Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
treinamento-corporativo-o-que-os-colaboradores-esperam

Treinamento corporativo: o que os colaboradores esperam? 

Notícia | 29/10/2019

Gabriela Vasconcelos

Crescer e oferecer sempre os melhores resultados é o sonho ideal de qualquer empresa. No entanto, isso exige grande competitividade e preparo dos seus colaboradores. Afinal, a formação inicial de muitos deles não atende algumas de suas particularidades. Portanto, o mercado recorre a processos de treinamento corporativo para capacitar o grupo.

A atividade visa habilitar os times de uma organização com foco em aumentar a eficiência e motivação, de acordo com as suas funções. “O engajamento pode ser consequência do ambiente externo. Uma pessoa sem oportunidade de crescer e melhorar seus conhecimentos dificilmente permanecerá na companhia”, afirma a analista de RH Marcela Rocha, de Manaus (AM). 

Além disso, também auxilia na retenção de talentos. Para isso, é preciso ter uma metodologia adequada à linguagem necessária para a interpretação. O principal objetivo é garantir um aprendizado o qual gere melhorias para o negócio.

4 pontos fundamentais

Contudo, qual é a expectativa de quem participa? Quais os principais problemas a serem atacados? Os benefícios proporcionados não são apenas para a corporação. Os funcionários aprovam esse tipo de ação e se tornam mais incentivados com seus afazeres. Assim, as aulas, quando bem planejadas e direcionadas, proporcionam:

 

  • Produtividade: a chave para o sucesso de qualquer negócio. Aprender a gerir o tempo, por exemplo, permite ao trabalhador ordenar melhor sua rotina e otimizar a produção. Assim, o investimento efetivamente gera retorno. 

 

  • Reduzir retrabalho: refazer uma determinada tarefa afeta negativamente o desempenho da entrega de produtos, serviços etc. Nesse cenário, o gestor pode ser instruído no sentido de acompanhar os processos e delegar demandas, tornando-as mais explícitas. O staff deve ter fortalecidas as competências exigidas em suas incumbências.

 

  • Novas ferramentas: todos os dias surgem novos meios de fazer as coisas de maneira mais eficiente, rápida e com menor custo. Assim, as instituições precisam preparar suas equipes para isso.

 

  • Melhora do clima organizacional: a qualidade da comunicação faz total diferença nesse caso. Se o líder confia nos subordinados e estes sentem-se confortáveis e reconhecidos pelos supervisores, a comunicação entre as duas partes será fluida. Assim, incentivam-se treinamentos de liderança, tomadas de decisão e empatia a fim de promover uma boa relação entre todos.

Alinhando as expectativas

Na visão de Renato Gangoni, CEO da Visual Insight, os estabelecimentos investem bastante em novas ferramentas de instrução. Afinal, em tempos de alta concorrência não adianta apostar apenas em abordagens convencionais. “Nesse sentido entram os benefícios da aprendizagem visual, capaz de auxiliar a transmissão de informações complexas de uma maneira fácil, eficiente, rápida e engajadora. É uma forma de aprender mais em menos tempo”, afirma.  

Uma boa indicação é o uso dos modelos visuais mentais, elementos como jogos, vídeos, ilustrações e realidade aumentada para comunicar um dado. Gostou das dicas? Então, aproveite para assistir a matéria da TV Nube “Treinamentos criam habilidades?”. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete