Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

No dia 22 de fevereiro aconteceu, em São Paulo, mais uma edição do ABRH: +Café&+ Gestão. O tema abordado na ocasião foi “Liderança e saúde mental: os bastidores da vivência Orizon”. A TV Nube esteve nesse encontro e registrou os destaques do assunto. Confira agora.

Uma pesquisa do Workforce Institute revelou como os chefes impactam psicologicamente os colaboradores: 69% mais em relação aos terapeutas (41%) e tanto quanto a vida pessoal. Isso evidencia a primordialidade de um meio profissional equilibrado e saudável, partindo de uma coordenação mais consciente. “Se você não estiver bem, o seu trabalho não cresce, você não produz, a empresa cai e o desemprego vem. Por causa da sua organização, outras também são prejudicadas”, aponta Valdir Baptista, diretor regional da ABRH-RMO. Ainda, conforme o Relatório Mundial de Saúde Mental, publicado pela Organização Mundial da Saúde, trabalhadores saudáveis podem ser até 12% mais produtivos.

“É importante discutir uma liderança humanizada e a saúde mental. O mundo, hoje, exige muito da nossa mente. Há diversas demandas e coisas acontecendo ao mesmo tempo, várias telas, inúmeras exigências e obrigações. Se a pessoa não tiver um tipo de controle de cima para baixo e uma cultura empresarial, fica muito difícil administrar e tornar a companhia também saudável”, observa Carla Brandão, escritora e treinadora. Para a Geração Z, responsável por compor 35% do mercado atual, a digitalização é familiar desde o princípio, mas conciliar ofício e satisfação é uma prioridade. Não obstante, 57% dos jovens se motivam por boas práticas dos decisores, segundo estudo da Flash.

“Uma gestão mobilizada garante às pessoas terem efetivamente um ambiente onde elas possam compreender quais as necessidades de entrega e produtividade”, comenta Eduardo Rocha, superintendente de desenvolvimento organizacional na Orizon. Afinal, com o bem estar em prática, as entregas também se tornam mais sustentáveis a longo prazo. Por isso, é válido implementar um sistema de cobrança justo, sem excessos. 43% dos trabalhadores entrevistados pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) alegam o local de trabalho ruim como causador da pressão. Outros 38%, atribuem à imposição dos chefes. 

Quanto às dificuldades na eficiência, os próprios gerentes classificam sua capacidade de defender a equipe de interrupções e distrações em 5,3, para uma escala de 1 a 10. Somente 12,5% classificaram-se acima de 7, de acordo com relatório do Reclaim.ai, evidenciando mais uma vez a relevância de uma aproximação entre RH, diretores e colaboradores.

 

A presença em eventos promove o conhecimento em melhores estratégias

Para aprimorar a cultura e as ferramentas de administração, é preciso trocar experiências com outros profissionais e compreender as vivências deles em suas posições. “Eventos de RH, como um todo, fazem você ter uma série de debates relevantes. O Nube, como uma empresa cada vez mais próxima do público de recursos humanos, esse sendo o nosso cliente, quem a gente sabe quais são as dores no dia a dia, entende como é necessário promover encontros como esse e estar presente, para podermos entender essas demandas e também contribuir com esse nível de conhecimento dos RHs”, salienta Caio Marques, gerente comercial do Nube.

Hoje em dia, trabalhar as competências responsáveis por potencializar boas práticas no meio corporativo - seja nos coordenadores ou coordenados - é imprescindível desde a fase acadêmica. “Isso é algo indispensável para a nossa instituição porque a gente acredita na formação integral dessas pessoas. Nós queremos aprimorar soft skills, comunicação, desenvolvimento de relacionamentos e, acima de tudo, a consciência de quem o aluno é dentro desse processo”, comenta Roberto Ferreira, professor na Universidade Mackenzie Alphaville. 

Quer liderar uma equipe consistente em um ambiente saudável? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do universo corporativo. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você! 

Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais eventos importantes.

Compartilhe

Enquete