Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Quedas de produtividade são comuns em profissionais de qualquer área. Hoje, com o bem estar e a liderança humanizada em discussão, é viável construir um espaço seguro para reconhecer as causas dessa questão. Saiba como aumentar a performance no trabalho com as dicas deste Minuto Carreira.

“O desempenho profissional não está ligado a um fator só, então não existe uma fórmula. É possível fazer um diagnóstico de si mesmo para entender quais são suas limitações. Por exemplo, você pode ter muito conhecimento técnico, disposição para aplicá-lo e criatividade para improvisar, caso seja necessário. Mesmo assim, seu rendimento pode ser baixo e fazer mal para você” explica Henri Cardim, mentor de carreira e palestrante. São inúmeros aspectos passíveis de desencadear uma queda na eficiência, como excesso de demandas e pressão, questões pessoais e distrações na rotina.

Uma pesquisa feita pelo Reclaim.ai mostrou como as empresas estão inundando seus funcionários com mais obrigações: 23,4% das pessoas sentem um aumento na sua carga de tarefas. Ainda de acordo com o relatório, os funcionários enfrentam, em média, 31,6 interrupções por dia, sendo 25,6 reuniões por semana e 1,96 hora por dia de ofício improdutivo. Portanto, é imprescindível antever as interferências externas e estabelecer métricas de planejamento pessoal. 

Paralelamente, trabalhar o autoconhecimento amplia a percepção das maiores dificuldades em detrimento das habilidades inatas. Com isso, cabe ao indivíduo trabalhar suas fraquezas e entender quando elas mais sobressaem, dedicando mais energia a esses momentos e consequentemente melhorando seu desempenho. “No final da análise, você pode perceber a raiz do problema sendo sua falta de tempo, ou seja, uma coordenação pessoal ruim. No caso de alguém com esse perfil, a princípio basta melhorar a organização”, orienta Cardim.

 

O papel da gestão na performance dos colaboradores

O projeto Empresas Humanizadas no Brasil analisa companhias com modelos de gestão alternativos e revela: negócios humanizados agradam mais a clientes e colaboradores. Há um nível 225% maior de bem-estar entre o time. Portanto, cabe também aos decisores viabilizar um ambiente acolhedor e sem cobranças excessivas, compreendendo fases de menor rendimento.

Contribuir para o alívio da sobrecarga implica em níveis de conforto e produção mais certeiros. Contratar novas pessoas para o time pode ser uma saída, distribuindo as atividades de forma mais justa. “Adversidades parecidas têm soluções semelhantes, mas para saber quais são elas, primeiro é preciso identificar qual o seu imbróglio. Lembre-se, performance profissional baixa é só o sintoma superficial, é realmente necessário encontrar a origem da questão”, finaliza Cardim. Com estratégias de liderança e uma boa autogestão por parte dos contratados, um caminho coerente rumo à produtividade e resultados satisfatórios se torna palpável.

Se você chegou até aqui é porque as informações foram úteis, não é? Siga o @nubevagas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS e deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes. Ative as notificações para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. 

Gostou de saber mais sobre como a coragem pode impulsionar a carreira? Veja mais neste Minuto Carreira! Continue acompanhando a TV Nube e o blog para dicas de mercado.  

Compartilhe

Enquete