Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

As emoções são respostas interligadas diretamente a nossa percepção sobre o mundo. Se o ambiente é agradável, ficamos felizes. Quando algo nos remete ao passado, sentimos nostalgia. São como um termômetro diante das situações vivenciadas ao longo da vida. Portanto, é impossível separar o emocional e o racional, pois são como pano de fundo das decisões a serem tomadas no dia a dia. 

O lado pessoal é quase indivisível de quando estamos atuando na empresa, pois não deixamos nossas vidas em casa para trabalhar. O segredo da inteligência emocional é a capacidade de ter controle do estado de espírito em ambientes divergentes. Dessa maneira, gera motivação e facilidade nas relações corporativas. Por isso, para alcançar a alta performance e o sucesso é preciso ter o autodomínio. Quem possui essa característica tem mais satisfação com a vida, melhor percepção para solucionar problemas, além de ter reduzido o nível de ansiedade e estresse. 

Os riscos do esgotamento

Segundo o psicólogo junguiano, Rafael Rodrigues, muitas pessoas não sabem lidar com suas emoções, causando problemas na carreira e a impedindo de se desenvolver. "Atualmente, no mundo corporativo, existem diversas pessoas se afastando por conta de depressão, ansiedade e síndrome de Burnout". 

Atualmente, o número de pessoas com esgotamento profissional tem crescido cada vez mais. A síndrome de Burnout é um distúrbio emocional e a principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em quem atua diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes. Ela pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio.

Garanta seu bem estar

Exercitar sua capacidade psicológica e harmonizar sua psique é fundamental para garantir o bem estar. "Enfrentar ou evitar essas doenças emocionais é importante para uma carreira mais plena, equilibrada e com condições de enfrentar os desafios existentes na carreira", comenta Rodrigues.

Geralmente, esse processo não ocorre facilmente para a maioria das pessoas. Por isso, invista o seu tempo em momentos de pausa. É muito importante reconhecer a necessidade de relaxar para retomar as atividades. É como em uma corrida, um carro precisa parar e fazer um pit stop  para recarregar as baterias e ajustar os defeitos. Assim deve ser com nosso corpo e mente.  

Gostou do assunto? Assista o Minuto Carreira e entenda melhor. Conte com o Nube!

Compartilhe

Enquete