Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Propósito é, por definição, a intenção de alcançar algo. Desde o nosso nascimento, possuímos um. Ao longo da nossa existência, vai se modificando de acordo com novas perspectivas. É necessário possuir um objetivo, ele é o responsável por nos mover, guiar e orientar ao longo do percurso. Nesta matéria, falaremos sobre a importância de seguirmos os nossos sonhos.

Madre Teresa de Calcutá é um respeitável símbolo religioso até hoje. A missionária católica é conhecida por ter dedicado sua vivência aos pobres e desfavorecidos. Também é dona de um Prêmio Nobel da Paz e se tornou exemplo de superação e luta, tendo sido beatificada em 2003. Sua história conquistou o coração de fiéis ao redor do mundo, mas o ponto chave dessa jornada é a vontade de ajudar ao próximo. Esse era seu destino e o motivo de tanto empenho.

Nesta edição do Minuto Carreira, Marcelo Gasparini, contou uma pequena parte da vivência da beata e ressaltou: “Quem tem propósito de vida, possui um porquê, suporta tudo, sustenta qualquer coisa, pois sabe aonde quer chegar. Eu sonho, visualizo e realizo.”

infografico-5-dicas-para-te-levar-ao-seu-proposito

 No livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, há um diálogo entre Alice e o Gato de Cheshire, explicitando a necessidade de entendermos para onde devemos ir. Alice pergunta:
“Gato Cheshire... pode me dizer qual o caminho eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – diz o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”

Para o coach de liderança, Wendell Carvalho, quando nada faz sentido, as pessoas não se sentem merecedoras da plenitude, elas estão insatisfeitas consigo e com o mundo ao redor. Isso porque há desânimo, em função da falta de expectativa e de metas. Essas seriam como um motor nos fazendo ir mais longe, alcançando assim os planos traçados. Dessa forma, se você não tem um norte, não há caminho a seguir.


Em seu blog, o especialista reforça sobre a influência do autoconhecimento e recomenda a utilização da ferramenta Ikigai. De origem japonesa, significa “a razão de ser”, sendo entendida como os “objetivos de vida nos fazendo levantar todas as manhãs”. A cultura oriental valoriza o comprometimento com a trajetória de autoconhecimento, transformando a técnica em missão.

Buscando ajudá-lo nesse processo, trouxemos cinco dicas para te levar até o seu propósito:

1 - Reflita sobre ele: pense na sua essência, no mundo ao redor, nos seus medos, desejos, angústias e avalie cada uma dessas pequenas coisas. Essas te afastam de quem você quer ser e dos seus planos.

2 - Não queira ter algo de domínio do outro: apesar de termos a tendência de enxergar as habilidades e conquistas do outro com melhores olhos, é primordial apreciar as nossas próprias. “Se a grama do vizinho é sempre mais verde, é porque você olha demais para ela e esquece de regar a sua.”

3 - Descubra os seus talentos: tente encontrar as suas habilidades principais e busque desenvolvê-las aos poucos, lembre-se de respeitar seu próprio tempo e não compará-lo com o dos outros.

4 - Se afaste das distrações: evite ao máximo possíveis formas de se distrair nos momentos quando você precisa manter o foco. Busque estar em ambientes mais propícios para sua concentração.

5 - Lide com os seus medos: não tema o futuro, movimente-se agora para colher os frutos. Saia da inércia e comece já a buscar os seus sonhos. Seja uma pessoa inconformada, vá atrás da mudança.

Gostou do assunto? Assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação. Aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe