Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
formas-de-reter-um-talento-foque-em-treinamento

Formas de reter um talento: foque em treinamento 

Notícia | 11/01/2024

Laura Pereira

Gradativamente mais, os investimentos em treinamento estão crescendo nos últimos anos. Dessa forma, o interesse das empresas em implementar uma cultura de estudos para seus estagiários, aprendizes e efetivos, traz bons resultados tanto no crescimento individual quanto do negócio. Sendo assim, fique por dentro de incentivos corporativos em alta e entenda a relevância de focar em capacitação constante. 

3 maneiras de aproveitar o treinamento corporativo para desenvolver colaboradores estratégicos 

Segundo o relatório sobre o futuro do trabalho, feito em 2023 pelo World Economic Forum, em termos de recursos humanos, o estímulo mais importante para os próximos 5 anos está na educação e na aprendizagem "on the job" (durante o expediente). Ou seja, os colaboradores anseiam por essa vantagem e a procuram na hora de pleitear uma vaga. 

Além do mais, é benéfico como um todo para a nação. “O país investe cerca de 4,5% do seu PIB em educação. Ainda assim, há uma grande pressão por parte de empresas e empregados quanto à necessidade de qualificação e o consequente autofinanciamento em relação aos estudos", explica Silvia Andrade, Diretora Comercial e de Marketing na Unico.

Nesse sentido, para a especialista Constanza Hummel, CEO e fundadora da Building 8, é preciso saber aproveitar esse novo momento. “Ser ‘insanamente estratégico’ a partir disso, um conceito o qual gosto de aplicar quando falo a respeito do cenário de treinamento e desenvolvimento, tem a ver com liderar a transformação na organização e não somente responder às demandas da companhia”, explica.

Sendo assim, a executiva listou cinco tópicos imprescindíveis para serem seguidos, caso a organização queira investir em uma tática sólida de qualificação corporativa. Veja:

Infográfico azul, laranja e amarelo sobre 3 maneiras de aproveitar o treinamento corporativo

1) Faça uma análise do cenário interno e externo:

Para dar o primeiro passo, é fundamental entender como anda a cultura da companhia. “Ao compreendermos elementos internos, como resultados atuais, ambição, visão e imperativos estratégicos, é possível identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Isso permite um alto alinhamento com o aprimoramento ou aquisição das competências críticas, garantindo o suprimento de lacunas de habilidades e promovendo o desenvolvimento dos talentos”, afirma Constanza.

Para mais, a empresária comenta como estar atento ao ambiente por fora permite antecipar desafios e oportunidades, influenciando nas necessidades de capacitação da equipe. “Apesar de ser meio óbvio, ter uma boa leitura dessa realidade é relevante para o treinamento corporativo, também se faz necessário compreender o cenário externo, pois envolve o monitoramento dos fatores de impacto nas organizações, como o mercado e suas tendências, avanços tecnológicos, riscos e oportunidades, jornada do cliente, concorrência e políticas governamentais”, acrescenta.

2) Busque clareza e diagnóstico:

Para a executiva, gerar insights é o maior intuito de ter um momento de clareza e diagnóstico. Ainda, torna-se possível compreender fortalezas e fraquezas em relação ao objetivo de alavancar o negócio. “É importante realizar o mapeamento de competências gerais, considerando upskilling (processo de melhoramento de conhecimentos dos colaboradores em suas áreas de atuação atuais)  e reskilling (processo para proporcionar aprimoramento de competências diferentes de suas funções), evitando sobreposição de soluções”, complementa.

3) Defina o impacto e identifique gaps

Como uma ordem cronológica, nesse tópico, é crucial ressaltar o impacto pretendido para gerar toda uma cadeia de valor. “Isso é feito ao invés de definir finalidades de aprendizagem, pois somente a partir disso se torna possível entender a transformação necessária para atingir essas metas propostas, além de auxiliar na amplitude e força para conquistar os recursos”, salienta a especialista. 

Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete