Você sabe como deve ser sua postura em dinâmicas? Muitas vezes esse ato passa despercebido pelos candidatos e eles nem se dão conta do quanto podem se prejudicar. Isso acontece porque nosso corpo revela muito sobre nós e os selecionadores são treinados para ler nossos sinais. Interessou-se? Aprenda mais com o Nube.

Nossos movimentos corporais são responsáveis por 55% de nossa comunicação, enquanto o tom da voz corresponde a 38% e as palavras 7%. Ou seja, nossa linguagem não verbal causa um maior impacto.

Dessa maneira, a preocupação com o modo de se portar deve ser constante. “Em um processo, analisamos o pretendente à vaga a partir da união de sua fala e de como ele se comporta”, explica a colaboradora de Recrutamento e Seleção do Nube, Carolina Lima Pereira Dias.

Assim, não é incomum ver os estudantes se preocuparem demais com o discurso e se esquecerem de suas atitudes físicas. Evite cometer esse erro. “Pesquisar sobre etiqueta corporativa ou como se portar em uma entrevista de emprego é fundamental para determinadas "gafes" não ocorrerem”, afirma Carolina. Portanto, na hora da seleção lembre-se: os movimentos corpóreos podem ser seus grandes aliados para transmitir a mensagem desejada.

Veja algumas definições sobre nossos gestos:

- as mãos: aperto frouxo pode demonstrar medo de envolvimento. Na hora de cumprimentar prefira ser firme, pois dessa forma mostrará não ter nenhum tipo de restrições. Ao decorrer da avaliação não as deixe no bolso, isso pode causar má impressão.

- os pés: se estiverem voltados ao facilitador é capaz de indicar interesse por ele. Se posicionados para a porta, poderá parecer vontade de ir em direção a ela.

- os braços: é preferível mantê-los soltos e não há problemas em gesticular de vez em quando. Não é aconselhável colocá-los para trás.

- os cotovelos: caso os ponha apoiados, parecerá estar se sentindo invadida. Procure conservá-los esticados.

- os cabelos: puxá-los arremete a sua busca por alguma ideia.

Você pode perceber o quanto as gesticulações dizem sobre nossa personalidade. De tal modo, quem conseguir lidar de forma racional com elas, com certeza estará mais preparado.

A dica do Nube : Uma boa forma para conhecer seus hábitos corporais é treinar em frente ao espelho. Por certo, te trará mais segurança e autocontrole. Também utilize técnicas de relaxamento antes das entrevistas e dinâmicas, controle sua respiração, peça para seus amigos e familiares avaliarem sua postura, estude um pouco sobre a empresa onde você vai participar e, é claro, acredite no seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook . Agora estamos também no Google+ , Foursquare e no Linkedin . Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead . Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Compartilhe