, alimente-se bem, adote um exercício físico e tenha o repouso necessário para a restauração completa. Investir na saúde é garantir condições para estar bem consigo.

Planeje o futuro, mas mantenha o foco no agora!

Permanecer no momento presente exigirá um certo esforço e comprometimento. Comece passando alguns momentos todas as manhãs lembrando-se da necessidade de viver as próximas 24 horas em sua total plenitude, aproveitando ao máximo.

Tenha clareza sobre seus objetivos, como: onde quer chegar e quais caminhos precisará percorrer. Entretanto, apesar das recordações e sonhos serem marcantes, o presente é o único período sob o nosso poder de atuação. O passado não pode ser alterado e o futuro ainda não aconteceu. Por isso, é imprescindível se livrar de mágoas anteriores e celebrar cada pequena conquista nova.

Uma das maneiras mais eficientes para isso é por meio da respiração. O mundo anda cheio de angústias e nos faz esquecer como fazer isso corretamente. A melhor maneira de obter uma aspiração plena e energizante é inspirar o ar pelo nariz e soltar pela boca de forma firme e lenta.

O Nube se preocupa com o seu equilíbrio

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Quer conseguir uma oportunidade? Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Se você chegou até aqui, esperamos ter te ajudado a ter um cotidiano mais leve e descomplicado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Leitor, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete