Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-evitar-o-estresse-no-home-office

Como evitar o estresse no home office 

Notícia | 04/09/2020

Lays Emily

Diante do atual cenário, estudos revelam o aumento considerável nas taxas de estresse entre os brasileiros atuando remotamente. Segundo a pesquisa realizada pelo Centro de Inovação da Escola de Administração de empresas de São Paulo (FGV-EAESP), 56% das pessoas entrevistadas enfrentam muita ou moderada dificuldade ao tentar equilibrar as atividades pessoais e profissionais com o modelo home office.

Ainda segundo o levantamento, para 45% dos participantes houve aumento da carga de trabalho e 34% destaca a dificuldade em manter a motivação. Já para 36% existem dificuldades em permanecer com a mesma produtividade de antes da pandemia. De acordo com estudo realizado pelo Linkedin, com mais de dois mil profissionais, para 62% dos respondentes o trabalho remoto está provocando mais ansiedade.

Meditação

No entanto para lidar com esse contexto, a meditação tem sido adotada como um método para lidar com a ansiedade e a rotina. Segundo estudo feito pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a prática da meditação traz diversos benefícios para a saúde de seus praticantes, como a redução do estresse, de sintomas depressivos, potencialização do autoconhecimento e da autoestima. Além de contribuir para o desenvolvimento do foco nas atividades, diminuição da perda da memória, ampliação das emoções positivas e a melhora do sono.

Pensando nesse contexto, Alexandre Ayres, criou a MindSelf, empresa de treinamento mental para o ambiente corporativo. “queria aproximar a meditação da rotina de quem nunca se imaginou praticando, como foi o meu caso”, diz. Para ele, a inserção da atividade dentro das corporações pode ser uma ferramenta valiosa para os diretores e gestores de recursos humanos.

Outras instituições como Itaú, Banco BV, Enel, Bayer, Copagaz, Smiles e ConectCar já compreenderam a importância da saúde mental de seus colaboradores. “Muitas delas incentivam seus funcionários a formarem grupos de meditação e possibilitam a prática durante o horário de trabalho. As sessões podem variar, por exemplo, em 20 minutos e ser realizadas durante o expediente ou após esse período”, aconselha.

Treinos físicos

Outra prática benéfica tem sido adotada pelo grupo Red Ventures, por meio de um cronograma de atividades virtuais, com treinos de cardio, yoga e mindfulness. "O bem-estar, e até mesmo o lazer dos colaboradores sempre foram de grande importância e são quesitos muito incentivados”, ressalta Fernando Iódice, sócio da companhia.

Para ele, em um momento como esse, com o distanciamento físico e a rotina repetitiva em um mesmo ambiente pode trazer desmotivação. “Por isso, é fundamental as lideranças das proporcionarem maneiras criativas de engajar o time em atividades saudáveis, com pausas para focarem nos cuidados do corpo e mente", afirma.

Interação

Além disso, a interação entre o grupo é um dos aspectos mais desafiadores para as equipes atuando a distância. Segundo uma pesquisa realizada pela ADP Research Institute apenas 29% dos funcionários se dizem totalmente engajados. Para isso, Iódice sugere pausas de 30 minutos para se conectarem on-line ou acompanharem os instrutores por meio de uma live, em horários previamente estipulados. "Equipes unidas e engajadas atuam melhor. Somente dessa forma, passaremos por essa fase difícil", ressalta.

Como você tem lidado com a saúde mental e o distanciamento do escritório? Para enfrentar os desafios da modalidade remota, é importante priorizar cuidados e orientações de especialistas. Se você se interessou pelo tema de meditação, assista ao Conexão Ilimitada, da TV Nube, sobre a importância da prática na carreira.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete