Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-capacitacao-contra-o-turnover

A capacitação contra o turnover 

Notícia | 12/06/2023

Ana Clara Lima

Manter uma empresa firme no mercado e com os rendimentos constantes é um grande desafio, principalmente em momentos de turbulência na política e economia. Nesse sentido, as condições de um país afetam fortemente o mundo corporativo, pois ele está diretamente ligado com a geração de empregos. Atualmente, a rotatividade dos funcionários dentro das organizações tem sido alvo de preocupação para as lideranças, afinal, esse movimento é marcado por gastos no quesito de tempo e dinheiro. Sendo assim, compreenda a importância das empregadoras investirem cada vez mais na retenção de talentos!

A rotatividade aumentou e isso é prejudicial!

Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil possui o maior índice de turnover do globo. Em um levantamento realizado pela Robert Half, o país registrou 56% de um aumento no fluxo de entrada e saída de funcionários em relação às nações europeias. Isso acontece porque significativa parcela das firmas não oferecem remunerações atrativas para acompanhar as responsabilidades de cada integrante da equipe.

Fica nítido, portanto, como a sobrecarga de trabalho é extremamente prejudicial quando o assunto é a permanência em algum cargo, pois os indivíduos querem se sentir recompensados por seus afazeres. “Temos a compreensão de o Brasil ser um território com muitos desafios econômicos e, consequentemente, muitas empresas não têm tanta possibilidade de se manterem sustentáveis financeiramente”, comenta Bruno Andrade, professor em Liderança e Comportamento Organizacional na Saint Paul Escola de Negócios. 

Outro ponto importante é a cultura organizacional, afinal, muitas vezes é o quesito desmotivador das pessoas. Quando uma entidade oferece benefícios compatíveis com o mercado, mas não promove um ambiente acolhedor e com possibilidades de crescimento, automaticamente o senso de pertencimento é inibido. No final das contas, isso gera desmotivação e reduz a produtividade de um profissional até mesmo qualificado para a função. 

Logo, um estabelecimento com bons rendimentos precisa estimular a employer experience para, dessa maneira, aumentar o engajamento e consolidar uma marca diferenciada. “Existem muitas organizações sem abertura para escutar quais pontos incomodam seus colaboradores. Uma coisa é fato: quando as pessoas não se sentem ouvidas e sem espaço para crescimento e voz ativa, elas acabam saindo porque não se identificam com a cultura do local”, aponta Camila Jordan, diretora executiva na TETO Brasil. 

A capacitação é a solução!

De acordo com dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho, nos últimos três anos, a quantidade de admissões caiu 9,6%, enquanto a de demissões cresceu 10,5%. Ou seja, mais pessoas estão sendo desligadas e menos conseguem novas oportunidades. Torna-se evidente, portanto, como esse cenário tem impactado negativamente a sociedade, sendo de suma importância desenvolver medidas para dar a volta por cima dessa situação. 

Nessas horas, investir em métodos de aprendizado pode ser uma excelente alternativa para instigar novas perspectivas no time. “A capacitação está muito alinhada com o desenvolvimento de carreira. Quando o colaborador compreende aquela empresa como o lugar onde ele consegue aprender, se desenvolver, trabalhar com atividades das quais estão te fazendo crescer como pessoa e profissional, as chances dele continuar ali são altas”, explica Bruno.

Desde o onboarding, o novo colaborador deve ser bem recebido para causar logo uma impressão positiva. Essa conduta faz toda a diferença na trajetória da pessoa como um todo, pois ela passa a se considerar uma peça-chave no quebra-cabeça. Inicialmente, é interessante investir em treinamentos para fazer uma integração completa com o ambiente corporativo e suas respectivas demandas. Com o devido preparo, a experiência torna-se mais fácil e animadora, dispensando toda aquela ansiedade de um novo começo. 

No entanto, os incentivos devem acontecer ao longo de toda jornada, não apenas no período de adaptação. Para isso, deve-se disponibilizar cursos, prêmios, workshops, intercâmbios, entre outras dinâmicas em prol de uma maior valorização do staff. “Quando um funcionário recebe uma bolsa de estudo da organização, ele terá plena convicção de como a instituição se importa e quer contribuir para o seu desenvolvimento. Consequentemente, isso faz a pessoa sentir-se parte da companhia e repensar antes de deixar o local”, conclui o professor.

Escute a equipe e garanta o sucesso!

Segundo uma pesquisa elaborada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), dentre os mais de 34 mil participantes, 39,86% avaliam a possibilidade de chegar a um cargo de liderança. Já 23,04% apreciam a flexibilidade de horários, 16,82%, muitos benefícios e 10,84%, atuar de qualquer lugar, sem necessidade de ir na sede da empresa. Enquanto isso, apenas 9,44%, procuram por um salário alto.

Nessa conjuntura, a compreensão sobre as demandas do quadro atua como a melhor estratégia para evitar o turnover. “Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho, então esse tem de ser um lugar para despertar curiosidades, desafios e, principalmente, de forma estimulante. Com as empresas investindo nos profissionais, eles se sentem reconhecidos e valorizados pela organização”, finaliza Camila. 

Em suma, desenvolver os funcionários é sinônimo de investir na organização como um todo. Afinal, as corporações são feitas de pessoas. Assim sendo, o estímulo coletivo garante o trabalho em equipe a favor da maior produtividade e qualidade!

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube investe na satisfação dos colaboradores! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete