Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), durante a pandemia, o número de casos de depressão praticamente dobrou no país e os sintomas relativos à ansiedade e ao estresse aumentaram 80%. Por isso, é necessário se atentar aos cuidados com a saúde mental!

Segundo o médico José Toufic, o atual momento pode ser desafiador para o funcionamento da mente. Diante da instabilidade de não saber o amanhã, ou de não poder confiar em sua razoável previsibilidade, as pessoas passam a refletir sobre o desconhecido e, ao mesmo tempo, a se deparar com a ansiedade. “Essa constatação serve como alerta de atenção. Em períodos adversos, como as crises, saber ao menos identificar e nomear os sentimentos, compreendendo qual a sua origem, permitirá organizar as suas emoções. Na prática, a ação funcionará como o desenvolvimento de ‘anticorpos’ psíquicos”, explica.

Para Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia, o ano de 2020 não tem sido fácil sob diversos aspectos, econômicos, sociais e psicológicos, no entanto, há formas de evitar o desgaste gerado pelo momento. “O bem-estar pode ser conquistado a partir do cultivo de virtudes e potencialidades pessoais”, destaca.

Portanto, confira orientações da especialista para te auxiliar a tirar o melhor dessa nova fase.

Autocompaixão

Segundo Flora, um dos males modernos é uma profunda cobrança por sucesso e realização pessoal, com frequência, por meio do trabalho exagerado e capaz de impactar no bem-estar do indivíduo. “Dessa forma, o priva de prazeres como a companhia de amigos e familiares e pode gerar distúrbios, como a Síndrome de Burnout, ou seja, o esgotamento emocional por exaustão extrema”, explica.

A psicóloga comenta como o cenário de isolamento e paralisação de certas atividades colocou a questão da produtividade em foco: “muitos continuaram a se cobrar eficiência, muitas vezes, em nível até maior. A possibilidade de home office os eximiu do tempo gasto com o trânsito, mas os levou a não limitar seu tempo de atividade profissional diária”, afirma.

Ela explica como essa percepção exagerada pode causar abalos diretamente na convivência com o mundo exterior. O indivíduo percebe-se ansioso, sem paciência, e quando se dá conta não se permite mais o prazer do convívio e pode até mesmo apresentar sintomas físicos preocupantes. “A autocompaixão é o ato de carinho por si mesmo. O ideal é parar por um instante e se distanciar da própria situação para um maior entendimento capaz de levar a conexões mentais capazes de estimular a estabelecer limites para as tarefas cotidianas”, posiciona.

Empatia

Flora ilustra por meio da frase: “o inferno são os outros”, de Jean-Paul Sartre, para ressaltar o caminho contrário: a importância da empatia. “Sendo assim, seja por vias tecnológicas ou com os rostos tampados por máscaras, a conexão com o próximo é inevitável. A sociabilidade começa a ser construída na barriga da mãe e se expande nas fases de evolução do ser humano. Isolado, o indivíduo perde a identidade porque ela é constituída a partir do encontro com o outro”, destaca.

Atenção às emoções positivas

Segundo a especialista, há uma teoria na psicologia chamada broaden and build, conceito definitivo sobre como as sensações positivas aprimoram o repertório de ação do pensamento de um indivíduo. “A positividade ativa diferentes áreas do cérebro. Sentimentos como satisfação, esperança, otimismo, entusiasmo, atingem o neocórtex”, explica.

O poder da gratidão

A gratidão é uma das demonstrações mais poderosas para deixar fluir no dia a dia. Para Flora, não se trata de apenas reconhecer o bem em eventos específicos, mas de enxergar o lado positivo da vida em ações cotidianas, como simplesmente acordar, ou até fazer algo, à primeira vista negativo, mas capaz de gerar um aprendizado. “Uma visão apreciativa do mundo implica em menos julgamento de valor e deixa de alimentar a depreciação por si próprio”, sugere.

Como você tem cuidado da sua saúde mental? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações. Leia também: “como evitar o estresse no home office.”

 

Compartilhe

Enquete