Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Ter as chaves de nossas vidas nas palmas das mãos pode parecer assustador e complexo para alguns e também o sonho de outros. Independentemente de como você se sente em relação a isso, não é tão simples tomar decisões para a vida inteira e nem sempre optamos pela melhor trajetória. Se você é estagiário, aprendiz ou já está inserido no mercado há mais tempo, provavelmente precisou fazer uma escolha difícil e comprometedora.

A expressão “tomar as rédeas” é de origem portuguesa e significa algo como guiar, dirigir, controlar algo. O ditado funciona em diversos cenários, mas no nosso caso, vamos falar de vida corporativa. Você tem poder sobre ela? Ou deixa outras pessoas escolherem por você?

A decisão nem sempre é a melhor

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Anhembi Morumbi com cerca de 18 mil alunos do último ano do ensino médio, em São Paulo, revelou: 59% deles já escolheram a carreira desejada. Entretanto, apenas 46% revelou ter mantido algum contato com o ofício escolhido. Dessa forma, podemos perceber uma falha já no começo desse processo: não conhecer bem o percurso.

Na era da tecnologia e com a globalização cada vez mais acelerada, as instituições estão exigindo cada vez mais de seus colaboradores ou interessados. Isso nos mostra uma necessidade intensa de manter o currículo atualizado e procurar sempre se desenvolver mais e mais. Porém, o que deve ser feito? Qual percurso seguir?

Na voz da especialista

Marcela Brito, mentora de carreiras e marcas pessoais globais, reforçou a necessidade de nos questionarmos o tempo inteiro sobre isso. “Essa é uma pergunta fundamental e todo profissional deve fazer. O ponto crucial é não colocar a sua jornada nas mãos de outra pessoa, porque se você não cuidar, alguém vai. O ideal é você ser o grande responsável por escrever a sua história de trabalho para poder alcançar a autonomia necessária e planejar seus sonhos.”

A especialista ainda complementa com algumas dicas para facilitar: “eu sugiro buscar pessoas dentro ou fora da empresa com um caminho trilhado muito parecido com desejado por você, para elas te orientarem, direcionarem e acompanharem. Existem, hoje, mentores no mercado. Eles podem te auxiliar durante um período para você estabelecer e fortalecer um planejamento com a sua cara e o seu jeito, para te deixar realizado.”

Os dados assustam

De acordo com um estudo realizado pelo consultor de carreiras Fredy Machado no ano de 2017, em 21 estados, cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus empregos. Desse percentual, 36,52% deles não estão satisfeitos com o serviço realizado e 64,24% gostariam de fazer algo diferente para serem mais felizes. Se você quer evitar passar por isso, é imprescindível conhecer as suas vontades e ambições para evitar cair nesse tipo de situação. Assim, você vai conseguir traçar o melhor perfil para você.

Na prática

Se você quer aprender a como tomar as rédeas da sua carreira e da sua vida, no geral, a primeira coisa a se fazer é: buscar autoconhecimento. Procure entender você mesmo, suas aspirações, medos. O que você quer? O que não deseja para sua vida? Assim, fica mais fácil traçar um plano. Em seguida, tenha noção da realidade. Infelizmente, nem tudo é possível de forma imediata, por isso, construa uma escadinha do sucesso e vá um degrau de cada vez, sem atropelar as coisas ou pessoas.

Além das recomendações citadas acima, foque também em construir um bom networking, investir em soft skills e claro, dar sempre o seu melhor. Dessa forma, você terá mais visibilidade e como consequência, mais chances de alcançar sua meta.

Você já entendeu como é imprescindível ter a chave da sua vida nas palmas das mãos. Então, se você deseja se tornar um especialista ainda mais completo e ser o melhor para ter controle da sua trilha, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nada. Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete