Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Iniciar uma carreira pode ser assustador, mas é imprescindível aproveitar cada experiência para crescer como profissional. Certas características do estágio são favoráveis ao aprendizado e devem ser exploradas. Confira mais dicas neste Minuto Carreira.

A lei 11.788/2008 estabelece as regras a serem cumpridas pelos candidatos e contratantes. Não obstante, algumas delas contribuem muito para o planejamento da sua trajetória. Para ocupar uma posição nesta modalidade, é preciso ser estudante do ensino médio, técnico ou superior. Dessa forma, o conteúdo acadêmico é articulado com a vivência técnica, na prática, para assegurar se aquela é a profissão na qual realmente quer atuar. 

O estagiário deve ser supervisionado por um funcionário efetivo da mesma área. Por isso, aproveite o acompanhamento próximo para tirar todas as dúvidas e trocar vivências sobre o nicho onde está entrando. Também é possível contribuir para outras demandas com mais flexibilidade, conhecendo demais setores. 

Manter a organização é indispensável, por isso, traçar um plano de ação é uma ótima estratégia. Anote os objetivos e em quanto tempo gostaria de cumpri-los, bem como as qualificações necessárias para tal. Em um ano, a sua meta pode ser a efetivação. Em três anos, uma promoção e assim por diante. Tenha propósitos claros e tente estabelecer um prazo para cada um deles, para evitar a procrastinação e evoluir constantemente. 

 

Como conseguir um estágio e ser efetivado?

Existe uma série de dicas e técnicas para se sair bem em uma entrevista de emprego. Além de uma boa postura e comunicação, é necessário ser honesto e se mostrar disposto a aprender. Ainda de acordo com a legislação, é proibido exigir trabalhos prévios nesse tipo de vaga - por isso, saiba destacar suas soft skills, projetos do curso e outras capacidades desenvolvidas nas oportunidades como trabalhos da escola, freelancers e empregos de férias, por exemplo. Estude a companhia e a colocação pretendida, para ter todas as informações caso seja questionado e, claro, saber se está em um processo seletivo condizente com o seu perfil.

Quando for aprovado, continue atento às obrigações e seja sempre proativo. “As competências para conseguir um estágio não são as mesmas para ser efetivado. O primeiro passo é investir nas habilidades exigidas. Feito isso, você começa a pensar ‘quais são as áreas da empresa mais compatíveis comigo?’, ‘quais atividades eu preciso aprender?, ‘quanto quero ganhar?”, indica Kelly Evangelista, mentora e CEO do Fala Bancário.

O networking se mantém como uma peça fundamental na consolidação de um perfil profissional. “Aqui vai uma super dica: converse com as pessoas do nicho onde você deseja ser contratado e faça perguntas do tipo: ‘quais coisas você prefere nessa área?’, ‘o que menos gosta?’, porque já vi muita gente começar a faculdade e no segundo ou terceiro ano acabar desistindo por não ser o esperado. Então entre na ambiência, saia para almoçar e participe de eventos para ter uma visão macro de como é trabalhar, de fato, naquilo”, completa Kelly. 

Observando as aptidões requeridas antes e durante a contratação, é possível aprimorar talentos e atingir os objetivos estabelecidos. Felizmente, 40% a 60% dos aspirantes são efetivados quando estão próximos da conclusão de seus contratos, conforme dados do Nube - Estagiários e Aprendizes. Dê o seu melhor e faça parte das estatísticas!

Se você chegou até aqui é porque as informações foram úteis, não é? Siga o @nubevagas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS e deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes. Ative as notificações para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. 

Gostou de saber mais sobre como alcançar o sucesso na vida e na carreira? Veja mais neste Minuto Carreira! Continue acompanhando a TV Nube e o blog para novidades do mercado.  

Compartilhe

Enquete