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Você já ouviu falar de feedback? É uma forma econômica, mas, ao mesmo tempo, bastante poderosa de dar um retorno para os seus colaboradores, podendo ser feito de maneira escrita ou oral. Independentemente da forma apresentada, ele deve ser construtivo.

Em outras palavras, o diretor de RH Alexandre Fleury explica: "Feedback é um processo de comunicação onde existe uma conversa entre duas pessoas. É quando eu compartilho o meu julgamento em relação a uma atitude ou situação, não a quem a pessoa é".

O feedback no ambiente corporativo refere-se à avaliação dada a um grupo ou colaborador individualmente sobre ações ou resultados obtidos. Ele pode ser positivo ou negativo. O positivo é quando o colaborador ou equipe alcança os resultados esperados. Dar este feedback ao colaborador é muito importante para mostrar se está no caminho certo em suas atitudes e resultados. Isso o motiva a continuar engajado pela empresa.

Já o negativo é quando o colaborador ou equipe tem o desempenho abaixo do esperado, seja em atitudes ou resultados. É preciso ter muita sensibilidade para dar esse tipo de devolutiva ao colaborador, para não gerar conflitos e desgastes com a equipe.

Um exemplo de feedback é quando a equipe ultrapassa a meta do mês. Neste caso, reúna todos e mostre os  resultados, parabenizando os envolvidos pelo desempenho. Isso tende a incentivar a busca pela melhoria constante e resultados cada vez melhores. Colaboradores reconhecidos pelo seu trabalho são mais engajados.

No caso do negativo, uma situação típica é quando um colaborador chega sempre atrasado enquanto o resto da equipe é pontual. Você precisa passar esse feedback para corrigir a postura do colaborador antes dessa atitude interferir na equipe, tornando-a menos produtiva.

Um colaborador pode apenas oferecer a sua força de vontade para a companhia, seja ela intelectual, seja ela braçal. Em contrapartida, ele deve receber um retorno de como tem sido seu desenvolvimento e quais são os seus pontos fortes e fracos. O feedback é baseado justamente nesse argumento.

Isso tem reflexo direto no sucesso de uma organização. Assim, é fundamental saber qual a sua real influência no dia a dia do trabalho. Um dos principais benefícios conquistados é o melhor direcionamento do serviço. Quando o empregador se preocupa em comunicar claramente aos seus funcionários quais objetivos deseja alcançar e como a equipe pode ajudar a conquistá-los, o engajamento dos colaboradores se torna mais fácil. Para isso, é importante deixar claro quais as expectativas de execução de cada funcionário. Dessa forma, cria-se uma relação saudável de cooperação e produtividade entre as partes.

Levando em consideração essa característica, podemos explicar o quanto esse retorno é essencial para o ambiente corporativo. Ao ajudar no aprendizado e desenvolvimento individual e coletivo do profissional, a empresa diminui as incertezas e a conduzir melhor as suas atividades de maneira mais proativa e produtiva.

Feedbacks desenvolvem alta performance. Afinal,  ajudam na obtenção de melhores margens de lucros, maior índice de produtividade, força de inovação e nível de colaboração entre os profissionais. Mas desenvolver isso só é possível com um parecer eficaz e contínuo, tanto por setor quanto individual. Logo, o planejamento, a troca de experiências entre os gestores e o uso de tecnologias modernas são essenciais para dar suporte ao RH.

Outro benefício é o  engajamento e alinhamento entre os objetivos organizacionais e individuais. Ele é obtido quando há sinergia entre as metas das duas partes, e elas se convergem para um mesmo caminho. Logo, para engajar uma equipe é preciso criar confiança nela e credibilidade junto à instituição. Isso pode ser obtido por meio de feedbacks assertivos, envolvendo reconhecimento, elogio da performance e instruções eficazes para melhorar o desempenho. Um time engajado é capaz de trabalhar melhor e ter soluções mais criativas. 

É possível descobrir, aprimorar e reter os melhores talentos. Encorajando novas ideias, a avaliação de um colaborador é um instrumento perfeito soluções surgirem. Profissionais motivados, além de se desenvolverem com maior propriedade, conseguem prover soluções mais inovadoras à organização. O uso do feedback regular ajuda nesse processo de descoberta de novas ideias. Conversas regulares sobre desempenho e desenvolvimento ajudam a trabalhar a competitividade.

Por fim, estabelecendo a cultura organizacional. O retorno dado aos colaboradores têm um papel crucial no fortalecimento da cultura organizacional. Isso porque, a gestor pode destacar os valores esperados para o funcionário desenvolvê-los.

É também nesse instante de troca criada pela organização. Não só a empresa sai ganhando com um feedback bem estruturado, mas os colaboradores também. Por isso, tenha sempre em mente todos os benefícios aqui mostrados.

Gostou do assunto e quer entender melhor? Assista ao nosso Minuto Carreira.

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