Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Com o crescimento do mundo dos negócios e a competitividade, possuir um bom currículo e conhecimento avançado são detalhes básicos e necessários para conseguir uma excelente colocação profissional. Uma poderosa ferramenta de trabalho, capaz de impulsionar a carreira é o networking.

Significa ter e manter uma rede de relacionamento corporativo com diversas pessoas. Não pela quantidade, mas pela qualidade de conexões. Além de distribuir convites e cartões de visita nas redes sociais como Facebook ou LinkedIn, é importante criar vínculo e causar uma boa impressão. 

O mentor de carreiras Lúcio Oliveira comenta os benefícios de se ter uma boa rede de contatos. "É um grande instrumento, não só para recolocação mas para o crescimento em qualquer negócio ou qualquer empresa. Para você crescer é importante ter uma rede de contato como o networking."

Mesmo com a chegada da tecnologia em nossas empresas para facilitar o trabalho, as relações ainda serão entre indivíduos e a tecnologia deve ser apenas um meio. "O fim são as pessoas. Desenvolva suas redes de networking, ou seja, sua rede de relacionamento, de negócio, de conhecimento. Até porque pessoas conversam com outras e dão ideias." afirma Lúcio.

Networking promove o fortalecimento das relações é sobre a formação de confiança e ajudar uns aos outros em direção a metas. Regularmente se envolver com seus contatos e encontrar oportunidades para ajudá-los; ajudar a fortalecer o relacionamento. Ao fazer isso, você semeia as sementes de assistência recíproca, quando você precisa de ajuda para conseguir seus objetivos.

É importante criar vínculos corporativos desde a formação acadêmica. Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer pessoas interessantes, assim como eventos sociais, esportivos e culturais. O networking deve ser construída de forma natural.

Cultivando conexões genuínas, seu meio de comunicação pode ser ampliada inclusive de forma espontânea, conforme você e seu negócio causam boas impressões se tornam boas referências. Com um pouco de prática, seu capital social se torna cada vez mais valioso, expandindo sua capacidade de formar relacionamentos sólidos, pessoais e profissionais.

Sua rede pode ser uma excelente fonte de novas perspectivas e idéias para ajudá-lo em sua função. A troca de informações sobre os desafios, experiências e objetivos é um dos principais benefícios networking, porque permite-lhe ganhar novos conhecimentos. Da mesma forma, oferecendo idéias úteis para um contato é uma excelente maneira de construir sua reputação como um pensador inovador.

Ser visível e ser notado é um benefício do network essencial na construção de carreira. Participar regularmente de eventos sociais e profissionais vai ajudar a se tornar um rosto conhecido. Você pode, então, ajudar a construir sua reputação como experiente, confiável e de suporte, oferecendo informações úteis ou dicas para as pessoas.

Expandir seus contatos pode abrir portas para novas oportunidades de negócios, progressão na carreira, crescimento pessoal, ou simplesmente novos conhecimentos. Ter um networking ativo ajuda a mantê-lo “top of mind” quando surgem oportunidades.

O networking é uma grande oportunidade para a troca de conhecimento de melhores práticas, aprender sobre as técnicas de negócios de seus pares e ficar a par dos últimos acontecimentos da indústria. Uma ampla rede de contatos informados, interligados significa acesso mais amplo a informações novas e valiosas.

Ganhando o conselho de colegas experientes é um benefício importante do network. Discutir desafios e oportunidades comuns abre a porta para sugestões e orientações valiosas. Oferecer assistência para seus contatos também estabelece uma base sólida para receber apoio em troca quando você precisar dele.


Gostou do assunto? Assista agora nosso Minuto Carreira e não perca os últimos programas.

 

 

 

Compartilhe

Enquete